A Igreja de Cristo e o Império do Mal

A Igreja de Cristo e o Império do Mal Douglas Baptista

Resenhas - A Igreja de Cristo e o Império do Mal

joasinacio 31/08/2023

Alguns "espinhos" que a Igreja moderna tem evitado, mas não deveria
O livro é uma obra que aborda temas espinhosos, porém essenciais para a compreensão e posicionamento da igreja nos dias atuais. O autor destaca a ameaça à liberdade de expressão, pensamento, culto e crença, bem como o patrulhamento ideológico em relação à pregação das doutrinas bíblicas.
Através de uma abordagem baseada na Declaração de Fé das Assembleias de Deus no Brasil, o autor explora a relativização do pecado original, que acaba abrindo portas para distorções como o progressismo e liberalismo teológico e a desconstrução dos papéis masculino e feminino, além de uma visão distorcida do corpo. O livro busca revelar esses problemas e oferecer orientação e aconselhamento pastoral para a igreja.
O autor também ressalta a importância de formar cristãos comprometidos com a verdade bíblica, destacando a relevância do livro para auxiliar as Lições Bíblicas da Escola Dominical. Além disso, o livro aborda personagens do livro de Apocalipse, como a "grande prostituta" e a "besta de cor escarlate", alertando a igreja sobre os aspectos do espírito da Babilônia presentes no cenário global.
Ao longo da obra, o autor destaca a necessidade de os cristãos manterem uma fé correta, uma vida correta e um verdadeiro caráter cristão, vivendo em santidade e aguardando a volta do Senhor Jesus. O livro também aborda a influência do espírito da Babilônia na cultura, política, economia e outras áreas do conhecimento.
No final do livro, são apresentadas referências bibliográficas que embasam as afirmações e argumentos do autor. O livro é indicado para aqueles que desejam compreender os desafios enfrentados pela igreja nos dias atuais e buscar orientação para viver de acordo com os princípios bíblicos em um mundo dominado pelo mal.

Você pode assistir aos nossos comentários sobre essa obra em nosso canal do Youtube no link a seguir.

site: https://www.youtube.com/watch?v=1v68AO2AEoY&list=PLyTDVKjsntYQyxT-RR302uRVrmAbMU2Bs

Ezequiel.Soares 17/10/2023

A igreja contra o sistema
A igreja vem sofrendo diversos ataques, tanto de dentro, quanto de fora, a sua fé. Diversos ensinos progressistas contrários a doutrina cristã tem se infiltrado na igreja evangélica, e como defensores da verdade não podemos nos calar. Esse livro foi um auxílio das lições bíblicas CPAD do 2? trimestre 2023, onde aprendemos diversos assuntos interessantes .

Lucas 10/06/2023

É bom. Mas esperava mais.
Antes de começar esta resenha, uma pequena contextualização é necessária: a cada trimestre, cristãos da Assembleia de Deus debruçam – se em um tema exposto em treze lições a serem estudadas nos domingos. Como forma de ajudar os professores e alunos com um conteúdo adicional, a cada nova lição as Casas Publicadoras das Assembleias de Deus publicam um livro com subsídios... como este aqui.

Ao longo de treze capítulos, o doutor Douglas Baptista caminha com os leitores apresentando as ameaças que se apresentam ao ensino ortodoxo da Palavra de Deus: deturpações de ensinos bíblicos, banalização da vida e questionamento acerca da visão bíblica do corpo. E nesse ponto, é preciso ser justo: no geral, o autor consegue transmitir a sua mensagem com uma combinação de clareza e erudição singulares.

Mas a questão é que não há nada de novo aqui. Sério: se você tem livros de apoio como o “Valores Cristãos”, do mesmo autor ou o “Os Ataques Contra a Igreja de Cristo” do José Gonçalves, você não precisa tanto deste material. É impossível escapar da sensação em diversos momentos de “eu já li isso aqui” e isso estraga um pouco a experiência de leitura. Além disto, é inegável que em alguns momentos o autor adota posições um tanto quanto problemáticas: a título de exemplo, na página 123, como forma de comprovar a existência de uma perseguição religiosa institucionalizada em nosso país, Baptista conclui algo de um decreto sancionado recentemente pelo governo que não pode ser encontrado nesse decreto, nem pode ser inferido diretamente deste; é uma possibilidade extraída do autor que é vendida como um fato concreto – e isso, particularmente, causou certo incômodo.

Em todo o caso, apesar dos percalços, a leitura até vale a pena. Mas, a sensação de que poderia sair mais daqui é algo que vai acompanhar o leitor até depois da leitura desta obra.

Ederson Santiago 23/06/2023

Em tempos de narrativas e cultura do cancelamento, a liberdade de expressão, a de pensamento, a de culto e a crença estão sob ameaça.