Xaveco: Vitória

Xaveco: Vitória Guilherme de Sousa

Resenhas - Xaveco: Vitória

Thais.Carvalhal 26/08/2023

A maior vitória é...
Com roteiro e arte de Guilherme de Sousa, "Vitória - Xaveco" nos traz a a busca do personagem pelo tão sonhado protagonismo, seja na corrida, no ambiente familiar ou em terceiros. Essa não é uma história de vitória. É sobre entender e apreciar aquilo que pelo que já somos vitoriosos.

Fer Muchagata 04/12/2023

Até parece que alguém vai querer ler um quadrinho sobre mim
Eu já disse isso à mim mesma tantas vezes que perdi a conta...
O Xaveco é um personagem muito fofo e engraçado, mas que sempre é deixado de lado e se sente coadjuvante da própria história. Quem nunca, não é?
Eu me identifiquei com ele várias vezez durante a história, me emocionei, chorei e dei risada.
Os traços e a narrativa são perfeitos: combinam com o protagonista (quem diria, hein, Xavequinho?) e deixam o coração quentinho.
Amei e vou ler de novo toda vez que me sentir a árvore número dois.

PS: #XAVENISEPRASEMPRE

Samuel539 03/01/2024

"E o que é o sucesso?"
Saiba que você vai se divertir muuuuito e ainda refletir sobre a questão que coloquei no título desta "resenha". Xaveco é uma HQ divertidíssima, nós sentimos na pele todas as questões vivenciadas pelo coadjuvante mais querido - mas que agora é protagonista. Outra coisa que tô amando perceber nas HQ do selo MSP é que as conexões entre as histórias estão aumentando e isso deixa ainda mais especial a experiência de leitura.
Recomendo!

Dominguesz 06/01/2024

Muito bom como retratou como realmente é a vida do xaveco e com seus pais, e como é difícil ter pais separados na infância!!! espero que tenha uma segunda graphic sobre o tão querido Xaveco

Billie Batts 10/01/2024

Virou uma das minhas graphic MSP favoritas
Delicada, forte, corajosa, uma história que vem grandona e sem medo, cercada daquelas piadas que você ri de nervoso, sabe?
Não esperava encontrar um tema tão profundo vindo de uma personagem como o xaveco.

O autor também é genial, trazendo alegorias fantásticas para compor sua narrativa

Lisi Olsen 25/09/2023

O que é uma vitória?

Xaveco tem a sua chance de ouro... mostrar a todos o seu potencial. Fazer esquecer a visão de que ele é só um coadjuvante.

Parece que ser secundário, segundo, desimportante e sem habilidades especiais é de família. E até mesmo em sua família Xaveco se sente às sombras de Xabéu.

Agora, Xaveco terá uma chance. Que está agarrando com todas as forças. Mesmo que ninguém perceba.

Em Xaveco, Vitória, vamos conhecer mais deste amado secundário. Ver o cotidiano de sua família, as mudanças de Xabéu. A relação de seus pais, ainda que separados. E como os amigos podem mudar uma situação pelo simples fato de estarem juntos.

Temas que podemos abordar: separação; divórcio; amizade; juventude; prática de esportes; autoestima; bullying; violência; empoderamento; diálogo.

Uma leitura divertida, repleta de reflexões e reviravoltas.
Venha comemorar as verdadeiras vitórias da vida!

#xaveco
#mauriciodesouza #graphicnovel #graphicmsp #guilhermesousa #turmadamonica #xavecovitoria

site: @proflisiolsen

Tico Menezes 15/10/2023

"Continuar correndo é muito mais importante do que vencer!"
O protagonismo tão esperado de Xaveco chegou! E com ele, uma história forte sobre propósito, valorização de si mesmo e reação às adversidades.

Guilherme de Sousa apresenta a família de Xaveco com um traço sensível, quase acolhedor em sua leveza e um roteiro que valoriza diálogos realistas e falas nas quais conseguimos ouvir vozes de nossas famílias. Para dar voz e protagonismo a esse - não mais - eterno secundário da Turma da Mônica, só mesmo uma história com sensibilidade e maturidade que tem como propósito ensinar e cuidar da forma que criamos expectativas e nos dedicamos a alcançá-las.

Essa é mais uma Graphic MSP que atinge o objetivo com louvor e trata o personagem com o carinho merecido. Como é bom constatar que são raras as exceções em que a equipe criativa escolhida não foi a ideal para o projeto. Coleção que só cresce em número e popularidade.
Muito sucesso para o Xaveco! Que sorte a nossa!

Marco Linares 02/01/2024

Moderno com carinha de anos 80
"Os humilhados serão exaltados", seria a frase do Bugu ao perceber que o mais amado coadjuvante da Turma da Mônica ganhou uma Graphic MSP para chamar de sua. A 38° edição do selo Graphic MSP é estrelada por Xaveco, o garotinho com cabelo em forma de chave que embora nunca tenho sido protagonista de uma revista própria, tem um dos mais elaborados núcleos familiares, permitindo que muitas crianças se identifiquem com seus dramas familiares e se conectem mais com ele do que com a Mônica ou o Cebolinha.
Bem, em "Vitória" vemos o pequeno Xaveco lidando com o drama de ser o segundo filho, o garoto socialmente invisível e ainda lidar com os bullys da rua de baixo que usam sua cara como João Bobo dia sim, dia também. Até que um belo dia, ele descobre um talento oculto... correr.
Sem muitos spoilers, na graphic novel acompanhamos as agruras do menino em lidar com seus problemas pessoais (principalmente o divórcio dos pais) e sociais enquanto ele tenta se destacar como atleta. A forma como o autor retrata isso com bom humor e emoção na dosagem certa permite ao leitor se conectar completamente com a história, tornando inevitável se colocar no lugar do protagonista. Associado ao roteiro incrível tem a arte do Guilherme que encanta os olhos e acalenta o coração enquanto você se entrega e se diverte numa das leituras mais gostosas de 2023.
Para quem é rato de gibi, vale a pena caçar todos os easter eggs da Turma da Mônica e da cultura pop em geral espalhados ao longo das páginas.
Um gibi leve, divertido e envolvente como um bom filme juvenil dos anos 80.

Pri Reis 14/01/2024

Uma história de vitórias
A história é bem organizada, uma graphic que carrega toda uma reflexão sobre o que é importante na vida, nossos objetivos e desejo de sermos notados.
A forma como os personagens são trabalhados é muito rica e divertida.