O Caso Araceli

O Caso Araceli Felipe Quintino...

Resenhas - O Caso Araceli

Ju Ragni 05/01/2024

Considerações sobre um crime sem solução
Como todos sabem, não houve condenação no julgamento dos suspeitos do crime, então não há possibilidade de esclarecimento, portanto, não se espere que a leitura traga nenhuma novidade sobre o que já se sabia. Já se passaram 50 anos desde que essa criança foi morta, e a essa altura, o que é importante, a meu ver, são os fatos: uma criança morreu de forma horrível, vítima de adultos que a usaram para satisfazer suas taras, e a polícia capixaba nunca esteve nem perto de solucionar o crime. O que o livro consegue mostrar muito bem é a inépcia (provavelmente intencional) inaceitável dos órgãos públicos da época, pois além da polícia, havia claro envolvimento da secretaria da segurança pública e até do governo do estado. O inquérito é incrível: tem desde a participação ativa de um dos suspeitos na coleta de provas, como ajudante do delegado responsável, inclusive portando carteirinha da polícia, sumiço das fotos do corpo e local do crime, de dentro da delegacia onde se encontravam, até erros que nem seriam primários, de tão inaceitáveis: não foi perguntado aos suspeitos nem onde estavam no dia do crime. Fica claro que desde o início já foi decretada a impunidade dos assassinos. Basta dizer que até hoje a principal avenida beira-mar da cidade tem o nome do pai/avô de um dos suspeitos: Dante Michelini. Pode-se dizer que a vida acerta as contas com quem cometeu tamanha monstruosidade, como o irmão de Araceli disse em uma entrevista recente, mas o que a sociedade gostaria de ver seria a justiça sendo cumprida, e os assassinos sendo punidos de acordo com a lei, que mesmo não sendo rigorosa o suficiente para punir um crime tão horrível como esse, existe e devia cair sobre eles. O livro traz considerações importantes e fatos marcantes após o crime, como a instituição do dia 18 de maio (o dia em que Araceli desapareceu) como o dia nacional do combate à exploração sexual de crianças e adolescentes, comenta sobre a situação atual das pessoas envolvidas na época, e acho que tem sua importância ao menos em falar sobre um acontecimento passado que foi uma chaga na história do país, para que a vergonha da impunidade não se repita. Quanto ao crime em si, achei o livro do José Louzeiro ARACELI MEU AMOR melhor na narrativa, é mais detalhado e a reconstrução fica bem mais explícita, embora a metade final seja bastante hipotética. Um complementa o outro.

Bruhh 23/02/2024

Fiquei bastante receosa em se iniciar a leitura do livro pois temia que fizessem a exploração da crueldade do crime, porém me surpreende bastante com livro pois é mais sobre a investigação em si e as falhas que ocorreram e em como a mídia foi sensacionalista com o caso e com a família que era de origem estrangeira, e de trazer uma reflexão de que atualmente ainda temos vários casos parecido como o dela.