O nascer da luz na escuridão

O nascer da luz na escuridão Agnel (Espírito)

Resenhas - O nascer da luz na escuridão

Lidiany.Mendes 28/09/2023

Edificante
Uma história repleta de ensinamentos edificantes.
Propõe reflexões sobre temas humanos sensíveis tais como o preconceito, a culpa, a coragem e a redenção.
Somos produtos de nossas escolhas e mesmo diante de dificuldades extremas é possível fazer o bem.

Silvinha.Araujo 12/12/2023

Finalizei hoje a leitura desse livro, simplesmente maravilhoso!
Esse livro relata a história de Pedro, um jovem que vive em uma época onde preconceito é extremo! Ele passa por provações na vida , sendo uma delas enfrentar o preconceito do seu pai diante se sua opção sexual, que naquele tempo era vergonhoso, Pedro para no hospital colônia em Barbacena , sendo pra lá enviado por seu próprio pai. Com muito sofrimento Pedro conhece Ezequiel uma pessoa que se torna seu amigo, irmão! Juntos eles aprendem e ensinam que Jesus é único, e que a Fé N'ele tem que sempre estar acima de tudo, que devemos amar ao nosso próximo como a si mesmo e o ao nosso Deus sobre todas as coisas !
Sem amor não a caridade, devemos nos amar da forma como somos e seguir com muito amor diante das diversidades da vida!

Uma história linda e repleta de ensinamentos!
Vale muito a pena!

Super indico
Beijos de luz ??????

BeatrizViana0 17/05/2023

Sensacional!
Que livro sensível. Ensina a verdadeira lição que o Mestre Jesus deixou, amar ao próximo como a si mesmo. É muito difícil lidar com as adversidades sem perder a fé. Tem que ter uma iluminação interior muito grande. Mas passo a passo, chegamos lá.
A história se passa em Barbacena, no antigo e extinto hospital colônia. É impressionante o descaso e crueldade com as vidas humanas que ficaram trancafiadas ali durante 80 anos. Diante de fatos como este, é impossível não chorar ao perceber o que o ser humano faz ao próprio semelhante.
Pessoas que estavam ali para proteger e levar um pouco de alento, faziam exatamente o contrário.

site: @letraespirita

Saori 11/07/2023

O livro conta a história de Pedro, um menino doce e amoroso mas que sentia muito medo e vergonha da sua orientação sexual. Sua mãe e sua irmã gêmea o tratavam com muito carinho e respeito, porém seu pai era abusivo e violento.

Durante a infância Pedro conseguiu esconder do pai sua orientação, mas na adolescência, ao levar o filho a um bordel da cidade ficou ciente da verdade.

Com muito ódio e receio de ter sua reputação manchada por causa do filho, após ser espancado Pedro foi enviado sem que ninguém soubesse à Instituição Psiquiátrica do Hospital Colônia de Barbacena, onde desencarnou após anos de encarceramento.

Pessoas "fora dos padrões da sociedade" eram enviadas para essa Instituição. De forma cruel e desumana, os pacientes eram tratados com medicamentos sedativos e ansiolítos, torturados com sessões de choque e em alguns casos, lobotomia. Logo após sua criação, em 1903, não existiam camas e os pacientes eram obrigados a dormir sobre palhas infestadas de pulgas, urinas e dejetos. Muitos não resistiam ao frio, às doenças e alimentação inadequada. A situação piorou quando começaram a internar crianças.

Com a ajuda de seu amigo Ezequiel e de toda Equipe Espiritual que o assistia, Pedro não se entregou ao desespero nem se revoltou contra àquele que lhe enviou para o Colônia.  Resiliente, buscava confortar os antigos pacientes e os novatos que chegavam semanalmente sobre a importância de nunca perder a fé em Deus e o amor ao próximo.

Na minha opinião esse é o melhor livro da autora. Com os relatos de Pedro conseguimos visualizar como era viver no Colônia, mas após assistir o documentário intitulado "Em nome da razão" facilmente entendemos sua comparação  a um campo de concentração nazista que resultou na morte de aproximadamente 60 mil pessoas.

Dani 30/01/2024

Um livro extremamente sensível, que relata como viver num mundo cheio de adversidades sem perder a fé.
Recomendo!