Clássicos Japoneses Sobrenaturais

Clássicos Japoneses Sobrenaturais Richard Gordon Smith

Resenhas - Clássicos Japoneses Sobrenaturais

Abrobra.q.le 24/12/2023

Aviso para quem quiser comprar este livro
Não espere muito por terror. O livro é uma tradução de uma compilação de contos tradicionais do Japão que foi publicada pela primeira vez em 1908 por um naturalista britânico.
Tem, sim, contos de fantasmas, mas esse não é o foco. Se você tem mais interesse na cultura geral do Japão antigo e não tem foco só na parte do horror, então eu recomendo esse livro, porque nesse quesito histórico ele é realmente muito bom e completo. Mas já compre com a noção de que a propaganda do livro é meio enganosa.

Léo 19/11/2023

Publicado originalmente sob o título de Ancient Tales and Folklore of Japan, em 1908, o livro de Richard Gordon Smith traz uma coletânea de histórias variadas, coletadas em suas várias viagens ao Japão.

Ao contrário do que faz parecer o título e a edição Brasileira, as histórias não são, em sua maioria, de horror, embora apresentem todas elas um ou outro elemento sobrenatural.

Tendo isso em mente, é possível desfrutar dessas narrativas, que sempre trazem uma mensagem a ser refletida.

Vitor16Hq 17/11/2023

Sobrenatural japonês
Uma coletânea de histórias sobrenaturais, envolvendo lendas do folclore japonês, glória e tragédia.

São 57 contos, reunidos por Gordon Smith em suas andanças pelo Japão, apesar de ser de um autor britânico, é possível tomar conhecimento de uma parte da cultura japonesa.

Todos os contos tem elementos sobrenaturais, mas nem todos são de terror, na verdade, não senti medo em nenhum deles.

Os contos seguem uma média, ao longo do livro fui percebendo que alguns eram até um pouco repetitivos, alguns eu considerava curtos demais, e entre vários contos medianos, apareciam alguns espetaculares.

Como foi o caso de O tempo assombrado da província de Inaba, que é o primeiro acima da média.

A Carpa e a perseverança, que apesar de só ter 3 páginas, tem uma mensagem de determinação que muitos mangás shounens utilizaram.

A batalha de Yogadayu é um que merecia mais páginas.

A procissão dos cem fantasmas, é o que teve uma das melhores narrações, e a forma como é narrado um pintor registrando aquilo foi incrível. (Eu adoro quando a história tem personagens artistas, talvez por isso eu tenha gostado tanto)

O vestido incendiário talvez tenha sido o meu favorito. É uma história em que a assombração é o passado, ficava melhor conforme ia avançando.

Não tem como eu comentar tudo, então foquei nos que mais gostei, se esse for um assunto que te interesse vai ser um bom livro.

Laureane.Sutir 03/10/2023

Boa leitura
Contos rápidos e de fácil leitura, que mostram aspectos da cultura japonesa em suas nuances, vale a pena ser lido por quem tem interesse na cultura japonesa.

carolina.soares 30/09/2023

A escrita do livro dá a sensação que tem alguém lendo os contos para você.
Gostei de entrar em contato com esses contos japoneses.