Clássicos Japoneses Sobrenaturais

Clássicos Japoneses Sobrenaturais Richard Gordon Smith

Resenhas - Clássicos Japoneses Sobrenaturais

Rafael 27/08/2023

Título que não reflete exatamente os contos
O livro é bom, mas editora deu uma bela de uma exagerada ao dar o título ?Clássicos Sobrenaturais do Japão?, o que até me decepcionou um pouco pela expectativa que criei sobre o que encontraria.
Essa expectativa ficou reforçada pela ilustração da capa, que também traz a ideia de contos puxados mais para o terror.
A maioria dos contos ou sequer trazem aspectos sobrenaturais, ou o fazem de forma bem sutil, puxando mais para aspectos folclóricos e religiosos. Se fosse mantida a tradução mais fiel do título original, algo como ?Contos antigos e de folclore do Japão?, creio que seria mais honesto (sim, HONESTO, pois parece que aqui a Darkside quis dar uma enganada nos leitores) por parte da editora e condizente com o conteúdo do livro.
Mas de novo, não é um livro ruim, apesar de decepcionar pelo conteúdo não corresponder às expectativas criadas pelo título.
Mirela105 28/12/2023minha estante
Aconteceu o msm comigo, fui na expectativa de ser um livro bem mais sobrenatural e assustador e no final acabei me decepcionado. Apesar de estar gostando (ainda n terminei).

Joks Lobo 25/03/2024minha estante
Está acontecendo o mesmo comigo, pensei que teriam histórias de monstros e yokais, mas a maior parte dos contos é bem sem graça

Léo 19/11/2023

Publicado originalmente sob o título de Ancient Tales and Folklore of Japan, em 1908, o livro de Richard Gordon Smith traz uma coletânea de histórias variadas, coletadas em suas várias viagens ao Japão.

Ao contrário do que faz parecer o título e a edição Brasileira, as histórias não são, em sua maioria, de horror, embora apresentem todas elas um ou outro elemento sobrenatural.

Tendo isso em mente, é possível desfrutar dessas narrativas, que sempre trazem uma mensagem a ser refletida.

Igor.Banin 14/07/2023

Histórias legais para quem curte cultura nipônica, porém bem menos sobrenatural do que o título faz parecer.

Vitor16Hq 17/11/2023

Sobrenatural japonês
Uma coletânea de histórias sobrenaturais, envolvendo lendas do folclore japonês, glória e tragédia.

São 57 contos, reunidos por Gordon Smith em suas andanças pelo Japão, apesar de ser de um autor britânico, é possível tomar conhecimento de uma parte da cultura japonesa.

Todos os contos tem elementos sobrenaturais, mas nem todos são de terror, na verdade, não senti medo em nenhum deles.

Os contos seguem uma média, ao longo do livro fui percebendo que alguns eram até um pouco repetitivos, alguns eu considerava curtos demais, e entre vários contos medianos, apareciam alguns espetaculares.

Como foi o caso de O tempo assombrado da província de Inaba, que é o primeiro acima da média.

A Carpa e a perseverança, que apesar de só ter 3 páginas, tem uma mensagem de determinação que muitos mangás shounens utilizaram.

A batalha de Yogadayu é um que merecia mais páginas.

A procissão dos cem fantasmas, é o que teve uma das melhores narrações, e a forma como é narrado um pintor registrando aquilo foi incrível. (Eu adoro quando a história tem personagens artistas, talvez por isso eu tenha gostado tanto)

O vestido incendiário talvez tenha sido o meu favorito. É uma história em que a assombração é o passado, ficava melhor conforme ia avançando.

Não tem como eu comentar tudo, então foquei nos que mais gostei, se esse for um assunto que te interesse vai ser um bom livro.

Laureane.Sutir 03/10/2023

Boa leitura
Contos rápidos e de fácil leitura, que mostram aspectos da cultura japonesa em suas nuances, vale a pena ser lido por quem tem interesse na cultura japonesa.

Pedro3370 30/03/2024

Ótimo livro para conhecer o folclore japonês
Muito boa a leitura desses contos, mas fiquei um pouco decepcionado no sentido de não serem tão puxados para o horror. Trazem muito mais aspectos religiosos e folclóricos japoneses.
Dito isso, não deixa de ser um livro muito bom, há contos muito interessantes que trazem certa reflexão. É uma porta de entrada para conhecer histórias de fantasmas e com um toque sobrenatural da cultura japonesa.
Um ponto curioso é que há um conto em que o autor, que teoricamente estaria apenas registrando o que ouviu, exprime sua opinião, declarando não concordar com a opinião comum de que o protagonista da história seria um herói, associando-o a Buda, uma vez que abandona sua família e sua vida antiga para seguir uma vida religiosa.
Enfim, valeu a pena a leitura, apesar de não condizer com a minha expectativa de ser um livro de terror.

Rodrigo Reis 13/10/2023

Contos folclóricos japoneses*
A darkside trouxe uma tradução de título com a palavra "sobrenatural" substituindo o "folclórico" do título original. Apesar dessa jogada de marketing, que pode desapontar muitos que esperem histórias que tragam yokais e outros elementos sobrenaturais como protagonista, o livro é interessantíssimo parar quem quer conhecer mais das histórias tradicionais do folclore japonês.

Um ponto interessante para mim foi conseguir relacionar duas histórias a personagens da obra One piece.
Luandson 13/10/2023minha estante
Quais histórias?

Ptecus 27/01/2024

Um dos livros que mais me chamou a atenção logo na prateleira por ser algo relacionado a cultura japonesa e suas lendas

No geral todas as histórias são extremamente detalhadas e sem enrolação alguma para as explicações e contextos no geral

Todas as histórias são boas.
Isaabelatt 28/01/2024minha estante
lindo amor arrasou

Isaabelatt 28/01/2024minha estante
lindo te amo

Paulo Henrique 18/03/2024

Longe de ser assustador
Um livro que de assustador não tem nada, pelo contrário, as histórias são sempre sobre árvores ou animais que se tornam espíritos humanos, ou que alguém que após a morte volta para se vingar ou passa a causar problemas aos vivos até que seja enterreado corretamente. A parte interessante é a de entender a cultura japonesa e sua relação com a morte.
leitura fácil, mas que não empolga.

Everton.Paulo 30/03/2024

Mitos japoneses
Encerro a leitura de mais um livro sobre a cultura japonesa. Nessa coletânea, temos contos sobrenaturais da forma como são vistos por esse país. Interessante saber como é a relação espiritual entre humanos e natureza, inclusive com aparições de seres sobrenaturais e fantasmas de animais, flores e árvores.
Muitos contos mostram lições de moral, assim como os já conhecidos contos de fadas, outros sobre a formação daquele país e seus valores tradicionais e outros sobre os guerreiros e a nobreza japonesa.
Em sua maioria são contos de poucas páginas, que garante uma leitura mais dinâmica, mas talvez seja melhor ler esse livro em pequenas doses, para não ser muito cansativo ou repetitivo.

carolina.soares 30/09/2023

A escrita do livro dá a sensação que tem alguém lendo os contos para você.
Gostei de entrar em contato com esses contos japoneses.

Abrobra.q.le 24/12/2023

Aviso para quem quiser comprar este livro
Não espere muito por terror. O livro é uma tradução de uma compilação de contos tradicionais do Japão que foi publicada pela primeira vez em 1908 por um naturalista britânico.
Tem, sim, contos de fantasmas, mas esse não é o foco. Se você tem mais interesse na cultura geral do Japão antigo e não tem foco só na parte do horror, então eu recomendo esse livro, porque nesse quesito histórico ele é realmente muito bom e completo. Mas já compre com a noção de que a propaganda do livro é meio enganosa.

jiji.books 09/01/2024

Eu esperava algo completamente diferente do livro, o título e a capa dão a entender que seria algo mais de terror, mas ainda assim gostei. a obra na verdade mostra lendas e fábulas japonesas típicos da tradição oral.