Você vai sobreviver a esta noite

Você vai sobreviver a esta noite Daniel Howell

Resenhas - Você vai sobreviver a esta noite

SrBaldez 15/09/2023

De uma maneira simplificada, o autor aborda a importância da saúde mental
O que fazer e como fazer para estarmos bem conosco mesmo
Através da sua experiência pessoal, ele aborda como lidar com a pressão do dia a dia, como lidar com a demanda do nosso trabalho, com o julgamento das pessoas e até como lidar com tudo que acontece da gente, sempre deixando claro que pedir ajuda é um ato de coragem e não uma fraqueza!
Se você quer aprender mais e mais como estar bem consigo mesmo, esse é o livro pra você"

debora-leao 26/01/2024

Um livro para quem está iniciandoseu tratamento psicológico
Emoções mistas compõem esse livro pra mim. O título deixa claro que ele é "um manual", mas eu, pessoalmente, acredito ter entrado achando que a dissecação seria mais profunda. Na realidade, o autor realiza a opção de cobrir um maior número de temas em saúde mental de maneira mais genérica, em vez de um número menor com maior profundidade. Não é uma escolha de todo ruim: ainda que de fato tenha me deixado entediada em algumas passagens, que não se aplicavam muito a mim, me surpreendi com outras.

O destaque vai para a forma sensível do autor de tratar dos assuntos. Eu tenho muitas questões psicológicas, diagnosticada borderline, enfim, e raramente consigo ler sobre alguns temas enervados para mim sem desconforto, e nesse livro consegui. O lado ruim, por sua vez, para mim, foi o estilo piadista bobalhão do escritor, que é comediante, mas que para mim foi bem tosco de forma geral.

A divisão de partes foi excelente e os capítulos dentro delas, coerentes mas bastante numerosos. Alguns assuntos foram tratados de forma rasa ou simplificada demais, e acho que faltou sinalizar para quem e quando certos exercícios e estratégias se aplicam. Nesse sentido, primeira parte foi uma decepção. Achei que seria a mais valiosa, que foca no momento da crise, mas não foi o caso. As dicas se direcionam a pessoas com crises mais leves, com ansiedade crônica e diagnosticada mas ainda assim, leves. Não se aplicam para pessoas com transtorno de personalidade, por exemplo. Só me gerou frustração mesmo.

Alguns exercícios são batidos, mas a maioria é de fato executável. Implicam, sempre, em usar a racionalidade para agir de forma a esmiuçar a emoção intensa, entender suas causas, e etc, assunto do qual gostaria que ele tivesse falado mais, pois foi pouco desenvolvido (é mencionado várias vezes mas sempre de forma superficial). Acho que fica nítido que o livro é escrito não por um profissional, mas por um paciente (que aliás não vê problema algum em falar muito dele, dar vários exemplos pessoais... Acho que para tornar menos tedioso ele poderia ter dado exemplos de outras pessoas, também - sem indentificar nenhuma, claro -, aumentando assim o número de vozes na narrativa).

Eu pessoalmente não odiei a leitura, me fez pensar em vários assuntos por outra ótica, mas de uma forma geral achei meio raso, genérico, querendo abraçar tudo. Eu não me vejo relendo e nem indicando para nenhuma pessoa que já seja comprometida com seu tratamento e autoconhecimento. Agora, se você está passando por problemas psicológicos agora pela primeira vez e ou não iniciou seu tratamento ou acabou de começar (difícil datar mas eu diria aproximadamente menos de um ano, baseado na minha experiência), então este livro é para você. Pode ser bem útil.