Marte ou morte

Marte ou morte Barbosa Ribeiro

Resenhas - Marte ou morte

brunadaguarda 04/01/2024

Aventura espacial
Explorando o gênero de ficção científica, o autor Barbosa Ribeiro lança o seu primeiro livro ? Marte ou Morte ? buscando contribuir com a exploração desse gênero no Brasil. A história é ambientada inicialmente no Brasil, relatando um futuro em que a Constituição de 2034 começa a aplicar a pena de morte no país. Paralelo a isso, é discutido a ida de seres humanos à Marte, como não há pessoas suficientes inscritas no programa, surge a ideia de mandar prisioneiros condenados à morte para o planeta vermelho, iniciando assim o projeto Marte ou Morte.

Em geral, achei a ideia do livro bem criativa, dá para debater sobre diversos assuntos nessa história, principalmente direitos humanos. A leitura foi bem fluída, consegui ler rapidamente e por curiosidade para saber o que aconteceria no final. Apesar disso achei a escrita um pouco formal demais, de forma que todos os personagens pareciam ser um só, não se diferenciavam com sua personalidade. Alguns personagens eu achei que iria gostar bastante se fossem mais trabalhados, mas quase não apareceram na história, e dá para entender isso, já que eram muitos, não tinha como aparecer todos.

A ambientação de Marte me fez pensar um pouco em toda a história do desenvolvimento do planeta Terra. Isso também me deixou com mais curiosidade para pesquisar sobre o planeta vermelho. Eu não sabia que era tão frio lá, por exemplo, sempre achei que era quente, justamente por associar o planeta a cor vermelha e algo quente, mas agora já aprendi que não é bem assim, haha.

Fiquei super curiosa para saber o que vai acontecer em seguida, então acredito que já posso esperar uma continuação da história! Preciso muito saber o que vai acontecer com Deborah, Rogério, Ramiro e toda a tripulação presente em Marte.