O Rio entre Nós

Resenhas - O Rio entre Nós

@retratodaleitora 18/09/2023

Apaixonante!
@retratodaleitora

"E com tanta paixão ele me olhava, que ficou fácil me sentir Neruda, 'abro mão da primavera para que continues me olhando.'"

"O Rio Entre Nós", de @thiagozp, é um romance arrebatador que me pegou de surpresa e deixou sua marca. Definitivamente um dos melhores livros que li esse ano (e na vida), com um protagonista cheio de personalidade, vívido, interessante e que mergulha fundo em suas paixões.

É na cidade de Praga que Alexandre, recém formado em medicina, conhece Sebastian, e eles se encantam imediatamente um pelo outro, numa troca de olhares digna de telas de cinema.

Eles vivem intensamente uma paixão quente, imprevisível e muito sensível. Alex é um homem rico, enquanto Sebastian luta para pagar o aluguel e viver dignamente. Uma hora as diferenças começam a pesar, mas será que eles conseguirão deixar para trás o orgulho e mergulhar de cabeça nesse relacionamento?

O que sentem pelo outro é o tipo de paixão, de amor, que outras pessoas levam a vida para encontrar... se é que encontram.

Esse livro despertou em mim tantas emoções! Fiquei grudada nas páginas até acabar, torcendo para meus personagens favoritos ficarem juntos, e sofrendo com eles quando tudo dava errado. É uma obra muito especial sobre amor, destino e descobertas. É sexy, inteligente e profundo. Alex e Sebastian são personagens muito cativantes e fiquei maravilhada com a construção e desenvolvimento deles.

É tudo tão bonito, mesmo quando é triste! Difícil acreditar, mas é o primeiro romance do Thiago Zanon. Estou preparada para os próximos!

Leiam essa obra incrível! Recomendo fortemente.

Tathi (@Doidosporserieselivros) 08/06/2023

Olá queridos amigos leitores! O que estão lendo nesse feriado? Minha última leitura finalizada foi um romance LGBTQIAP+ que fui incapaz de largar até finalizar! E hoje venho aqui trazer minhas considerações.
???????????????????????????
Alexandre é um homem rico, seu pai é capaz do que for preciso para manter esse padrão de vida.
Em uma viagem a Praga, antes de começar sua residência, Alexandre conhece Sebastian.
O simples cozinheiro rouba a sanidade de Alexandre, pois ele é incapaz de pensar em outra coisa que não seja o homem por quem se apaixonou.
Mas a vida está prestes a providenciar diversos encontros e desencontros até que tenham seu final.

??????????????????????????????

O Rio entre nós é um romance intenso que fala de corrupção, desigualdades sociais, segundas chances, e tudo que estamos dispostos a sacrificar por amor.

A trama não traz mocinhos e vilões, mas sim pessoas que estão em busca da própria felicidade, errando e acreditando em suas próprias verdades.

Um tema muito abordado (e não romantizado) no enredo é a diferença de classes sociais entre ambos, que por muitas vezes trouxe problemas, pois Alex era por vezes impulsivo de tanta paixão.

O Rio entre nós traz personagens complexos, como o pai de Alexandre, ou Paulo que serviu como ?estepe? para o protagonista, personagens de quem o leitor fica curioso para poder conhecer o ponto de vista.

Por fim, a mensagem que levamos ao final da leitura é que todos têm um grande amor daqueles que arrebenta o coração, e devemos pesar o que importa nessa vida, indo atrás desse amor, ou ficaremos pensando uma vida toda no que poderia ter sido.

O Rio entre nós é uma publicação da @quixote.do

Andre350 04/09/2023

Tão profundo, tão lindo, tão triste
Eu nunca chorei tanto na minha vida com um livro como chorei com esse?a história é tão esperançosa é angustiante?e o clímax, por mais q esperado, qd chega arranca seu coração do peito e te deixa no chão?eu quase faltei o trabalho de tão atrasado q fiquei?RECOMENDO

Raffael Rocktisaby 03/05/2024

O amor transcende fronteiras ????
Numa tour pela Europa, justamente na cidade de Praga, Alexandre é arrebatado pelo encantador Sebastian, de início uma atração física, que se tornou algo sentimental.
Vale a pena largar tudo pra viver um amor ?proibido??
Se dependesse somente de Alexandre sim, ele largaria tudo pra viver esse amor, e assim ele fez durante o enredo do livro, sempre colocando esse amor a frente de seus relacionamentos tanto com Paulo, como também com o Felipe. Um amor que durou anos, eles foram o grande amor um na vida do outro, porém um amor pouco vivido.
Alexandre um ainda estudante de medicina em um tour com seu amigo Fabrício pela Europa, chagam a cidade de Praga, pra passar no mínimo uma semana, porém dentro desse tempo Alex conhece Sebastian num mercado da cidade, (a cena da laranja ? na praça é a mais clichê e linda pra mim), esse encontro se torna algo marcante na vida de ambos, Alex Gay e bem de vida, Sebastian (Bissexual podemos dizer) classe média baixa, trabalha pra sobreviver e sustentar o pai que não aceita sua sexualidade, e com princípios e ego que não podem ser quebrados nem mesmo pelo amor.
Durante toda a história, senti raiva de Sebastian, porque o Alex estava a todo momento querendo estar com ele e viver esse amor, mas Sebastian tinha medo, e ao mesmo tempo que dava a entender querer viver esse amor, mudava de ideia e não aceitava ajuda de Alex pra que tudo pudesse ser de uma maneira melhor. Mas ao mesmo tempo eu o entendia, Alex não tinha o que perder, rico, com uma família que o aceitava, cursando uma faculdade de medicina e fazia o que bem entendia, ele já não, tinha que sobreviver com o pouco que tinha e ainda tinha o pai pra sustentar.
Dois mundos diferente, sonhos diferentes, princípios diferentes, e mesmo assim uma paixão acessa que nunca se apagou crescia dentro deles.
Dentre idas e vindas eu tinha esperança desse lindo amor ser vivido, mas infelizmente isso não aconteceu.
A carta de Sebastian pra Alexandre me quebrou, o rumo que a vida dele tomou, e que mesmo depois de tudo ?secretamente? Alex o ajudou a conquistar o seu grande sonho, a forma que ele morreu, o rumos que suas vidas tomaram, muito triste, lindo, mas triste.
Lendo pude sentir um turbilhão de emoções, raiva, medo, angústia?
Ao mesmo tempo que esperava e tinha esperança de um final feliz pros dois, sabia que talvez isso poderia não acontecer, um livro lindo que fala muito de uma verdade vivida por muitos, mas o amor, ahhh o amor, ele transcende qualquer barreira, e fronteira, até porque, ?Não é mundo tão grande, certo??

Filósofo dos Livros 16/12/2023

ENTRE ENCONTROS E DESENCONTROS
"O Rio Entre Nós", a obra envolvente de Thiago Zanon, é uma narrativa que transcende o tempo e as fronteiras, guiando-nos pela vida complexa e intrincada de Alexandre. A trama se desenrola com maestria, narrada por um Alexandre na casa dos 50 anos, mas ancorada em suas experiências de juventude enquanto estudante de medicina. Sua jornada ganha contornos marcantes ao conhecer Sebastian em Praga, um amor que se torna o fio condutor dos encontros e desencontros que permeiam sua existência.

Em meio aos eventos, Zanon apresenta um retrato detalhado da psique de Alexandre, um homem oriundo de uma família abastada, mas cuja vida é marcada por uma administração precária e uma imaturidade persistente. A trama habilmente explora os relacionamentos tumultuados de Alexandre, revelando outros amores efêmeros, mas nenhum tão impactante quanto o que nutre por Sebastian.

Surpreendentemente claro em sua escrita, o autor proporciona uma visão penetrante das confusões humanas, espelhadas na vida de Alex. O protagonista, mesmo aos 50 anos, se depara com desafios que ecoam uma imaturidade crônica, criando um contraste fascinante entre a clareza narrativa e a turbulência interna do personagem. Nesse embate entre lucidez e confusão, emergem momentos de maturidade, mas a sombra da imaturidade persiste.

O livro transcende a mera narrativa ao oferecer uma reflexão profunda sobre as complexidades da vida humana. A clareza textual serve como uma lente de aumento para as confusões de Alexandre, transformando a história em uma metáfora sutil da busca incessante por compreensão e equilíbrio. "O Rio Entre Nós" nos ensina que, mesmo diante da confusão, há beleza na jornada, e a verdadeira sabedoria reside na aceitação das incertezas que moldam nossas vidas.

Diante das intricadas reflexões de "O Rio Entre Nós", questionamos: Em meio às confusões da vida, será que encontramos nossa verdadeira essência ou apenas nos perdemos ainda mais?

site: https://www.instagram.com/eusouofilosofodoslivros/

Alexandre 10/03/2024

A trama capturou minha atenção ao começar em Praga, uma das minhas cidades favoritas, e pelo fato do personagem principal compartilhar meu nome. Contudo, a história conseguiu me envolver de diversas maneiras: nas escolhas que fazemos na vida, nas crenças que nos limitam, na pressão para atender às expectativas dos pais e viver pensando em um amor não vivido. A linha do tempo de 25 anos me deixou profundamente reflexivo, especialmente aos meus 41 anos. Ao concluir o livro, numa madrugada de sábado com um Aperol, agradeci pela saúde, pelo amor da minha vida ao meu lado há 8 anos e com uma imensa vontade de redefinir trajetórias. A leitura é verdadeiramente enriquecedora.

Leonardo 16/08/2023

Resenha do Porão Literário
Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Hoje minha resenha é do livro O rio entre nós lançado pela editora Quixote+Do. O livro é de autoria de Thiago Zanon e a resenha foi escrita por Leonardo Santos.

"A gente ama algumas vezes, hoje eu sei. Eu não amei só Sebastian, embora sinta que só tenha amado Sebastian. Existe um amor, e depois todos os outros são mais ou menos bege, como se a lente pelo qual os víssemos passasse por algum tipo de mácula que torna todas as emoções menos potentes, entre o amarelo e o marrom. É triste pensar que eu também posso ter sido bege para alguém. Creio que a gente vive mais tempo do que precisa. Seria suficiente um amor, uma paixão inigualável e teríamos provado a vida. A busca incessante que se segue é frustrante. Depois da primeira vez, as músicas não mais nos tocam do mesmo modo, a poesia se esvazia."

Em uma das paradas finais da viagem de Alexandre e seu amigo, Fabrício, pela Europa, a dupla de amigos desbrava a cidade de Praga e, em meio a uma ida ao super mercado, Alexandre acaba conhecendo Sebastian. A atração é imediata, mas após passarem alguns (breves) dias juntos, Alexandre acaba voltando para o São Paulo.

Mesmo em casa e com diversas preocupações na cabeça, como sua residência em medicina para ser o cirurgião cardíaco do qual estudou por anos na faculdade, Alexandre não consegue parar de pensar em como seria sua vida com Sebastian, o ajudante de cozinha que conheceu na capital da República Checa.

Os meses avançam, Alex acaba conhecendo pessoas novas, incluindo Paulo, um advogado em ascensão que acaba se relacionando com Alex. Cinco anos se passam e, em uma viagem a Paris com Paulo e sua mãe, o destino de Alexandre pode mudar mais uma vez.

Uma história potente que traz a força da primeira paixão, a crueldade de suas interrupções e pausas e a inevitabilidade do amadurecimento. "O rio entre nós" nos coloca na vida de desse protagonista enquanto lemos os eventos narrados pelo próprio Alexandre mais velho, relembrando e refletindo a respeito de sua jornada naqueles anos.

A forma como o autor constrói esse personagem é incrível e se tornou um dos meus pontos preferidos desse livro. Por vezes, achei Alexandre infantil e mimado, por outras, não sei o que eu faria em seu lugar. A capacidade de criar um personagem tão humano é extremamente difícil, e por isso dou meu mérito a Thiago. Além disso, outros personagens que complementam a leitura também são desenvolvidos, como o próprio Sebastian, Paulo, e a mãe de Alexandre (que ganha um arco intenso na última parte da narrativa).

Além disso, o livro é dividido em partes, sendo a primeira intitulada "Praga", que é o cenário onde nossos personagens se encontram. O segundo arco (e maior) do livro, "Paris e São Paulo" talvez seja o mais melancólico, pois evoca muito desse sentimentos de interrupção do relacionamento entre Alexandre e Sebastian. Para a última parte, voltamos a "Praga" para um desfecho sincero e que fecha vários ciclos.

A escrita de Thiago é extremamente poética, o que deixa toda essa história ainda mais bela, trágica e comovente. Uma coisa que me deixou muito feliz com essa leitura foram as descrições dos locais, que exibem uma aura que casa muito bem com o sentimento de descoberta e amor de Alexandre. Tudo orna muito bem!

Por fim, eu gostei muito de "O rio entre nós" e mal posso esperar para ler outras coisas que Thiago venha escrever no futuro! Até lá, fica minha indicação pra vocês.

"A liberdade é uma noção avassaladora."

Paulo de Araujo 06/05/2024

Um clichê muito bem explorado
O Rio Entre Nós, romance de estreia de Thiago Zanon, não inova no gênero, mas cumpre muito bem seu papel como história de amor com foco no público LGBT.

Alexandra, um estudante de classe alta de São Paulo, conhece Sebastian em Praga e se apaixona de cara. Os dois sabem que o romance só durará o tempo da viagem, então procuram vivê-lo ao máximo. De volta ao Brasil, Alexandre tenta esquecer do sedutor tcheco voltando com seu ex, mas um dia eles se reencontram e a chama se reacende. Mas Sebastian está casado com uma mulher e tem uma filha.

O romance narrado em primeira pessoa explora bastante todos os medos, manipulações e percausos na vida de Alexandre, dando um cenário geral dos seus amores e temores. A história é construída em diferentes linhas de tempo, ora cronológica, ora flashback, e cumpre bem seu papel de história de amor.

O protagonista é bastante humano, com suas falhas e perfeições, e cada romance que ele vive deixa uma marca em sua vida.

A linguagem é bastante explícita em certos pontos, o que deve agradar ao público gay em cheio.

Marianne Freire 01/06/2023

Quando a barragem de um rio sangra é sinal bom: o rio entre nós de Thiago Zanon corre com águas de um romance de estreia para contar a história de Alex e Sebastian, quase um encontro de rio com o mar, arrebatador, forte, que unifica as paixões de uma vida e arrebenta as emoções do encontro das águas.

Com narração em primeira pessoa, esse rio deixa uma história de amor em suspensão para que o leitor descubra as surpresas e nuances da linguagem do romance de Thiago, onde a história atravessa o tempo e o final de uma década e do séc XX. Praga é onde acontece o romance que magistralmente muda o curso do rio das águas de Alex e Sebastian.

O rio entre nós é um convite para se banhar na pausa do tempo, da espera e da paciência de viver um amor longe do digital e toda tecnologia, um mergulho nos anos 90 onde éramos extremamente musicais e vivíamos por mais tempo as emoções, longe da pressa que o digital hoje impõe através dos aplicativos.

Há um rio entre nós é um romance que é muito mais que um romance de estreia: Thiago utiliza seus recursos de estilo e não faz economia de linguagem, compondo assim uma escrita afinada como uma canção. Thiago afina seu romance para o leitor ativando suas memórias e afetos para uma década, um protagonista, um encontro e um amor.
Uma ótica inteligente de construção de narrativa, Thiago entrega uma escrita literária valorativa para a literatura contemporânea independente.

Como vinte e cinco anos depois esse rio irá atravessar os mesmos destinos? É um convite para se aproximar da dimensão e desenho de um romance com muita qualidade de composição.

#literatura #literaturabrasileira #editoraquixote

tomgrats 11/01/2024

2024: #1
Fanfic de mariconas
Ambientações 10/10
Personagens caricatos demais
Passei raiva com os protagonistas
Paulo merecia mais (e teve)