O Nosso Coração

O Nosso Coração Guy de Maupassant

Resenhas - O Nosso Coração

Nati 10/06/2023

Eu não tive pretensão nenhuma com esse texto, e eu não estava errada de todo. Mesmo sendo um clássico, é de fácil e rápida leitura. O autor é muito claro e objetivo, escreve de forma fluida e agradável.

Basicamente a história é sobre um pretenso artista e homem da sociedade e sua amante. Em si nada de mais, só que a forma que os dois amam e como expressam esse amor é o mais interessante da obra. Temos uma mulher chamada de "moderna" que ama não de forma passional, mas constante e fiel, com até certo distanciamento. Ama vivamente o luxo, as festas e a liberdade recém conquistada. Já Mariolle ama como um típico artista cliché, com loucuras e devaneios. Um par diferente eu diria.

Durante o livro existem falas sobre as tais "mulheres da sociedade", descritas como fúteis e egoístas, por vezes até como incapazes. Existe uma exaltação ao "amor do passado", ingénuo e puro, ou daqueles dedicados pelas mulheres mais pobres. Porém, admitem que são as tais mulheres modernas e o desprezo que elas dedicam aos homens que se apaixonam por elas que os atraem.

Aliás, existe este pequeno séquito de homens frustrados, que nutrem um amor não correspondido e um despeito por conta do orgulho ferido que rodeiam Miguela. Não entendi o motivo sinceramente. Um destes, Lamarthe possui falas que transparecem esta "revolta" , e no entanto continua a rodear Miguela, que se envaidece destes homens que vivem para louvar sua beleza, bom gosto e seus banquetes.

O final foi perfeitamente previsível, o que não foi previsível foi a atitude final de André, impossível de defender.

É um livro interessante, principalmente por conta destas nuances de sentimentos, de atitudes irreflectidas, de vaidade e do contraste entre um amor mais "singelo" e o amor "arrebatador" , e deixa o questionamento do que faríamos ante tal situação. Talvez pessoas mais românticas irão se identificar com o André e as pessoas mais lógicas com Miguela, mas nenhum dos dois está completamente certo ou completamente errado. Questão de ponto de vista.