O Sapatinho de Cristal

O Sapatinho de Cristal Francisco Guimarães

Resenhas - O Sapatinho de Cristal

Leo - Blog Livreiro. 09/12/2022

Uma Coletânea de Contos Surpreendentes
Esse livro se trata de uma coletânea de histórias que buscam unir o clássico dos contos de fadas e críticas sutis da contemporaneidade. O próprio título - Sapatinho de Cristal - remete a um dos itens mais famosos desse gênero, o sapato da Cinderela.

Os contos em si são muito bem escritos, e mesmo que se derramem sobre páginas sucintas, o desejo de leitura por uma obra completa com mais profundidade de alguns deles é constante.

Além disso, cada capítulo é apresentado por algum personagem da narrativa anterior, como se todos se conhecessem ou soubessem da existência dos outros. Isso permite que o autor se aproxime dos leitores através de suas criações.

Dentre os diversos debates levantados pelo autor em suas releituras, destaca-se a priorização do lucro sobre o conteúdo dos livros, as relações de poder e a alienação de indivíduos, o luto e o abandono afetivo.

As histórias que mais se destacaram na minha leitura foram: Iguais e Livre; A Derrota do Grande Lobo Mau; Eternamente Seu; e Rumo a Estação Felicidade. Elas sem dúvida me tocaram de modo especial. Por isso recomendo bastante essa leitura!!!
Francisco.Guimaraes 10/12/2022minha estante
Obgggg a gente só escreve por causa dos leitores !

Raquel Cavalcanti 30/11/2022

Lúdico e questionador.
"O Sapatinho de Cristal e outros contos", de Francisco Guimarães (@fgautor) , é (como o próprio título revela) uma união de contos. Todos os contos são interligados e narrados por um dos personagens da história que a antecede.

Os contos de fadas estão diretamente ligados ao inconsciente de praticamente todos (as) os (as) leitores (as). É quase impossível encontrar alguém que não tenha lido ou pelo menos ouvido a algum conto de fadas. Somos envolvidos numa áurea de nostalgia e cada página. E são poucas as páginas, mas não se enganem: há muitos ensinamentos nelas. É um livro encantador que nos faz retornar à infância, mas também há momentos de crítica social.

Os contos são (em ordem) "As Aventuras de Mamãe Gansa", "Glória para mim", "O Sapatinho de Cristal", "Iguais e Livres", "A Derrota do Grande Lobo Mau", "Eternamente Seu" e "Rumo à estação Felicidade". Todas são um primor e quando nos damos conta, já chegamos ao final.

Para quem quer diversão e, ao mesmo tempo, relevantes lições para a vida em poucas linhas, essa leitura é mais do que recomendada.

@livretoencantado 08/11/2022

Leitura repleta de reflexões para a vida inteira!
Eis aqui uma repaginada de 3 contos de fadas bem conhecidos por nós, feita com maestria pelo Francisco. Além, de 4 contos originais.

O autor nos submerge em pura e sincera nostalgia da infância, adentrando nos contos de fadas e também focando em críticas sociais e bastante reflexões no decorrer das páginas.

A escrita é rebuscada em alguns contos mais do que em outros, e alguns leitores podem vir a ter dificuldades em interpretar o que o texto realmente quer nos passar; a lição introduzida na história nem sempre vai ser tão explícita.

Adorei demais o fato de personagens de histórias anteriores terem a oportunidade de apresentarem os contos de outros personagens.

O conto que mais me marcou, foi o "Rumo à Estação Felicidade", me bateu uma nostalgia bem bacana de fatos relatados, juntamente com uma tristeza intensa.

Falou em doguinhos, histórias com esses seres incríveis, eu já fico de coração quentinho, mas nesta história foi diferente, o sentimento realmente foi de tristeza e, porque não dizer, de revolta.

Cada conto com sua particularidade, cada personagem especial, com suas mensagens de reflexão, suas lições para a vida toda!

Leitura mais do que indicada!

Francisco.Guimaraes 10/09/2022

Lançamento
Nesse meu novo ebook, a tradição e a novidade se misturam. Vemos o Lobo Mau no banco dos acusados, a Cinderela trabalhando em uma fábrica e formigas anarquistas tramando uma revolta. Os contos de fadas que conhecemos estão com uma nova roupagem, é verdade, mas o encanto sem fim dessas estórias permanece o mesmo.

Luanna |@lualivro 15/10/2022

É uma história bem legal e divertida, um livro de contos onde inclui os contos de fadas diferente, vamos dizer. Eu curti bastante e tem uma escrita fluída e viciante.

Vicky Fênix 16/10/2022

Clássico e atual
O autor demostrou nesse grupo de contos uma criatividade ímpar. A forma com que "costurou" as histórias ficou muito legal.

Os personagens fazem a vez de mestres de cerimônias, e um introduz a história do outro. Sem falar que alguns terminam ao som de um sambinha.

Os textos trazem sempre reflexão e uma crítica social embutida.

Em uma mistura de fantasia e realidade, as referências aos contos de fadas têm um gostinho de infância e nostalgia, mas confesso que eu me perdi algumas vezes, não acompanhando a linha condutora da narrativa. Tive que reler os contos: As aventuras da mamãe gansa; Iguais e livres; e Eternamente seu, resgatando informações que possivelmente eu tivesse perdido. Não as encontrei.

O conto que eu mais gostei foi: "Glória para mim", nele ficou a mensagem de que devemos sempre estar preparados para as mudanças, e como sempre tem alguém tirando proveito delas.

Quero destacar também: "Rumo à estação felicidade", um relato triste de cães à mercê dos desatinos cruéis da "raça humana".

Recomendo a leitura para quem gosta de contos inspirados em histórias infantis clássicas e uma mistura de ficção e realidade.

Kaline 20/10/2022

Uma grata surpresa
De início me senti um pouco confusa com os personagens e a função de cada um nas estórias, mas à medida que a leitura avança, tudo vai entrando nos eixos gradativamente.
As estórias são um tanto quanto complexas em minha opinião, talvez porque eu não esteja familiarizada com a escrita do autor. Contudo, não foi uma leitura difícil (o tempo todo) e eu gostei muito de ler as estórias, principalmente a última, "Rumo à estação felicidade". Me emocionei bastante com os personagens e digo que vale à pena ler e conhecer as estórias de "O Sapatinho de Cristal: e outros contos maravilhosos do autor Francisco Guimarães.

Rafael @autorrafaelmartins 20/10/2022

Criatividade e histórias que transportam para outro lugares é que move a nós fãs de fantasia, o autor conseguiu passar sensação em cada página que escreveu nessa nova roupagem de contos.

São historias bem curtinhas então é uma leitura rápida. Meu conto favorito é "a derrota do lobo mal", pois foi o que achei mais divertido e tem uma leve história criminal.

Cada capítulo tem uma narração especial, então preste atenção no nome dos personagens.

Eu tive uma certa dificuldade em alguns contos, pois se não prestasse bem a atenção não conseguia entender o que ele queria passar, acredito que qualquer pessoa um pouco mais ansiosa irá passar por isso.

Apesar do que citei anteriormente, me deverti lendo e só acho que você que está lendo essa resenha deveria dar uma chance.