Toda a beleza ao redor

Toda a beleza ao redor X. Tian

Resenhas - Toda a beleza ao redor

Vênus_Alice 13/09/2023

Toda a beleza ao redor
Muitas vezes fantasiamos um recomeçar, num lugar distante, onde ninguém nos conhece e poderíamos construir tudo para ser favorável, não cometer os mesmos erros e controlar um pouco mais como as pessoas pensam de nós. Mas isso não passa de uma utopia, aonde quer que formos, levaremos nossa história, traumas, cicatrizes, manias e bons momentos. O mudar de lugar que é necessário está localizado dentro de nós, o ambiente pode ajudar mas precisamos fazer essa mudança para ser mais promissora.

O livro fala muito disso, de uma família de irmã chinesas, elas viviam com a mãe numa cidade pacata, a mais velha não suportava estar lá, a mais nova amava a cidade e uma mãe que nunca se posicionava. (fora um pai que abandonou todas)
Elas mostram como o racismo pode estar nas entrelinhas, que mesmo uma pessoa que sofre racismo, também pode disseminar palavras de ódio contra um grupo e que o quão e como são afetadas, é de uma forma inteiramente particular.

Um livro lindo, leve e intenso.

Juliana.Broc 14/04/2024

Li por uma frase
?Não é como se eu odiasse minha cidade natal. É mais como se sentisse que estava sufocando aos poucos. As pessoas de lá pareciam bem em ficar onde estavam, sem nunca se arriscar muito, simplesmente se casando e tendo bebês, geração após geração. Sem interesse em tentar coisas novas, absorver novas ideias. Homogêneo é a melhor descrição. Lá, eu estava presa em um mundinho com esperanças pequenas.?

Me identifiquei com as duas irmãs, apesar de eu ser filha única. Foi uma boa leitura, esperava algo mais no final? faltou um tempero ??, mas ok, foi bom.

KatNip0 18/04/2024

Toda beleza ao redor
Pra começar, esse é um livro com camadas demais! Trata assuntos seríssimos ao mesmo tempo que desenrola um romance de verão, e posso dizer que faz isso muito bem. O livro é muito envolvente e tem uma fluidez bacana de verdade, imagino que seja porque intercala os pontos de vida das protagonistas.

Essa obra tbm captura, penso eu, muito bem o racismo e as dificuldades de se viver no interior dos Estados Unidos. Annalie em alguns momentos me irritou bastante, assim como Margaret, mas elas são humanas e isso acontece. Meu fav foi o Daniel, cara perfeito do caramba!!! A mãe delas era chata tbm. O Rajiv eu curti só achei estranho.

Não dou 5 estralas porque o livro não me deixou extasiada e em alguns momentos os personagens agiam de maneira mais voltada para continuar o enredo do que agiam como pessoas normais com senso (essa é pra vc Annalie)

Música escolhida:

You?re on Your Own, Kid - taylor swift

Estante da Leonina 10/09/2023

Esse é um livro que aborda diversos temas sensíveis e delicados sem necessariamente ser sensivel e delicado demais. É incrível como ele aborda tudo de forma leve. Goatei demais e acho que leria novamente num futuro mais distante, quando ja tiver me esquecido da história.

As personagens são bem marcantes e unicas. Achei interessante o fato de que quando to lendo pelo p.o.v. de uma eu super entendo ela e quando leio pelo da outra eu passo a entender o lado dela. Meio que nos faz pensar sobre como nunca podemos julgar os outros.

Enfim, aprovadissimo.
VK 99 10/09/2023minha estante
Contém lesbianismo? Kkjjj

Mariana Dal Chico 02/10/2023

“Toda a beleza ao redor” de X. Tian foi publicado no Brasil com a tradução de Wendy Usuki pela @editorarocco , que me enviou um exemplar de cortesia.

Fazia um tempo que eu não pegava uma leitura com protagonistas jovens, que não estivesse relacionado ao meu trabalho de alguma forma. Assim que li a sinopse, me interessei pela premissa.

Duas irmãs que não concordam em quase nada, são obrigadas a voltar a conviver no mesmo ambiente por causa de uma injúria racial cometida na casa delas.

Com a mãe chinesa e o pai americano, as irmãs têm aparências diferentes e com isso, vivenciaram formas diferentes de racismo, agressões e micro agressões.

A parte do romance não funcionou muito bem para mim, a dinâmica de Annalie com Thom não me convenceu, em nenhum momento consegui torcer pelo casal e não ainda não engoli a justificativa da mãe das garotas para suas ações no dia da formatura. A resolução do crime de injúria racial não me surpreendeu e eu esperava um pouco mais do final.

Para mim, foi uma leitura mediana, com seus bons momentos, mas não me marcou.

Talvez, se minhas expectativas fossem para um livro de romance e não para uma abordagem mais robusta sobre racismo, eu tivesse gostado mais.

site: https://www.instagram.com/p/Cx6PjGzP_Dr/

Ally.Bloom 27/02/2024

Não sei o que dizer (no bom sentido)
Que livro incrível, eu confesso que não estava esperando muito mas me surpreendi, apesar de em vários momentos sentir raiva das duas irmãs, eu entendi o lado de ambas. (Até porque pelo aconteceu óbvio, cada pessoa vai reagir de um modo diferente)
Confesso que na maior parte fiquei do lado de Margaret, apesar de não concordar com os métodos dela.

Uma coisa que me incomodou um pouco foi a mãe delas, ela na opunha(??) E ficava meio que no mundinho dela. (Como eu disse, cada pessoa reage de um jeito.) Mas esperava, talvez um conforto para as filhas sabe? Tipo não sei, uma palavra de carinho. Ou que ela tomasse uma atitude.

Gostei muito da trajetória das duas irmãs, e do livro em geral, a escrita é muito boa e o livro me prendeu do começo ao fim. Com certeza vou reler!

Serio, leiam

Fadel 14/10/2023

O final não foi oq eu esperava, mas foi muito bom acompanhar como um ato racista impacta diferentemente cara pessoa. Isso nos faz abrir os olhos e estar sempre atento. Ótimo livro

Morgan 04/10/2023

Eu terminei esse livro há uns 4 dias, mas fiquei pensando o que escrever para ele. Não é que o livro seja ruim, ele é bem-bom e fluido, mas pela sinopse eu esperava mais.
O livro conta o lado de duas irmãs e como as vidas delas são afetadas com um caso de racismo, é triste se ver o quanto as pessoas são preconceituosas e mau.
Eu gostei mais da irmã mais velha, mas não posso falar muito, porque a irmã mais nova é adolescente, é bem bobinha ainda, mas muitas vezes me fez ficar com raiva dela, mas ela não é de todo o mau.
Esperei que iriam abordar mais o racismo, mas foi bem mais superficial, tirando todo o caso que aconteceu, mas é um livro bom, tem umas lições importante. Então o livro vale mais a ler do que não.

Renata 26/11/2023

O livro narra um verão das irmãs Margareth e Annalie: duas pessoas completamente diferentes.
Um ação externa força Margareth a voltar para casa e com sua atitude forte e reativa ela pretende "resolver" o que sua mãe e irmã gostariam de esquecer.
É uma narrativa bastante delicada permeando assuntos como racismo, identidade, confrontos e traumas familiares e relações românticas pessoais sem afetamento fantasioso.
Leitura agradável e fluída.

Triz 23/03/2024

Me surpreendeu
Acabei de ler a última palavra do livro,contando com o agradecimento da autora. Dei cinco estrelas,pois encontrei ele na prateleira da livraria e comprei achando que seria mais um romance para passar o mês de férias com um conflito familiar fazendo duas irmãs se odiarem e jogar tudo no amor,contudo aprendi sobre como o racismo pode fazer alguém se sentir envergonhado por ser de uma cultura diferente,um termo pode fazer você duvidar do que é merecedor . Uma família de três mulheres que mesmo se amando muito e com coragem de largar tudo para socorrer uma a outra tem que lutar para manter a harmonia familiar,pois tem opiniões e formas diferentes de agir e a personalidade de uma pode ser o ponto fraco da outra,por não conseguir entender porque ela age dessa forma,como somos criadas pela mesma pessoa e somos assim tão distintas?
Amei desvendar cada resposta com elas,uma escrita fluida que nos prende do começo ao fim.

Ana_nda 15/01/2024

Não esperava nada e só tinha comprado pela capa. Ana me fez oassar muita raiva. Em todos os livros que leio nunca consigo sentir aqueles personagens como pessoas, eles sempre parecem forçados que nem nos filmes. As ações dos personagens não parece algo que um ser humano normal faria(nem as descrições estranhas sobre sentimentos), oi talvez eu apenas não entenda sentimentos mesmo.

Samyramoz 10/02/2024

Aprenda a lutar as suas batalhas
Confesso que comecei a leitura por uma frase que vi no Instagram, mas me surpreendi positivamente com toda a história. Eu entendo 100% Margaret, de querer ser livre, explorar o mundo e construir a vida em outro lugar. Só que tbm entendo a Annalie, em ter medo de se posicionar e às vezes evitar - fugir - do/um problema do que bater de frente. Mas se vc não se posiciona isso tbm não contribui para o problema? (Claro, que é importante decidir quais guerras vc vai querer lutar)
Gostei da narração ser intercalado entre as duas irmãs, pq elas são tão diferentes, mas no fundo passam pelas mesmas questões. Além disso, acho muito interessante como a autora abordou a temática e como o racismo é apresentado muitas vezes nas entrelinhas, nos comentários "inocentes" ou camuflado nos olhares.
Annalie e a mãe dela me fizeram muita raiva em alguns momentos e acho que é quase impossível não querer ser amiga da Margaret. No geral, o livro é muito bom e bem gostoso de ler

Maria11719 14/02/2024

Toda beleza ao redor
"Toda Beleza ao Redor" de X. Tian é uma jornada emocionante que nos leva a explorar os recantos mais profundos da alma humana. Com uma narrativa envolvente e personagens cativantes, o livro nos faz refletir sobre a beleza que está presente em cada aspecto da vida, mesmo nos momentos mais difíceis. A autora habilmente tece uma história que é ao mesmo tempo comovente e inspiradora, deixando uma marca indelével no coração do leitor. Uma leitura recomendada para quem busca encontrar a beleza em todas as coisas.

luna.valentine 09/01/2024

Muito top
Confesso que superou minhas expectativas. o quão amiga me senti de Margaret é inexplicável, e fiquei apaixonada pelo Rajiv também. a única parte ruim foi que a Annalie me estressou MUITO.

Snow Vit 26/01/2024

Impressionante e emotivo!
Que leitura agradável! Eu me conectei e me emocionei tantas vezes com a história que nem consigo listar, me vi tantas vezes na Margaret e Annalie, em suas personalidades, na relação delas como irmãs e com a mãe, na relação familiar como um todo e principalmente como alguém que cresceu em uma cidade pequena.

A história traz as questões raciais de diferentes pontos de vista e com tanto significado que mesmo eu, com 0 vivência de situações como essa, entendi o impacto dos preconceitos vividos pelas personagens. Adorei como tem diferentes camadas e traz um olhar interessante sobre a complexidade do racismo na sociedade.

Esse livro vale demais a leitura!! A leitura é bastante fluida e com certeza vale muito a pena, estou completamente apaixonada e com aquela sensação boa de terminar um livro super significativo/envolvente e interessante.