O segredo de uma vida

O segredo de uma vida Mrs. Henry Wood

Resenhas - O SEGREDO DE UMA VIDA

Renata.Bertagnoni 07/03/2024

O Segredo de Uma Vida.
Como pode o livro ter como nome o Segredo de Uma Vida não sei, pois se trata 100% das greves e dos sindicatos da época. Não tem quase nada de romance e sim julgamentos de ambas as classes. Patrão e Empregado. Todos querendo provar seu valor, e ser um livro que relata problemas de 1862 ano de sua publicação e ainda assim estarmos passando pelos mesmos problemas com patrões e sindicatos não entendo. Não aprendemos nada em 162 anos. Que fique aqui o relato para futuras gerações ver se aprenderemos algo diferente.

LariJ 07/08/2023

Medíocre
Trata-se de um livro que provavelmente foi encomendado pela aristocracia da época para uma escritora que se dispôs a fazê-lo de forma a agradar quem pagou.
A autora é claramente uma pessoa nascida em berço privilegiado e infelizmente, como mulher, não tinha como saber da realidade dos trabalhadores da indústria na época, porém isso não a impediu de escrever levianamente sobre eles a partir de sua percepção superficial e preconceituosa. Ela não sabe como é a vida do trabalhador mas se julga no direito de ironizar aqueles que lutam por seus direitos, os retratando como bêbados, vagabundos e desleixados, diminuindo suas reivindicações. Talvez ela, no topo de sua posição social privilegiada, ache natural uma pessoa ter que trabalhar 10 horas por dia enquanto ela fica sentada escrevendo asneiras.
Não sabe nada da luta do trabalhador mas acha que sua posição na sociedade a legitima para escrever sobre o que não sabe.
Um livro que quer ao mesmo tempo ser uma lavagem cerebral para os trabalhadores e uma garantia de perpetuação aos aristocratas, tudo isso escondido atrás de uma história rasa, pouco trabalhada, de um segredo que carrega o nome do livro mas não a sua história.
É um livro de certa forma educativo, pois demonstra bem qual o pensamento dos aristocratas e donos dos meios de produção sobre os trabalhadores e os seus direitos, chamados inclusive de privilégios durante a leitura. A reivindicação da redução da jornada de trabalho de 10 para 09 horas diárias sem redução salarial é chamada de "caprichos de líderes sindicalistas corruptos", por exemplo.
Fora o conteúdo do livro, a tradução também deixa um pouco a desejar. Feita de forma literal, não transmite as expressões como deveria. Por exemplo a expressão "give someone a piece of my mind" é traduzida literalmente como "dar a alguém um pedaço de minha mente" quando o que a expressão realmente significa é dizer o que pensa de forma mais agressiva, dar uma bronca, ralhar com alguém. Esse é apenas um exemplo de várias expressões que foram traduzidas de forma literal e que acabam perdendo o sentido no texto.
No geral foi uma leitura bastante desagradável, variando entre irritante e hilária a forma como foi claramente escrito para doutrinação política.

ramiromat 29/05/2023

Uma história com início legal, mas.
Bem tranquila e uma leitura fluida. Austin Clay sai da cidade onde morava para ganhar a vida em Londres. Antes disso, presencia um incidente entre uma das moradoras, chamada de louca (Miss Gwinn) e um estranho, e "promete" à ela descobrir quem ele é. E justamente vai trabalhar na empresa deste estranho.
A partir dali a história se desenrola. É bem construída, com todo o segredo que o Austin acaba por descobrir. Porém, sinceramente, achei que as tramas paralelas foram um lapso da autora.
Fico pensando se toda a história da greve era importante para a história em si. Tudo bem situar o que acontecia no momento, mas se estendeu demais. E a aversão à greves e sindicatos? Estampada na escrita. Me diverti com os conselhos que aparecem ao longo da leitura.
E o final, ok. Era uma das possibilsidades levantadas ao se falar do segredo e de tamanha aflição que causava no Mr. Hunter.

Jessica.Ferreira 24/06/2023

O segredo de uma vida.
De início o livro começa com uma história bem instigante onde nos leva a querer saber mais da história e desse determinado segredo mas, no decorrer da história isso fica de lado e o foco se torna totalmente a trama secundária. O tema das greves toma conta do livro por um longo tempo e isso tira o foco da história central e faz com que a leitura por alguns momentos se torne enfadonha, retornando a seu ritmo já nas páginas finais com a revelação do segredo da história.
Não há dúvida de que a autora escreve muito bem, não é a toa que o livro é um clássico mas a crítica dos sindicatos e grevistas domina a maior parte do livro. A autora se mostra muito conservadora nesses assuntos e acredito que por isso tenha focado mais nessa parte e acabou deixando a trama principal um pouco de lado.

Camila 08/06/2023

Um plot twist que me surpreendeu! confesso que o livro deu migalhas de romance, focando mais no segredo do Mr. Hunter e na greve dos empregados.
um livro muito atual, mesmo sendo antigo.