Pensando em sistemas

Pensando em sistemas Dana Meadows

Resenhas - Pensando em sistemas

Danilo Feijó 22/03/2024

O mundo é um sistema!
Mostra uma maneira de observar temas do mundo de uma maneira mais clara. Os sistemas.
Apresenta os tipos de sistema, decompondo em elementos, interconexões e funções.

Com exemplos, fluxogramas e gráficos, ensina observar e entender sistemas, identificar problemas em sua causa raiz e onde agir (ou não) para resolver problemas de forma efetiva.

Após a leitura, você vai querer ver tudo como um sistema!

Luiza 30/01/2023

Uma nova forma de pensar
Esse livro estava na minha lista há muito tempo em sua versão em inglês, mas aí veio a Editora Sextante e lançou em Setembro essa versão maravilhosa em português que eu ganhei de presente e rapidamente comecei a ler.

É indescritível a forma com que esse livro me fez pensar de maneira diferente, enxergar os problemas sob uma nova perspectiva e sistematizar o entendimento de problemas em larga escala.

(página 16)
"Em um mundo que muda com rapidez estonteante e se torna cada vez mais complexo, o pensamento sistêmico nos ajudará a enxergar, gerenciar e adaptar a ampla gama de escolhas que temos diante de nós. Essa forma de pensar nos dá liberdade para identificar as causas dos problemas e descobrir novas oportunidades."

O livro foi escrito há quase 3 décadas mas seus princípios são universais e atemporais.

Recheado de exemplos, a autora descreve no início do livro como sistemas simples funcionam e vai agrupando em tipos os sistemas que podemos encontrar por aí.

A visão proposta pela autora nos ajuda a compreender os motivos pelos quais os pequenos e grandes problemas do mundo estão sendo tratados de forma incorreta pois não são analisados pela perspectiva sistêmica.

(página 21)
"Numa época em que o mundo está mais confuso, mais populoso, mais interconectado, mais independente e mais inconstante que nunca, quanto mais formas de enxergá-lo houver, melhor. A lente do pensamento sistêmico nos permite recuperar a intuição sobre sistemas inteiros e
Aprimorar nossas habilidades para entender partes;
Enxergar interconexões;
Fazer perguntas 'e se' sobre possíveis comportamentos futuros;
Ser criativos e corajosos na reestruturação do sistema."

Sistemas existem e, para lidar com sua complexidade, precisamos compreendê-los e reestruturá-los. Portanto, se você busca ampliar a sua visão e entender como tudo está conectado e como as coisas se afetam, esse livro é para você!

Kyuketsu 04/02/2024

Uma vida sistêmica
Este é um daqueles livros que compõe leitura obrigatória a acadêmicos e não acadêmicos. De maneira simples, objetiva e didática, a autora apresenta os fundamentos teóricos do pensamento, visão e atitudes que deve(ria)m ser adotados por todos nós.

Para ser continuamente relido (livro de cabeceira), fornece insights importantes e extremamente atuais para as atuais e próximas gerações.

Para o acadêmico iniciante, apresenta as bases de uma visão mais alinhada ao que se espera de um membro da "elite intelectual". Para o iniciado, pode ajudar a corrigir vícios oriundos de uma mentalidade cartesiana. Para o "cidadão comum", apresenta a beleza de um mundo externamente a ser descoberto. Para todos, um convite à resiliência e responsabilidade social.

Vini 05/12/2023

O Poder das pequenas mudanças
Este livro de Donella Meadows é uma exploração profunda e reveladora sobre a dinâmica de sistemas. Ele desvenda a complexidade dos sistemas globais e destaca como intervenções estratégicas, mesmo pequenas, podem levar a mudanças profundas e duradouras. Meadows nos ensina a identificar e utilizar pontos críticos de influência para promover uma transformação positiva, um conhecimento essencial para quem busca entender e moldar o mundo ao nosso redor.

Leh 14/04/2024

Não foi aquela coisa que se diga nossa que livro bom, mas traz uns exemplos interessantes de sistemas e como ?resolver? problemas, ou pelo menos pensar sobre eles

Obs.: a nota baixa é porque algumas partes ficaram repetitivas e cansativas