Jovem Persa

Jovem Persa Mary Renault

Resenhas - Jovem Persa

@bookss505 03/08/2023

Leitura #32 | Jovem Persa - Mary Renault

No segundo volume da Trilogia de Alexandre temos uma narativa pelo ponto de vista de Bagoas, o jovem persa que foi amante de Alexandre por seis anos. Em Jovem Persa conhecemos Alexandre já adulto e rei, vemos de perto o acontecer de suas decisões e seus anseios em conhecer e explorar o mundo e outras culturas.

"Tenho que ver o Fim do Mundo. Não o quero fazer para o possuir. Nem tampouco pela fama. É para ver, para estar lá..."

Alexandre tinha grande estima por Bagoas, sua cultura e costumes, tanto que ele começa a aderir costumes persas e a inserir pessoas de outras culturas junto a seu pelotão de cavaleiros e guardas. Na época, era comum que reis ao conquistar determinada região fizesse dos conquistados escr4viz4dos, mas Alexandre acreditava no poder das pessoas se redimirem e se aliarem a ele.

"Era seu desejo ser grande Rei, não só no nome, mas tambem na prática, e tudo que fazia para isso, o seu povo odiava. [...] os outros prefiram ve-lo como um senhor de uma raça de 3scr4vos, assumindo-se eles próprios senhores menores."

Esse livro foi o meu preferido até agora. A narrativa de Bagoas nos aproxima mais da história, nos deixa mais sensiveis ao ver seu ponto de vista cheio de carinho e admiração. Me emocionou muito o fato de que Bagoas e Heféstion amavam Alexandre e encontraram um meio termo para que Alexandre pudesse amar os dois de sua própria maneira.

"Todos os momentos vividos com ele parecem riquezas perdidas. Sim, ate esses dias."

Mais pro final do livro eu fui ficando muito emotiva em pensar que Alexandre era um homem de trinta e um anos, com o desejo de conhecer o mundo, amado por seus homens e com grandes idéias a serem executadas. E a pergunta me pairou na cabeça: Qual foi o maior erro de Alexandre?

Ele em si foi um bom homem, respeitoso, cheio de honra e amor. Ele acreditava no melhor das pessoas. Mas seu maior erro foi desprezar a m0rte. Alexandre acreditava que não partiria desse mundo sem que sua missão estivesse completa. Infelizmente, esse foi seu maior erro, cujo o qual seu reinado pagou após sua m0rte. E isso será o que veremos em "Jogos Funerários", o ultimo volume da trilogia que mostrará a queda do enorme e tão estimado Imperio de Alexandre.