A trama

A trama Jean Hanff Korelitz




Resenhas - A Trama


55 encontrados | exibindo 31 a 46
1 | 2 | 3 | 4


Karini.Couto 22/01/2024

Ka & Patty

Jacob Finch Bonner ou apenas Jake, é orientador de escrita criativa que não teve sucesso em suas obras. Ele segue em uma rotina sem graça, onde acompanha a evolução da carreira de outros autores. Em uma de suas aulas, ele conhece Evan Parker, e é aí que tudo começa nessa "Trama".

"Uma grande história, em outras palavras, queria ser contada. E, se você não fizesse isso ela iria embora, encontraria outro escritor que a contasse."

Jake acha Evan arrogante e esnobe, mas ao corrigir o enredo do cara, ele realmente acredita que aquele enredo de Evan será um sucesso enorme. Então aguarda o dia que verá a obra estourar, só que ao pesquisar sobre o lançamento de Evan Parker, ele descobre que Evan morreu e o único que possui a cópia daquele livro é ele. Então vem o dilema, o que fazer com aquele enredo incrível que tem em mãos? A "trama" tem tudo para ser um sucesso, uma mina de ouro.

O que ele deveria fazer? Deixar a história morrer junto com o seu antigo dono ou permitir que ela ganhe notoriedade ao ser publicada? E claro que Jake se apropria da obra e lança como se fosse sua, afinal, ele não queria ser mais um observador de carreiras notórias, ele queria ser o próprio sucesso! E esse lançamento lhe trás tudo que sempre sonhou, notoriedade, fama, reconhecimento no mundo literário. Ele está no auge, até que.. recebe a seguinte mensagem: "Você é um ladrão. Nós dois sabemos disso".

"Bons escritores pegam emprestado, grandes escritores roubam, estava pensando Jake."

A pergunta que paira, é quem escreveu esssa mensagem? Será que Jake está paranoico por ter se apropriado indevidamente de algo que não lhe pertencia e a culpa o está incomodando ou seria apenas um fã irritado com o desfecho da obra?

Jake não se contém e vai em busca de respostas, só que descobre segredos sombrios sobre Evan Parker e como ele se inspirou para escrever aquela trama.

Essa obra sen dúvida, vai deixar você olhando com atenção cada página virada e alucinado por respostas.

"A Trama" é um trhiller que em sua narrativa conduz o leitor por páginas impossíveis de largar até que tenhamos desvendado todos os mistérios. Além disso, a obra conta com citações de outras obras, que nos deixou ainda mais curiosas.

A escrita é pulsante, com capítulos curtos que fisga sua atenção logo de início, mantendo o interesse do leitor até o desfecho.



site: https://instagram.com/alempaginas
comentários(0)comente



Coisas de Mineira 16/01/2024

A TRAMA, JEAN HANFF KORELITZ – O CERTO E O ERRADO É UMA QUESTÃO DE INTERPRETAÇÃO? | RESENHA
“Em um intrincado jogo entre ética e ambição, “A Trama” nos faz mergulhar na vida de Jake Bonner, um escritor que troca as palavras por ensinamentos. Contudo, ao se ver mergulhado em um dilema moral intrigante, a narrativa se transforma em um desafio emocional para o protagonista. O livro de Korelitz emerge coberto de mistérios, plots surpreendentes e um final polêmico e bombástico!”

Jacob Finch Bonner, um autor em busca de criatividade, apresenta-se como o protagonista de “A Trama”, encontrando uma oportunidade única ao descobrir a ideia genial de Evan Parker, um futuro escritor que faleceu antes de publicar sua ideia de trabalho.

Jake, nesse cenário, tendo já publicado seu livro, agora vive aprisionado entre as páginas de seu próximo romance. As cobranças vêm de todos os lados, especialmente dele mesmo. Contudo, ele está bastante ciente de que sua primeira obra não alcançou o status de best-seller. Infelizmente, o sonho de ver sua história nas mãos de estranhos pelas ruas ainda não se concretizará tão cedo.

Resenha de A Trama, da autora Jean Hanff Korelitz

O autor é professor de uma turma de alunos de escrita criativa. Inicialmente desanimado, Jake se envolve em discussões e debates com um aluno em particular, ficando impressionado com o enredo criado por esse sujeito específico. A trama criativa não sai da mente de Jake, e ele está convicto de que Evan, seu aluno, possui um material incrível em suas mãos.

Ao longo da narrativa de Korelitz, Jake delineia sua história de vida enquanto vive em Nova Iorque. Ele compartilha sua decisão de se tornar escritor, as expectativas de seus pais e como acaba lecionando em uma universidade. Nesse ambiente acadêmico, Jake altera o curso de sua vida ao se deparar não apenas com uma nova namorada, mas também com uma possível pequena obsessão: A Trama de Evan Parker.

No lugar errado e na hora certa, talvez

Enquanto conversa com Jake, seu professor, Parker antecipa que seu projeto literário renderá fortunas. Além disso, será um livro lido por todos e digno de uma adaptação cinematográfica. Jake, experiente em interpretar obras-primas, prontamente reconhece que a história criada por Parker possui um potencial significativo para se tornar um livro de sucesso.

À medida que o tempo passa rapidamente, Jake percebe que está encurralado, sem ideias e enfrentando prazos e cobranças. Nesse contexto, recorda o que Parker lhe contou e, diante dessa lembrança, decide investigar sobre a publicação. Imaginando que uma história tão boa deveria ter sido mais comentada, Jake se lança na busca por informações. No entanto, o que Bonner descobre é que seu aluno está morto. Evan Parker faleceu, e sua história morreu com ele.

Korelitz foi ousada ao abordar esse tema em A Trama. Se Parker morreu e a concepção do que viria a ser seu livro não foi relatada, transcrita ou publicada… Por que Jake Bonner não poderia fazer algo com um material tão valioso? Certo ou errado? Ético? Mas, quem poderia saber? Jake decide utilizar a ideia que Evan lhe compartilhou anos atrás para escrever o que ele acredita será sua obra-prima.

Ele alcançou o almejado sucesso

A partir desse ponto, lidaremos com outras perspectivas apresentadas a Jake Finch Bonner (ah, esse Finch é uma homenagem a “O Sol é Para Todos” e não faz parte do seu nome real). Agora, ele está na boca do povo, com seu livro sendo um grande sucesso. Todos estão lendo, comentando e surtando! O enredo aparentemente é de tirar o fôlego. Devido ao seu êxito, Jake participa não apenas de shows, mas também de entrevistas e leituras de trechos do livro para plateias gigantescas.

Posso afirmar que um novo amor surgiu de maneira tranquila e despretensiosa na vida de Bonner. Durante uma das entrevistas para a televisão, ele conhece uma mulher bastante interessante. Aparentemente, ela é uma grande fã do autor e organizou sua participação no programa, transformando um momento quase constrangedor em algo valioso. No entanto, após a entrevista, os dois se entenderam e começaram a se conhecer melhor.

Fato é que a vida de Jake estava simplesmente perfeita. Ele encontrou um novo amor, seu livro estava sendo adaptado por um diretor de prestígio em Hollywood, e ele estava se dedicando a escrever seu próximo trabalho. Tudo estava muito bem, até demais, até que… Inesperadamente, um e-mail anônimo desencadeia uma enxurrada de problemas na vida de Bonner. Essa pessoa misteriosa alega que sabe que Jake usurpou essa história de outra pessoa, que ele não é o autor original do livro. A Trama não é dele, mas sim de outra pessoa.

Nada está bem se não estamos em paz

Jake entra em parafuso. Agora, ele começa a desenterrar toda história possível a respeito do passado sombrio de Evan Parker, o que, no fim das contas, revela uma reviravolta intrigante em “A Trama”. Bonner agora vive para descobrir quem é a pessoa que o ameaça e o tanto que esse alguém sabe a respeito de ele ter usado A Trama de Evan e a desenvolvido para escrever o seu livro de sucesso.

Embora a vida literária e pessoal de Jake esteja cada vez mais feliz, as suas preocupações interiores o dominam e quase o deterioram. Ele inicia buscas e investigações dignas de livros de detetives, entrando em contato com alguns de seus ex-alunos e colegas de Evan, além de aprofundar-se na vida familiar do falecido. Assim, descobre situações cruciais para a construção da narrativa de Korelitz.

Questão de caráter

Em defesa de Jake, ele não tinha um livro pronto e acabado no qual se basear. Ele ouviu os comentários de seu falecido ex-aluno sobre aquilo que acreditava ser uma excelente trama, e a partir daí escreveu todo o seu trabalho. Novamente, deixarei as questões éticas destacadas para que cada um as analise por seu prisma. O quão equivocado Bonner foi e quanto do que aconteceu consigo ao longo da trama foi merecido?

Também gostaria de destacar que descobri o plot da história de Korelitz. Não sei exatamente quando foi; não recordo o momento agora. Contudo, acredito que este não é um livro onde o mistério é mantido até o final. Como leitores experientes, conseguimos juntar os fatos e perceber as nuances. Mesmo assim, não me senti desestimulada a continuar lendo até a última página, pois simplesmente não fazia ideia de como tudo isso terminaria.

Em A Trama as expectativas foram atingidas

A Trama pode ser considerado um romance sólido, bem escrito e desenvolvido. Tive uma ótima experiência, envolvente e satisfatória. Li o livro em dois dias, pois estava ansiosa para descobrir o desfecho da obra. Ah, podemos perceber referências ao famoso “O Talentoso Ripley”, de Patricia Highsmith. E isso é sempre muito divertido para quem é apaixonado por literatura.

Com seu poder e mérito em prender minha atenção, manter o mistério e sustentar a narrativa até as últimas páginas, classifiquei a obra com uma pontuação de quatro estrelas. Obviamente, essas foram as minhas impressões a respeito da obra, e ela pode afetar você de outra forma. Mas, terminei essas páginas ainda em 2023, com muita satisfação em conhecer a história de Jacob Bonner. Sobre o final do livro, confesso que fiquei remoendo por uns dias… Não sei se aceitei “de boa”. Se você já leu A Trama, me conta como foi a experiência para você com a decisão final da autora!

Por: Carol Nery
Site: https://www.coisasdemineira.com/2024/01/a-trama-resenha-do-livro/
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Liliane32 15/01/2024

Eticamente errado
Livro muito rápido e fácil de ler.
A mensagem eh bem dúbia: não eh crime, mas não foi ético. Moralmente falando, a história foi contada por outra pessoa. Ele se apropriou da história sem dar os devidos créditos.
A autora nos apresenta um anti-herói, por assim dizer. Senti que estava seguindo a história do vilão do filme, e não a do mocinho. É muito difícil gostar do personagem, ele não é carismático, tem uma vibe bem looser, mas não perde a arrogância....
Sem spoiler: mas não gostei do final.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Geovanna.Lopes 05/01/2024

Opinião sem spoilers
É o tipo de livro que você precisa fazer um certo esforço para não largar no começo. O início é maçante e repetitivo, mas compreendi que era intencional para você conseguir de conectar com o principal (Jake), já que a vida dele também era repetitiva e maçante.
Quando ele consegue alcançar o sucesso, as coisas ficam mais suaves e confortáveis, acompanhando dessa forma, a felicidade de Jake, até ele sente um vento forte chegando até o seu castelo de cartas.
Gostei muito da parte investigativa, isso realmente me manteve presa do meio até ao final do livro. Porém, pra quem está acostumado a ler thrillers, a resposta está meio óbvia desde o começo.
Dessa forma, fica aqui a minha dica pra quem está na dúvida se lê a obra ou não:
Você está acostumade a ler thrillers? Se a resposta for sim: existem livros melhores.
Você está começando agora a ler thrillers? Pois bem, esse é uma ótima escolha para te guiar neste mundo!
comentários(0)comente



caaamis.b 04/01/2024

Previsível, mas tem seu valor
O inicio me fez querer abandonar a leitura. Uma narrativa confusa em alguns momentos, muito arrastada, focando em coisas que muitas vezes eram completamente desnecessários, como a descrição detalhada de alguns ambientes e situações.
Insisti, pois queria saber como seria o desenvolvimento.
Quando começa a se aproximar da trama central, lá entre 30 e 40% do livro, a história ganha um novo fôlego, uma fluidez que faz a gente querer continuar.
Infelizmente o plot não me surpreendeu, pois é bem previsível para qualquer um que esteja lendo, antes da metade do livro. Queria muito estar enganada.
Vale a leitura parar tirar suas próprias conclusões.
comentários(0)comente



Beatriz.Dantas 04/01/2024

Previsível
Juro mesmo eu lendo MUITO suspense e livros com plot, raramente eu adivinho qual vai ser o plot e nesse caso era tão previsível kkkkk ou seilá, que eu acertei..
mas o livro em si nao é ruim, tem boa escrita e desenvolvimento dos personagens.
E mesmo o plot sendo meio óbvio, no final acontece algo que foge do padrão e pode surpreender.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Maisa @porqueleio 26/12/2023

Resenha / A Trama /@porqueleio
Com o trope de ‘um livro dentro de um livro’, A trama é um suspense mais lento, apresentando o mundo do mercado editorial, com uma pegada satírica, até que o grande bestseller comece a ser contado. A autora deixa muitas pistas, e se você é um leitor contumaz do gênero, certamente perceberá rápido quem é o vilão. Mesmo porque são poucos personagens, portanto, não sobram muitas opções...

A vontade era de entrar na história e dar um safanão no Jake, tão esperto, mas foi pego de uma forma tão amadora... Ainda assim, eu acho que é uma história bem contada, com uma escrita que prende o leitor, e que, com tantas informações sobre processo de escrita e divulgação de livro, no mínimo vai te manter entretido.

site: https://www.instagram.com/p/C02GFy6RQYG/?img_index=1
comentários(0)comente



Mike 22/12/2023

A narrativa do livro é fluida e diferente, porém achei que da pra ter uma noção da resolução do enigma na metade do livro

Mas ainda sim o livro vale a pena e adorei o final
comentários(0)comente



Emilia 05/12/2023

3 estrelas - Bom livro, mas poderia ser melhor
Essa foi uma leitura sem grandes expectativas. A primeira metade do livro é muito boa, a trama te pega e você fica instigado. No entanto, do meio pro final as coisas se tornaram muito corridas. Eu preferia que a autora tivesse nos dado migalhas ao longo de todo livro, ao invés de focar tudo nas últimas páginas. A reviravolta é muito previsível, eu adivinhei quem era o grande vilão desde os 40% do livro (e acredito que todo mundo que leu também adivinhou, porque é MUITO previsível). E não gostei do final, embora ele seja pouco convencional.
Ainda assim, eu leria outro livro dessa autora, porque gostei da escrita dela, acho que ela soube criar um personagem principal complexo.
comentários(0)comente



Luvale 02/12/2023

Fazia tempo que não lia livros de thriller e gostei de voltar a ler. Esse livro tem uma premissa incrível e um plot twist muito interessante.

Acompanhamos aqui Jacob Finch Bonner, um escritor promissor que não consegue emplacar mais nenhum best-seller. Enquanto dá aulas de escrita criativa, encontra um aluno que conta um enredo inacreditável para ele, que com certeza se tornaria sucesso de vendas. Anos depois, ainda mais perdido em sua carreira, ele lembra desse aluno e de sua trama, mas ao procurar descobre que ele nunca publicou nada pois veio a falecer, deixando a história esquecida. Jacob então resolve publicar um livro com o enredo de seu ex-aluno, que se torna um sucesso estrondoso. Mas tudo vai por água abaixo quando começa a receber ameaças que prometem expor que ele é famoso por uma história roubada.

Esse livro tem um início muito arrastado e lento, com um excesso de informações do mercado editorial e do processo de escrita, que pode causar um certo estranhamento em alguns leitores, eu mesmo demorei a me conectar com o enredo. Mas a partir dos 30% do livro a leitura se torna muito dinâmica, com várias coisas acontecendo, que me deixaram muito curioso, não conseguia largar até descobrir o mistério central.

A autora intercala capítulos do livro de Jacob que deixam o mistério muito mais real, uma vez que a trama dele vai se entrelaçando com acontecimentos da vida do autor. Tudo fica muito mais interessante quando ele vai buscar informações sobre o falecimento de seu ex-aluno e sobre procedência do enredo contado por ele. Gostei muito da forma que o livro foi escrito e de como a autora vai deixando pistas e revelando coisas nas horas certas.

A Trama me perdeu um pouco no final, pois apesar de achar a ideia envolvendo roubo de histórias muito interessante, achei extremamente previsível e muito óbvio o final. Acho que isso aconteceu por eu ter o costume de ler e assistir muita coisa com investigações e plot twists. Acredito que esse livro vai ser chocante e incrível para leitores mais novos no gênero e que gostam de um bom thriller.
comentários(0)comente



@universoinfinitodoslivros 01/12/2023

Gostei bastante apesar de previsível em certos pontos
Em ?A Trama? conhecemos o escritor Jacob Finch Bonner, que após anos de fracassos literários, se torna extremamente bem-sucedido com seu novo livro, livro que na verdade foi roubado de seu aluno Evan Parker. Evan havia afirmado que não precisava da ajuda de Jacob, atualmente professor de escrita criativa, pois o enredo de seu livro garantiria sucesso certo, não apenas de venda mas de críticas, prêmios e tudo que autores renomados tem direto, porém Evan Parker acaba falecendo antes de terminá-lo.

Jacob ao descobrir sobre o falecimento do ex aluno, decide roubar a história de Evan. Ao publicar o livro anos depois, Jacob rapidamente se tornando um autor best seller mundial e consequentemente rico.

No entanto, ele começa a receber ameaças anônimas que o acusam de ser o ladrão da trama de Evan. Jacob então inicia uma investigação para descobrir a verdadeira história por trás da trama escrita pelo autor original bem como tenta descobrir quem o está ameaçando virtualmente.

Desde o início da minha vida literária eu sou apaixonado por thrillers e sempre estou disposto a me aventurar em novas histórias, principalmente quando a premissa se torna diferente e única, algo que acabei encontrando logo de cara ao ler ?A Trama?.

Tive um pouco de dificuldade de me conectar a narrativa por conta das inúmeras divagações do protagonista, mas assim que me conectei a história foi devorada com ferocidade, principalmente após presenciar uma série de plots lançados na trama, tanto voltadas a vida do Jacob quanto ao enredo chocante por trás do livro que ele roubou a trama.

Pelo fato de eu ler bastante livros do gênero acabou que alguns plots se tornaram meio óbvios pra mim, mesmo antes das revelações em si serem apresentadas, mas nada que tenha afetado negativamente minha experiência.
comentários(0)comente



55 encontrados | exibindo 31 a 46
1 | 2 | 3 | 4


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR