Elon Musk

Elon Musk Walter Isaacson

Resenhas - Elon Musk

Jessica M. 07/10/2023

Uma boa biografia, mas inferior à de Ashlee Vance. Ou será que foi a personalidade de Elon que piorou nos últimos anos?
Eu imagino o quão deve ter sido difícil para Walter Isaacson escrever uma biografia completa de Elon Musk. Ele certamente precisou fazer malabarismo para trazer as informações dos mesmos acontecimentos descritos na biografia escrita por Ashlee Vance, mas trazendo novos comentários. A vida de Elon é muito diferente de pessoas comuns e excitante o bastante para fornecer muito conteúdo atualizado desde o último livro.

O enredo foi organizado em formato cronológico e subdividido por assuntos. Enquanto Vance me deixou com a sensação de inspiração em não desistir de meus objetivos, Isaacson me deixou com um gosto amargo e medo profundo pelo poder obstinado de Musk. Em ambos saí com a impressão de que Musk se inspirou demais em Steve Jobs (até mesmo no modo grosseiro de gerenciar pessoas).

Elon tem tendência a desafiar as regras e autoridades. Qualquer pessoa sabe que burocracias foram criadas para que pobres não se sobressaiam e Elon não pensa diferente de qualquer outra pessoa, portanto não há genialidade aqui. A diferença é que se nós extrapolarmos os limites, não poderemos pagar bons advogados.

Ainda acredito que os avanços em energia sustentável e viagem espacial seriam possíveis mesmo que ele tratasse as pessoas com mais respeito e não as obrigasse a trabalhar de modo insano, praticamente sem descanso. Elon certamente faz isso para não ter tempo ocioso o suficiente para enfrentar sua psique e lidar com aspectos infelizes do seu passado. O maior inimigo de um homem é ele próprio.

Adorei o autor ter explorado detalhes da vida familiar, comentários dos filhos, que, diferentemente do pai, parecem gostar de privacidade; e saber mais sobre seus relacionamentos conturbados. Me intriga o fato de os filhos do Elon nascerem através de fertilização in vitro ou barriga de aluguel e não de modo natural. Por quê?!

O que mais amei nesse livro foram as fotografias! Senti como se eu me sentasse para ver um álbum de família. Há muitas lições de negócios interessantes, mas a personalidade dele é repugnante. Os familiares e empregados dele precisam parar de justificar o comportamento escroto do Elon dizendo que sua falta de empatia se dá por conta do autismo, sendo que ele se auto diagnosticou. Meu conhecimento parco sobre o assunto diria que ele é narcisista e talvez com algum nível de Esquizóide ou coisa assim.
As descrições sobre foguetes, carros e robôs não me chamaram atenção e achei até um pouco enfadonho, especialmente o último terço do livro. Confesso que eu não via a hora de terminar a leitura.

Apesar de Elon afirmar que seu intuito é salvar a humanidade (o que eu genuinamente não acredito), eu tive ainda mais a certeza de que concentrar poder demais nas mãos de homens mimados como Musk, Bezos, Zuckerberg, Gates, e empresas como o Google, etc., e colocar à disposição deles um brinquedo chamado tecnologia, será catastrófico para os humanos e nos causar danos irreversíveis. E isso não demorará a acontecer.
Fabio 08/10/2023minha estante
Adorei a resenha!
Parabéns pela escrita, Jessica!

Jessica M. 09/10/2023minha estante

Gostei muito dessa resenha! Parabéns

Jessica M. 25/10/2023minha estante
Muito obrigada, Carla!

jonasdcorrea 25/10/2023minha estante
Parabéns Jessica, ótima resenha.

Jessica M. 26/10/2023minha estante
Muito obrigada, Jonas!

Soraya 04/01/2024minha estante
Resenha muito boa. Obrigada.
Obs: acredito q a decisão pela fertilização seja para controle/ análise de parâmetros/ características do embrião.
No livro observamos q o Elon é muito controlador no gerenciamento de suas Empresas, e como nos EUA é possível a análise de vários parâmetros do embrião ele deve ter preferido a ficar a mercê da natureza?

Jessica M. 04/01/2024minha estante
Isso não havia se passado pela minha cabeça, Soraya! Faz total sentido já que ele diz que quer filhos inteligentes (e pareceu até escolher a funcionária por essa razão). Bem observado.

Soraya 04/01/2024minha estante
Spoiler
Concordo com você quando diz q não acredita q ele tenha obsessão para ir a Marte pela Humanidade. É Ego, pessoal. Uma fala por ocasião do projeto Staship revela : ? nos precisamos chegar a Marte antes q eu morra?. Haha. Então, não basta só entrar para a História como grande colaborador para o alcance desse objetivo daqui décadas, século. Ele quer ouvir as palmas pessoalmente. Haha

Jessica M. 05/01/2024minha estante
Sem sombra de dúvidas hahaha. O ego dele é muito inflado para ser apenas um interesse genuíno pelo bem futuro da humanidade!

nenos 23/09/2023

“Revolutionizing industries is not for the faint of heart”
I was wondering when would there be a sequel for Elon Musk since the first one written by Mr. Ashlee Vance became outdated with so much distinctive checkpoints from 2015 to this day. He is allegedly addicted to storm and stress, known for being harsh with people, for being a bully, brutally honest and for lacking empathy. From tech millionaire to one of the most influential person on the world, Elon Musk has an interesting story to be told so far. And in charge for telling us the story of this multifaceted man, renowned Mr. Walter Isaacson.
Starting a new company with the common intent to make it thrive, was never considered to be a simple task. In Mr. Meyer Rothschild words: it requires boldness to get it and ten times as much wit to keep it. Then, entrepreneurship becomes ten times harder when you’re trying to invent a service, a formula, a delivery method, do unique things to make it patentable, to deliver a unique user experience or to identify isolated market segments. You don’t just “go to work”, it becomes a way of living.
In evaluation terms, SpaceX and Tesla are considered business models very hard to replicate. With a Silicon Valley disrupter mentality and a lack of deference toward the traditional industry, Elon Musk and his team were not only privatizing space with its upending cost structure and building the first-ever reusable rockets. But they were also turning what was once boring and slow electric cars into what became not only a car, but a machine learning gadget built for you to literally be able to just take the hands off the wheel.
With more than 20 years of existence, SpaceX has been through a long journey to conquer the majority of NASA’s launches and to hold many statuses such as most successful private rocket company. To put in perspective, Space Exploration was never considered to be a priority, and is but a tiny fragment of the military’s budget. In the author’s words: We were experiencing for more than fifty years with the retirement of the Space Shuttle, a lapse in ability, will, and imagination that as astonishing for a nation that, two generations earlier, had made nine missions to the moon.
Hero or Villain? Well-written biographies such as Mr. Isaacson’s are meant to write, in unbiased terms, about worth-telling stories about people who have exerted a great amount of influence in humanity’s outlook. Musk is, like many of us, a human who suffered a great amount of dark times, a human who’ve learned from join and pain. Standing up for idealism, to set grand visions and to construct an ethical universe focused on the delivery of big goals are not at all for the ordinary faint of heart.
One can only imagine how corrosive would be the responsibility, the influence and the power Twitter administration has. The story of twitter controversy takes a great amount of this book chapters, a massive revolution full of controversies, from the takeover from content moderation. I can’t actually fathom how big of a challenge this is, but I know this: Most people are self-absorbed narcissistic assholes. They might revel in your shit for a minute, because it distracts them from theirs. But soon, they forget about you, going right back to their own shitpile.
It’s the beginning of the machine learning, electric vehicles, commercial space flight and reusable rockets era. As of now, tech industry has been, in the author’s words: Moore’s law in steroids. But it doesn’t happen overnight, and it surely doesn’t happen with complacency. Suddenly, people start to notice how few throughout history, made by an admixture of hubris, audacity and risk aversion, fundamentally transformed the world with both epic accomplishments and failures.

Link to my highlights: https://drive.google.com/file/d/1U-XxgRHDjTp7bM1o70OtE0-SNPqLE9NF/view?usp=sharing

Dalmo 23/01/2024

O espírito do nosso tempo
Elon Musk é, sem dúvida nenhuma, o empreendedor mais ousado e inovador de nossa época. E como não poderia deixar de ser, dada à sua personalidade impulsiva e seu gosto por correr riscos, um dos mais controversos também.

Nesta biografia de Walter Isaacson, publicada recentemente (setembro de 2023), temos a oportunidade de vislumbrar, em detalhes, toda a sua incrível trajetória até aqui. Em 95 capítulos, que vão desde a infância na África do Sul até o lançamento da sua mais ousada iniciativa, a Starship, podemos conhecer sua personalidade complexa, suas muitas realizações, suas maiores qualidades e seus piores defeitos.

Moldado por uma educação nada convencional, que o encorajava a enfrentar e vencer o medo desde pequeno, Musk cresceu com um gosto pelo risco e pelo perigo. Sua mente inquieta e criativa fazia-o consumir livros de ficção científica e enciclopédias de uma forma quase obsessiva, o que acabou desenvolvendo nele uma característica que o acompanhou pelo resto de sua vida adulta: uma paixão pelo conhecimento e pelo progresso tecnológico.

Leia o restante da resenha em www.redumbrella.com.br

site: https://www.redumbrella.com.br/noticia/elon-musk-por-walter-isaacson

Igor13 29/10/2023

Na linha de frente por anos ininterruptos
Não é necessário concordar com as previsões, visões e missões que o Musk defende pra admirar o sujeito.

Mas por quê? Porque ele está na linha de frente do desenvolvimento industrial e tecnológico há anos. Quer dizer escrevendo livros ou artigos, dando aulas em universidades ou escrevendo aqui opiniões sobre um mundo que mal conhecemos?

Não. Porque ele está sucessivamente superando todas as concorrentes e mostrando que dá pra fazer mais com muito menos. Inclusive fornecendo serviços espaciais, que são pagos com dinheiro público, por valores de várias ordens menores, como no caso da Space X.

Do pouco que já trabalhei próximo à produção industrial e ao desenvolvimento de tecnologias, sei como é difícil. Uma competição implacável e interesses diversos em jogo. Tudo por trás dos tapetes. Isso porque não eram empresas nem de longe do tamanho/potencial que o Musk encarou nos últimos 20 anos com a Tesla e o Space X. Recomendo para entender não só sobre o homem, mas o mundo atual.

Acho que muitos brasileiros deveriam ler o livro com humildade. Tentar entender primeiro como funcionam já que pouco ou nada existe por aqui. Ainda sim consumimos as tecnologias com avidez, apesar de toneladas de críticas contra bilionários, sistema financeiro e o capitalismo. Todos nós navegamos nessa onda felizes da vida, mas parece que estamos falando de algo que ocorre em outra galáxia.

Os celulares mesmo que usamos são expressão máxima do sistema tão hipocritamente criticado por pessoas que ficam só nos discursos fáceis, que na minha época eram nas rodas de cerveja, e hoje são nas redes sociais. Enfim, ficou mais fácil ainda falar besteira via sistemas que são alimentados e mantidos por tudo que criticam - e no fundo, cá pra nós, nem fazem ideia como funcionam.

Boa viagem.
Adamastor Portucaldo 30/10/2023minha estante
Alguém andou dizendo que a Internet deu voz a um bando de idiotas... adaptando outro, poder-se-ia dizer que os burros estão cada vez mais repletos de certeza, desprezando aquela frase do Sócrates (o grego, não o médico jogador de futebol).

Gustota 03/10/2023

Biografias de Bilionários pós-2008
Esse é outro livro do Walter Isaacson, um biógrafo que ganhou muita notoriedade explorando os grandes vultos da nova classe industrial tech americana que dominou o mundo a partir da segunda metade dos anos noventa. Elon Musk figura como outro elemento nessa figura. Diferente dos outros magnatas tech, contudo, Musk centralizou seus esforços na indústria pesada, foguetes comerciais e a empresa de carros elétricos Tesla. Há algo de notório na gestão de produção do empresário que conseguiu tornar ambas indústrias viáveis com base em prazos exigentes e corte de gastos em materiais. Há também toda a retórica do "gênio excêntrico" que geralmente atrai nesse tipo de abordagem, com suas escolhas bizarras para nomes de filhos (dezenas deles, todos produzidos via fertilização in vitro), relacionamentos com popstars estranhas e opiniões políticas totalmente sem pé nem cabeça.
O que aparece nessa biografia, contudo, é algo que já vem se desenhando a algum tempo, um tom de cinismo e descrédito com essa figura de "gênio tech" que vem se tornando um ódio popular tão grande que inclusive feriu o ego do Elon Musk e fez ele comprar (e destruir) o Twitter. As pessoas simplesmente não compram mais essas narrativas heroicas dos bilionários do Vale do Silício. Depois da catástrofe econômica de 2008, dos governos salvando os bancos e as grandes empresas e aumentando inacreditavelmente o gargalo entre os muito ricos e os pobres, a destruição do poder material da classe-média, os desastres grotescos que foram as eleições neofascistas na metade dos anos de 2010 em vários países (incluindo o Brasil), as pessoas começaram a se questionar quem de fato são esses magnatas tech e que futuro eles estão construindo para nós. E não é de se surpreender que estejamos vivendo em um mundo mais competitivo, com menos recursos financeiros, em crises climáticas e com governos populistas que só existem na internet enquanto esses bilionários do Vale do Silício constroem fortalezas fiscais e políticas pra si mesmos. Musk não é diferente e o livro (ainda que de forma muito superficial) patina sobre todo o processo da compra do Twitter e a exposição do pensamento político medíocre do Musk que minou sua credibilidade. Talvez o biógrafo entenda que o timing para lançar um livro do Musk seja péssimo e tentou contrabalançar com cinismo e dúvida a própria narrativa do "grande visionário Musk" que foi a propulsão para escrever o livro.
Igor13 10/10/2023minha estante
Caramba, nada a ver.

Lindsey 02/05/2024

Ehhhh
Adoro todas as biografias de Isaacson (Einstein, Steve Jobs, e principalmente a do Da Vinci - inclusive já falei de todas aqui), mas essa.. Naturalmente existe a dificuldade de escrever sobre alguém vivo (a biografia fica automaticamente prejudicada pela falta de visão do quadro completo), ainda junta-se o fato desse alguém ser tão irrequieto e "viciado em drama", e da ativa participação de muitas outras pessoas na sua história.. complicado. Isaacson fez até "mini biografias" dentro da biografia, por conta de tantas pessoas importantes envolvidas na vida de Musk, mas isso deixou o livro proporcionalmente tanto maior quanto maçante. E talvez fosse o único jeito, já que esse é daqueles casos que sem contexto viram outra coisa. Por isso é difícil resumir Musk numa resenha. Se quiser saber sobre a vida dele (até agora) vai ter mesmo que ler essas quase 700 páginas. O que quero falar aqui é sobre uma "grande ironia" (tem quem chame de "hipocrisia"). Musk sempre gosta de demonstrar publicamente sua preocupação com a extinção da humanidade, que diz ser o que o levou a criar suas empresas (e também seus montes de filhos), ao mesmo tempo que ele pouco se importa com os próprios funcionários, fazendo demissões em massa no primeiro sinal de estresse. Não que ele fique feliz como isso, alega que faz "parte do processo de desenvolvimento de uma empresa de sucesso". E como disse Isaacson, "se é verdade que dinheiro não compra felicidade, um dado que confirma isso é o humor de Musk quando ele se tornou a pessoa com mais dinheiro no mundo". Forte depressão, dor no estômago, irritabilidade.. Por mais que queiramos muito acreditar que sua intenção é boa, não custava ele tranquilizar a humanidade fazendo um pouco de terapia, não é mesmo?!

* Leia mais resenhas na minha página do Instagram @livro100spoiler

3-viciado em riscos
4- suspeita de aspager e/ou bipolaridade
5-obssessao e determinação extrema

Diego 14/11/2023

Louco o suficiente para mudar o mundo
Walter trás uma nova perspectiva em relação a outras biografias feitas sobre Elon ou qualquer outra figura histórica. Ele destrincha as emoções do indivíduo não como uma forma de justificar seus atos, mas de forma a explicar como isso o mantém a mudar o mundo.

Wtfmurilow 17/05/2024

Que escrita
Acho que o ponto mais forte da biografia de Elon Musk é a escrita de Walter Isaacson. Escrever sobre a vida de Elon deve ter sido um desafio e tanto, considerando a quantidade de informações sobre empresas e o mundo dos negócios, que chega a assustar.

Sobre Elon, sinceramente, me parece um lunático. Não acho que seja um gênio como muitos o pintam. É um cara com boas ideias e um senso de trabalho duro que impressiona. Vejo muito do Steve Jobs em Elon (acredito que seja até pior): temperamento forte e pouca empatia o levaram muito longe, e se continuar nesse ritmo desenfreado, pode alcançar feitos ainda maiores.

Elon é controlador demais, e a compra do Twitter revela isso. Ele quer poder, gosta de mandar e ditar as regras do jogo. Provavelmente teve algum trauma na infância em relação às suas opiniões não serem aceitas, o que contribuiu para a criação desse personagem.

O grande mérito da história é realmente de Walter Isaacson, que não deixou a narrativa maçante (considerando que Elon é um sujeito sem grandes aventuras, apenas trabalho e filhos).

(ESPERO MUITO QUE TENHA A BIOGRAFIA DO KANYE WEST ?)

car1osfe1ipe 26/11/2023

O Messias tecnológico
Excelente livro, recomendado tanto para admiradores quanto para críticos. Musk é uma pessoa extremamente inteligente, porém bastante imprudente e, às vezes, considerado tóxico, mas com a loucura suficiente para acreditar que pode mudar o mundo.

Ale 11/03/2024

Biografia completa. Sob o ponto de vista não apenas de Elon, mas tb de familiares, amigos, empregados e adversários, a biografia aborda tanto as questões profissionais e sociais quanto os aspectos profundos da personalidade e das emoções de Elon Musk.

Kassia.Castro 05/01/2024

Elon Musk
Walter Isaacson
Páginas: 576

Livro recém-saído do forno com acontecimentos até abril de 2023, apesar de ser grande, foi uma leitura leve e fluida que compensa o tempo gasto. A parte do Twitter achei bem entediante e chatinha, mas foi interessante conhecer o erro associado ao Twitter. Com essa biografia, Elon consegue ser luz e sombras em um curto intervalo de tempo, uma teimosia ou determinação que são dignas de admiração. Contudo, como se diz, se correu mal, era teimosia; se correu bem, era determinação. Esta é a segunda biografia que leio dele, e certamente esta é bem mais completa e fidedigna da real imagem de Musk, desmistificando as emoções do gênio das startups, não como uma forma de justificar seus atos, mas para mostrar ao mundo o verdadeiro Elon, com seus altos e baixos, ultimamente mais baixos que altos.
Em 2022, as empresas de Elon tinham os seguintes valores de mercado:
• Tesla: 1 trilhão de dólares
• SpaceX: 100 bilhões de dólares
• The Boring Company: 5,6 bilhões de dólares
• Neuralink: 1 bilhão de dólares
• Twitter: custou 44 bilhões de dólares e hoje caiu 70% do valor desde a sua compra.
O pior erro de Elon, além de não controlar o que fala na internet, foi ter feito a compra do Twitter, o que fez cair as ações de suas outras empresas. Gostando ou não, Elon tem uma mente à frente dos demais, uma obsessão inabalável quando se envolve em um projeto, e não tem medo de se arriscar, aplicando seu dinheiro em outros projetos que podem não dar certo. Porém, Elon explora seus empregados, os humilha, fazendo-os trabalhar de modo insano e sem descanso, e ameaça demissões caso não cumpram suas ordens.
Curiosidades sobre Elon:
• Ele relata ler 9 horas por dia quando criança para fugir do bullying que sofria na escola.
• Grande fã de "Guia do Mochileiro das Galáxias", no qual surgiu sua ideia de colonizar Marte.
• Elon e seu irmão Kimbal brigavam de soco na empresa que tinham juntos.
• Elon não conseguia trabalhar bem em equipe e, por isso, foi expulso de empresas que ajudou a fundar.
• Os ucranianos tentaram usar a Starlink para um ataque secreto de drones submarinos aos navios russos na Crimeia, mas Musk cortou o sinal na Crimeia por medo da Terceira Guerra Mundial.
• Musk tem uma fixação pela letra X e diz que a letra é um mistério, a variável desconhecida mais importante da matemática. Além disso, ele amava os X-Men e deu um dos filhos o nome do personagem Xavier.
• Isaacson relata que Musk altera seu humor diversas vezes ao dia e de maneira muito intensa. “Às vezes você o encontra no modo engenheiro, que é muito divertido e muito focado no trabalho. Em outros momentos, ele está no modo bobão, com um humor juvenil, ou no modo raivoso, ou até no modo demônio sombrio”.
• Elon teve 2 filhos com a diretora da Neuralink, Zilis.
• Musk sofreu bullying na adolescência e reage ao modo do pai: aprende a esmurrar o nariz dos que lhe agridem. “Se você nunca levou um soco no nariz, não tem ideia de como isso te afeta pelo resto da vida”, afirma o empresário. Numa das brigas na escola, Musk saiu tão esfolado que teve de passar 5 dias no hospital. Quando voltou para casa, levou um sermão de uma hora do pai e gritos de que era idiota.
• Musk teve 10 filhos com 3 mulheres – o primeiro deles morreu com meses de vida.

@kahlendo

site: https://www.instagram.com/p/C1sGFFQx_9l/

Laffront 28/01/2024

Sem palavras para descrever! Simplesmente incrível.
Muito mais do que uma biografia, a complexidade e nuances que esse livro traz sobre a vida é enorme.

Eduardo 30/01/2024

Intenso!
Sou um cara apaixonado por biografias e com toda certeza essa é uma de minhas preferidas. O Musk é um daqueles gênios que fazem a diferença na história, um cara intenso e cheio de conflitos internos. Parabéns por mais um sucesso desse escritor que sou fã!

Alemão 01/02/2024

Elon musk
Excelente biografia!!! O escritor Walter Isaacson, novamente escreveu uma ótima biografia!! O "personagem" Elon Musk com certeza facilitou a vida de Isaacson, pois sem dúvida é uma das figuras mais influentes no nosso tempo, com suas controvérsias e o indubitável legado para a humanidade!!!