Na Gaiola do Pássaro

Na Gaiola do Pássaro Iohan V. Silva

Resenhas - Na Gaiola do Pássaro

Stregoica 20/11/2023

Leitura gostosinha
Iohan mandou muito bem nesse livrinho de contos. Tem uma escrita tão fluida e envolvente q queria q n fosse tão curto assim pra eu poder aproveitar mais. Uma delicinha de contos ?

jeni ramos 26/05/2023

Quer uma coletânea de contos arrepiantes? Leia esse livro!
Você pode aprisionar um pássaro dentro de uma gaiola, mas isso certamente não tirará dele sua percepção do mundo ? e muito menos fará que sua vontade de escapar não se aflore a cada instante.

Quatro prisões. Quatro contos. Quatro pássaros sonhando com o momento em que finalmente teriam sua liberdade restaurada. No entanto, nem sempre a felicidade de alguém significa a felicidade de todos. E, para escapar de uma gaiola, às vezes são necessários? sacrifícios.

?Eu não fui forte o suficiente naquela época, não fiz o que era necessário, não te segurei em minha gaiola e deixei você voar. Um pássaro doméstico não sobrevive na selva ou em outro lar, está fadado à morte. [...]?

?Na Gaiola do Pássaro? é uma coletânea de quatro contos, focados em narrativas de suspense e horror, e que englobam o mesmo tema em suas diversas formas: prisões mentais.

Em "Na Gaiola do Pássaro", conto de abertura e que dá nome à obra, um homem apaixonado recorda detalhes de seu tão avassalador romance enquanto escreve uma carta. Já o segundo conto,  "À Contraluz dos Astros", nos é apresentada uma história um tanto peculiar sobre a relação entre uma mãe e seu amado filho, ambos ligados por uma promessa. Em "Presa no Telefone", terceiro conto da coletânea, embarcamos em uma narrativa onde apenas diálogos são utilizados, e podemos acompanhar uma certa ligação que levou rumos um tanto inesperados e sangrentos. E, por fim, "Imolado" é o conto final desta obra, e ele conta sobre a confissão de um pecador sobre coisas que ainda não ocorreram.

NGDP é o segundo livro da série ?No Cárcere dos Entes? ? que pode ser lido independente de ter ou não se lido o primeiro, pois são narrativas sem ligações extremas ? e eu achei curioso e surpreendente a forma como os dois livros meio que se complementam e carregam a mesma aura, apesar de trazer temas tão diferenciados.

Essa ideia de trabalhar narrativas únicas em cada conto, e explorar o medo e a agonia até mesmo em narrativas mais simples ? como acontece no terceiro conto, onde podemos conhecer toda a  trama somente por diálogos ? é o detalhe que eu achei, particularmente, mais fascinante e enriquecedor ao livro.

O autor nos mostra a cada instante e página que não, sua narrativa não precisa ser a mais rebuscada, ou conter os mais formais e diferenciados palavreados para, enfim, ser algo capaz de penetrar na mente dos leitores e despertar as mais diversas sensações em que lê.

Esse livro é fluido, rápido de se ler, além de ser aquele tipo de leitura que, quando chegamos ao fim, paramos por alguns minutinhos para refletir sobre o que ali se passou ?  e, sendo sincera, eu não só fiz isso como também ~surtei~ por um tempinho conforme eu ia lendo e terminado os contos.

No mais, essa coletânea é certamente a leitura ideal para amantes de livros de suspense com um leve toque de horror, e pode (e deve) ser lida em qualquer hora ou época do ano.

Afinal? nem sempre os nossos medos se escondem no escuro e debaixo das nossas camas. Às vezes eles podem estar até mesmo ali, bem do nosso lado?

Oswaldo C. Almeida 05/10/2023

Uma história mais tensa que a outra
Eu amei todos os contos, principalmente o último que eu tenho mais a falar. Toda a atmosfera, o conflito e o final da obra são sensacionais, fazia tempo que não me divertia lendo um terror.

O autor está de parabéns por cada palavra de coletânea e estou ansioso no dia que ele fazer algo maior.

camila.person 25/01/2024

Descobri por acaso e estou adorando
Segundo livro que leio desse autor, e eu gosto muito da escrita e histórias dele. Embora a primeira coletânea de contos seja melhor, gostei bastante das histórias desse, mas não me cativaram tanto quanto o primeiro.