A costura

A costura Isol

Resenhas - A costura

MarcosQz 08/08/2023

A Costura é um livro infantil lindo, com uma história maravilhosa e encantadora sobre perder as coisas. Isol Misenta faz uso de fotografias e recortes em bordados para contar uma história maravilhosa sobre os buracos onde perdemos as coisas que vão parar no Lado de Trás, o outro mundo, inverso de tudo o que temos aqui, um mundo com criaturas estranhas. O interessante é que o Lado de Trás é justamente o lado de trás de um bordado, já que a autora utiliza dessa técnica principalmente.
Lila, a protagonista, então sai andando por ai costurando esses buracos depois de perder tantos objetos, mas esse remendo no mundo tem suas consequências e Lila precisa ajeitar tudo de novo.
O epílogo é maravilhoso, quase inesperado, o que me garantiu uma boa gargalhada.

Andreia Santana 03/04/2024

O mundo, essa tapeçaria em eterno trançado
O que será que se esconde nas dobras e buracos do mundo? Como será o avesso do tecido onde nossa existência é bordada? As linhas emaranhadas do 'Lado de Trás' , com suas figuras do avesso, são apresentadas pelas tramas dos desenhos e pelo texto simples como pontos bem cerzidinhos da ilustradora e escritora argentina Isol (Marisol Misenta) em A costura, um livro infantil que é uma ode à criatividade e à imaginação.

O livro conta a história de Lila, uma menina bastante imaginativa e distraída, que vive perdendo objetos que, segundo ela, são engolidos pelos rasgos na costura do mundo, indo todos esbarrar no Lado de Trás, um lugar mítico povoado por seres incríveis e que foi apresentado a ela pela avó, uma contadora de histórias.

Toda noite, Lila sonha com esse outro mundo povoado por linces de cinco patas e outras quimeras, onde tudo funciona ao inverso do mundo 'da frente'.

Com um texto curtinho, adequado para os leitores mais novos, e que se completa nas ilustrações inspiradas em bordados e tapeçarias, A costura é uma daquelas belezas que encanta também aos leitores mais velhos que fazem questão de manter as portas do sonhar bem abertas.

Preocupada em não perder mais os objetos, para não deixar sua mãe preocupada, Lila resolve remendar todos os rasgos no tecido do mundo. Mas, será que, ao tapar tudo hermeticamente, ela também não estaria bloqueando o acesso ao mundo da imaginação?
Essa bela metáfora é uma lição que vale para os pequenos e para os mais velhos. Às vezes, costurar tudo com tamanha precisão e esmero para evitar que o mundo material nos escape, pode nos sufocar com a névoa espessa da realidade.

Ficha Técnica:
A costura
Autora e ilustradora: Isol
Tradução: Joana Angélica d´Ávila Melo
Editora: Pequena Zahar, 2023
72 páginas
Classificação indicativa: a partir dos 6 anos
R$ 31,90 (capa comum, Amazon)
**********
*Livro lido para os desafios #50livrosate50anos e #1livroinfantilporfinaldesemana, brincadeiras que criei para comemorar meu aniversário. Em abril de 2024, eu faço 50 anos. A ideia é ler 50 livros até lá e, se possível, resenhar ou fazer algum breve comentário aqui no blog e no Instagram, sobre cada um deles. Os livros infantis, a intenção é ler um a cada final de semana do ano, até dezembro. A costura foi o livro 33 do desafio #50livrosaté50anos e 13, da tag #1livroinfantilporfinaldesemana.

site: https://mardehistorias.wordpress.com/