A trama

Resenhas - A Trama

1 | 2 | 3 | 4

Tainá.J 25/04/2024

Esperava mais... 3?
A premissa chamou minha atenção e até uns 15% estava muito envolvida. Até me surpreendi porque várias coisas que o protagonista fala no seu curso, são as mesmas coisas que ouvi do meu professor quando fiz escrita criativa, então... Minhas expectativas estavam altas!

Porém, a partir daí a história só vai declinando porque boa parte são os pensamentos inseguros e cada vez mais paranóicos do protagonista, o que deixou o ritmo lento e com muitas repetições, além de um livro desnecessariamente extenso.

Aos 35% saquei todo o enredo, o que acaba sendo frustrante já que o restante do livro foi só acompanhar em que momento o personagem se daria conta... Mas, apesar dele ser um professor/escritor e ter feito todo o livro (que tem dentro da história), não suspeita em nenhum momento do que tá acontecendo, o que me irritou em alguns trechos.

No final, gostei do destino dos personagens, deixou um pouco mais assustador, por isso acabei dando 3 estrelas.

Gostei do enredo, e a reviravolta é boa, mas esperava bem mais da execução.
Acredito que pessoas que trabalhem ou se interessem pela temática da escrita vão curtir mais, como foi meu caso, porque do contrário acho que teria abandonado essa leitura.

lipelimma 21/05/2024

⭐⭐⭐⭐⭐ Elemento Surpresa ou Plot Twist ou Final
⭐⭐⭐⭐ Escrita ou Narrativa
⭐⭐⭐⭐ Frases ou Citações

sweetc4se 28/03/2024

Que plot meus caros, que plot
A história toda é ótima, te prende e te deixa alucinado pra saber o que tá acontecendo.
A escrita é muito boa, não se arrasta.
O plot é de ficar ???
Eu amei, cheguei nesse livro por acaso e foi um aótima leitura, recomendo

Jess 25/10/2023

Futura mini-série Star+
O começo do livro é bem lento, chegando a ser chato. Mas já na parte 2-3 o livro consegue se desenrolar muito bem até a parte final, que gostei muito apesar de ter sido um pouco óbvio quando você descobre sobre o que é aquela história.
Estou ansiosa para a adaptação do livro em série, acho que tem tudo pra dar certo e os atores escalados são muito bons.

Em conclusão, vale a pena a leitura e perseverar na primeira parte do livro.

Thaistes 24/10/2023

A Trama
Primeiro livro de suspense que eu leio, depois de anos. No começo achei chato, mas depois que vc entende que são duas histórias sendo narradas fica mais interessante, o final é surpreendente porq eu não esperava por este final. Gostei e recomendo.

caaamis.b 04/01/2024

Previsível, mas tem seu valor
O inicio me fez querer abandonar a leitura. Uma narrativa confusa em alguns momentos, muito arrastada, focando em coisas que muitas vezes eram completamente desnecessários, como a descrição detalhada de alguns ambientes e situações.
Insisti, pois queria saber como seria o desenvolvimento.
Quando começa a se aproximar da trama central, lá entre 30 e 40% do livro, a história ganha um novo fôlego, uma fluidez que faz a gente querer continuar.
Infelizmente o plot não me surpreendeu, pois é bem previsível para qualquer um que esteja lendo, antes da metade do livro. Queria muito estar enganada.
Vale a leitura parar tirar suas próprias conclusões.

Liliane32 15/01/2024

Eticamente errado
Livro muito rápido e fácil de ler.
A mensagem eh bem dúbia: não eh crime, mas não foi ético. Moralmente falando, a história foi contada por outra pessoa. Ele se apropriou da história sem dar os devidos créditos.
A autora nos apresenta um anti-herói, por assim dizer. Senti que estava seguindo a história do vilão do filme, e não a do mocinho. É muito difícil gostar do personagem, ele não é carismático, tem uma vibe bem looser, mas não perde a arrogância....
Sem spoiler: mas não gostei do final.

Luvale 02/12/2023

Fazia tempo que não lia livros de thriller e gostei de voltar a ler. Esse livro tem uma premissa incrível e um plot twist muito interessante.

Acompanhamos aqui Jacob Finch Bonner, um escritor promissor que não consegue emplacar mais nenhum best-seller. Enquanto dá aulas de escrita criativa, encontra um aluno que conta um enredo inacreditável para ele, que com certeza se tornaria sucesso de vendas. Anos depois, ainda mais perdido em sua carreira, ele lembra desse aluno e de sua trama, mas ao procurar descobre que ele nunca publicou nada pois veio a falecer, deixando a história esquecida. Jacob então resolve publicar um livro com o enredo de seu ex-aluno, que se torna um sucesso estrondoso. Mas tudo vai por água abaixo quando começa a receber ameaças que prometem expor que ele é famoso por uma história roubada.

Esse livro tem um início muito arrastado e lento, com um excesso de informações do mercado editorial e do processo de escrita, que pode causar um certo estranhamento em alguns leitores, eu mesmo demorei a me conectar com o enredo. Mas a partir dos 30% do livro a leitura se torna muito dinâmica, com várias coisas acontecendo, que me deixaram muito curioso, não conseguia largar até descobrir o mistério central.

A autora intercala capítulos do livro de Jacob que deixam o mistério muito mais real, uma vez que a trama dele vai se entrelaçando com acontecimentos da vida do autor. Tudo fica muito mais interessante quando ele vai buscar informações sobre o falecimento de seu ex-aluno e sobre procedência do enredo contado por ele. Gostei muito da forma que o livro foi escrito e de como a autora vai deixando pistas e revelando coisas nas horas certas.

A Trama me perdeu um pouco no final, pois apesar de achar a ideia envolvendo roubo de histórias muito interessante, achei extremamente previsível e muito óbvio o final. Acho que isso aconteceu por eu ter o costume de ler e assistir muita coisa com investigações e plot twists. Acredito que esse livro vai ser chocante e incrível para leitores mais novos no gênero e que gostam de um bom thriller.

Coisas de Mineira 16/01/2024

A TRAMA, JEAN HANFF KORELITZ – O CERTO E O ERRADO É UMA QUESTÃO DE INTERPRETAÇÃO? | RESENHA
“Em um intrincado jogo entre ética e ambição, “A Trama” nos faz mergulhar na vida de Jake Bonner, um escritor que troca as palavras por ensinamentos. Contudo, ao se ver mergulhado em um dilema moral intrigante, a narrativa se transforma em um desafio emocional para o protagonista. O livro de Korelitz emerge coberto de mistérios, plots surpreendentes e um final polêmico e bombástico!”

Jacob Finch Bonner, um autor em busca de criatividade, apresenta-se como o protagonista de “A Trama”, encontrando uma oportunidade única ao descobrir a ideia genial de Evan Parker, um futuro escritor que faleceu antes de publicar sua ideia de trabalho.

Jake, nesse cenário, tendo já publicado seu livro, agora vive aprisionado entre as páginas de seu próximo romance. As cobranças vêm de todos os lados, especialmente dele mesmo. Contudo, ele está bastante ciente de que sua primeira obra não alcançou o status de best-seller. Infelizmente, o sonho de ver sua história nas mãos de estranhos pelas ruas ainda não se concretizará tão cedo.

Resenha de A Trama, da autora Jean Hanff Korelitz

O autor é professor de uma turma de alunos de escrita criativa. Inicialmente desanimado, Jake se envolve em discussões e debates com um aluno em particular, ficando impressionado com o enredo criado por esse sujeito específico. A trama criativa não sai da mente de Jake, e ele está convicto de que Evan, seu aluno, possui um material incrível em suas mãos.

Ao longo da narrativa de Korelitz, Jake delineia sua história de vida enquanto vive em Nova Iorque. Ele compartilha sua decisão de se tornar escritor, as expectativas de seus pais e como acaba lecionando em uma universidade. Nesse ambiente acadêmico, Jake altera o curso de sua vida ao se deparar não apenas com uma nova namorada, mas também com uma possível pequena obsessão: A Trama de Evan Parker.

No lugar errado e na hora certa, talvez

Enquanto conversa com Jake, seu professor, Parker antecipa que seu projeto literário renderá fortunas. Além disso, será um livro lido por todos e digno de uma adaptação cinematográfica. Jake, experiente em interpretar obras-primas, prontamente reconhece que a história criada por Parker possui um potencial significativo para se tornar um livro de sucesso.

À medida que o tempo passa rapidamente, Jake percebe que está encurralado, sem ideias e enfrentando prazos e cobranças. Nesse contexto, recorda o que Parker lhe contou e, diante dessa lembrança, decide investigar sobre a publicação. Imaginando que uma história tão boa deveria ter sido mais comentada, Jake se lança na busca por informações. No entanto, o que Bonner descobre é que seu aluno está morto. Evan Parker faleceu, e sua história morreu com ele.

Korelitz foi ousada ao abordar esse tema em A Trama. Se Parker morreu e a concepção do que viria a ser seu livro não foi relatada, transcrita ou publicada… Por que Jake Bonner não poderia fazer algo com um material tão valioso? Certo ou errado? Ético? Mas, quem poderia saber? Jake decide utilizar a ideia que Evan lhe compartilhou anos atrás para escrever o que ele acredita será sua obra-prima.

Ele alcançou o almejado sucesso

A partir desse ponto, lidaremos com outras perspectivas apresentadas a Jake Finch Bonner (ah, esse Finch é uma homenagem a “O Sol é Para Todos” e não faz parte do seu nome real). Agora, ele está na boca do povo, com seu livro sendo um grande sucesso. Todos estão lendo, comentando e surtando! O enredo aparentemente é de tirar o fôlego. Devido ao seu êxito, Jake participa não apenas de shows, mas também de entrevistas e leituras de trechos do livro para plateias gigantescas.

Posso afirmar que um novo amor surgiu de maneira tranquila e despretensiosa na vida de Bonner. Durante uma das entrevistas para a televisão, ele conhece uma mulher bastante interessante. Aparentemente, ela é uma grande fã do autor e organizou sua participação no programa, transformando um momento quase constrangedor em algo valioso. No entanto, após a entrevista, os dois se entenderam e começaram a se conhecer melhor.

Fato é que a vida de Jake estava simplesmente perfeita. Ele encontrou um novo amor, seu livro estava sendo adaptado por um diretor de prestígio em Hollywood, e ele estava se dedicando a escrever seu próximo trabalho. Tudo estava muito bem, até demais, até que… Inesperadamente, um e-mail anônimo desencadeia uma enxurrada de problemas na vida de Bonner. Essa pessoa misteriosa alega que sabe que Jake usurpou essa história de outra pessoa, que ele não é o autor original do livro. A Trama não é dele, mas sim de outra pessoa.

Nada está bem se não estamos em paz

Jake entra em parafuso. Agora, ele começa a desenterrar toda história possível a respeito do passado sombrio de Evan Parker, o que, no fim das contas, revela uma reviravolta intrigante em “A Trama”. Bonner agora vive para descobrir quem é a pessoa que o ameaça e o tanto que esse alguém sabe a respeito de ele ter usado A Trama de Evan e a desenvolvido para escrever o seu livro de sucesso.

Embora a vida literária e pessoal de Jake esteja cada vez mais feliz, as suas preocupações interiores o dominam e quase o deterioram. Ele inicia buscas e investigações dignas de livros de detetives, entrando em contato com alguns de seus ex-alunos e colegas de Evan, além de aprofundar-se na vida familiar do falecido. Assim, descobre situações cruciais para a construção da narrativa de Korelitz.

Questão de caráter

Em defesa de Jake, ele não tinha um livro pronto e acabado no qual se basear. Ele ouviu os comentários de seu falecido ex-aluno sobre aquilo que acreditava ser uma excelente trama, e a partir daí escreveu todo o seu trabalho. Novamente, deixarei as questões éticas destacadas para que cada um as analise por seu prisma. O quão equivocado Bonner foi e quanto do que aconteceu consigo ao longo da trama foi merecido?

Também gostaria de destacar que descobri o plot da história de Korelitz. Não sei exatamente quando foi; não recordo o momento agora. Contudo, acredito que este não é um livro onde o mistério é mantido até o final. Como leitores experientes, conseguimos juntar os fatos e perceber as nuances. Mesmo assim, não me senti desestimulada a continuar lendo até a última página, pois simplesmente não fazia ideia de como tudo isso terminaria.

Em A Trama as expectativas foram atingidas

A Trama pode ser considerado um romance sólido, bem escrito e desenvolvido. Tive uma ótima experiência, envolvente e satisfatória. Li o livro em dois dias, pois estava ansiosa para descobrir o desfecho da obra. Ah, podemos perceber referências ao famoso “O Talentoso Ripley”, de Patricia Highsmith. E isso é sempre muito divertido para quem é apaixonado por literatura.

Com seu poder e mérito em prender minha atenção, manter o mistério e sustentar a narrativa até as últimas páginas, classifiquei a obra com uma pontuação de quatro estrelas. Obviamente, essas foram as minhas impressões a respeito da obra, e ela pode afetar você de outra forma. Mas, terminei essas páginas ainda em 2023, com muita satisfação em conhecer a história de Jacob Bonner. Sobre o final do livro, confesso que fiquei remoendo por uns dias… Não sei se aceitei “de boa”. Se você já leu A Trama, me conta como foi a experiência para você com a decisão final da autora!

Por: Carol Nery
Site: https://www.coisasdemineira.com/2024/01/a-trama-resenha-do-livro/

Karini.Couto 22/01/2024

Ka & Patty

Jacob Finch Bonner ou apenas Jake, é orientador de escrita criativa que não teve sucesso em suas obras. Ele segue em uma rotina sem graça, onde acompanha a evolução da carreira de outros autores. Em uma de suas aulas, ele conhece Evan Parker, e é aí que tudo começa nessa "Trama".

"Uma grande história, em outras palavras, queria ser contada. E, se você não fizesse isso ela iria embora, encontraria outro escritor que a contasse."

Jake acha Evan arrogante e esnobe, mas ao corrigir o enredo do cara, ele realmente acredita que aquele enredo de Evan será um sucesso enorme. Então aguarda o dia que verá a obra estourar, só que ao pesquisar sobre o lançamento de Evan Parker, ele descobre que Evan morreu e o único que possui a cópia daquele livro é ele. Então vem o dilema, o que fazer com aquele enredo incrível que tem em mãos? A "trama" tem tudo para ser um sucesso, uma mina de ouro.

O que ele deveria fazer? Deixar a história morrer junto com o seu antigo dono ou permitir que ela ganhe notoriedade ao ser publicada? E claro que Jake se apropria da obra e lança como se fosse sua, afinal, ele não queria ser mais um observador de carreiras notórias, ele queria ser o próprio sucesso! E esse lançamento lhe trás tudo que sempre sonhou, notoriedade, fama, reconhecimento no mundo literário. Ele está no auge, até que.. recebe a seguinte mensagem: "Você é um ladrão. Nós dois sabemos disso".

"Bons escritores pegam emprestado, grandes escritores roubam, estava pensando Jake."

A pergunta que paira, é quem escreveu esssa mensagem? Será que Jake está paranoico por ter se apropriado indevidamente de algo que não lhe pertencia e a culpa o está incomodando ou seria apenas um fã irritado com o desfecho da obra?

Jake não se contém e vai em busca de respostas, só que descobre segredos sombrios sobre Evan Parker e como ele se inspirou para escrever aquela trama.

Essa obra sen dúvida, vai deixar você olhando com atenção cada página virada e alucinado por respostas.

"A Trama" é um trhiller que em sua narrativa conduz o leitor por páginas impossíveis de largar até que tenhamos desvendado todos os mistérios. Além disso, a obra conta com citações de outras obras, que nos deixou ainda mais curiosas.

A escrita é pulsante, com capítulos curtos que fisga sua atenção logo de início, mantendo o interesse do leitor até o desfecho.

site: https://instagram.com/alempaginas

Margo_livros 11/05/2024

O despertar da escrita
Se você está em busca de um thriller literário envolvente e repleto de mistério, ?A Trama? de Jean Hanff Korelitz é a escolha certa.

A história acompanha Jacob Finch Bonner, um escritor que busca recuperar seu prestígio ao escrever um romance baseado na ideia de um aluno. Contudo, o que parecia ser um caminho claro para o sucesso transforma-se em uma teia de intrigas, dilemas éticos e mistérios.

A autora nos guia através de um suspense psicológico cativante, onde cada personagem tem segredos ocultos e nada é o que parece.

Quer saber mais sobre este livro e como ele nos faz refletir sobre os limites entre ficção e realidade? Leia a resenha completa no blog

manauaraliteraria 17/02/2024

Valeu muito a pena conhecer a história.
O início desse ano foi bem difícil para pegar embalo na leitura, mas hoje eu li a metade que estava faltando para terminar a primeira leitura do ano ?

O enredo dessa história é bem interessante. Não sei exatamente se por eu não estar com tanto pique para leitura, mas ela começou muito arrasta. E seguiu assim, até hoje.

Já tinha lido quase metade do livro, e na página 104 eu já tinha sacado plot. Mas, assim como em outras leituras, no seu desenvolvimento o autor tentou tirar meu foco, porém não consegui. Quando o plot foi confirmado eu fique: Só você que não estava vendo ainda Jacob ???

? Descrição

Jacob Finch Bonner é um professor que dá aula de pós graduação em escrita criativa no campus da universidade Ripley. Ele é escritor, mas teve apenas um trabalho de sucesso até o momento, o romance A Invenção do Assombro.

Uma nova turma se inicia e nela estão vários alunos que Jacob imagina terem o mesmo objetivo: aprimorar sua escrita. Mas um deles, aparentemente é orgulhoso de mais para afirmar isso e diz que deseja ter apenas mais um curso no currículo, pois acredita no seu potencial e mostra isso para Jacob através de algumas páginas do romance que está escrevendo.

O professor não tem dúvidas de que aquela história pode sim se tornar um sucesso e fica com certa inveja.

Anos se passam e, agora em outro emprego - uma casa de repouso para autores - Jacob acha que reencontra o antigo aluno pomposo, que aparentemente não o reconhece. Curioso para saber se o aluno conseguiu finalizar o trabalho que o apresentou anos atrás, ele faz uma breve st4lke4da e descobre que seu antigo aluno fal3c3u.

Faz mais algumas buscas para ver se encontra algo sobre a história que lhe parecia muito promissora, mas não encontra nada. E daí vem a ideia: usar as poucas lembranças que tem para escrever um livro com o pouco do enredo que ainda estava vívido em sua mente.

Algum tempo depois Jacob reaparece, agora divulgando sua nova história, que é um sucesso. Temos a oportunidade de conhecer um pouco da obra que tem o nome um tanto significativo: Réplica.

Mas a sombra da culpa persegue Jacob a cada momento, a cada nova entrevista e divulgação do novo trabalho: E se alguém que chegou a conhecer a história do seu antigo aluno, e a reconhecer em seu mais novo trabalho?

Será que tem a possibilidade disso acontecer?

Só lendo A Trama para descobrir ???????

Luigi Turunen 29/04/2024

Uma história surpreendente com uma incrível reviravolta! Super recomendo a quem gosta de um bom suspense.

1 | 2 | 3 | 4