Cibele 15/08/2023
Emocionante e especial !
Resenha Completa detalhada ? Amazon Skoob
Assim que eu tive o primeiro contato com o livro e vi a capa eu confesso que me deu um arrepio, mas não um arrepio de medo ou outra coisa do tipo e sim um arrepio de ?UAU, ESSE DEVE SER BOM? e, pela minha experiência com a leitura, o arrepio foi apenas uma confirmação do sentimento pois a leitura foi única e espetacular!
Eu nunca havia lido nenhum livro do gênero e foi uma surpresa atrás da outra, eu não esperava ler 80% do que eu li e isso é muito bom, afinal, livros previsíveis são chatos rs.
Assim que eu comecei a ler, bem no início, eu já gostei do Zé e senti uma conexão fiel com o personagem.
Resumidamente a história é sobre um espírito que já tinha uma evolução ali no meio espiritual, mas por falta de sabedoria acabou perdendo tudo e tendo que recomeçar do zero após o humano que ele acompanhava ter morrido, isso porque o humano utilizava da espiritualidade para prejudicar as pessoas e para ganho próprio.
Após a morte, o humano fica preso ao seu corpo como punição e passa todo seu período de pós morte dentro do caixão junto ao seu corpo, hora sendo levado para infindáveis torturas e hora deixado a mercê sozinho dentro da cova. Zé acabou ficando preso junto dele, mas do lado de fora e como punição pela falta de sabedoria e descuido, deveria acompanhar o Fulano até quando a espiritualidade determinasse.
Zé perdeu tudo, desde sua memória à antiga casa, a do Lodo, até seus símbolos de conhecimento dentro da casa. Conforme ele vai acompanhando o Fulano e refletindo, os superiores que o observam nesse ?castigo? enxergam uma chance de redenção nele, que lidou com tudo de forma bem-humorada e carismática, mesmo as vezes ele sentindo raiva do Fulano, ele sempre passava por cima disso e seguia em frente para se redimir e alcançar o perdão.
Zé é bem-humorado, muito bondoso, sempre dedicado e tentando auxiliar em tudo que pode, além de ser muito trabalhador, consegue a chance de recomeçar em uma nova casa e se estabelece de início com os Caveiras e adquiri muitas amizades novas incríveis para sua evolução onde ele leva em toda sua nova jornada. Esse livro fala muito forte sobre lealdade, sinceridade e amor nas amizades na espiritualidade, isso foi uma das coisas que me deu muita alegria em ler e desejo de que na vida humana fosse assim. Em vários casos citados nessa jornada eu visualizava que se fossem humanos haveria sentimentos de ciúmes, raiva, vingança e outros sentimentos banais, e a espiritualidade é tão pura entre eles que só se vê o oposto, isso me encantou muito.
Após muito trabalho duro, reconhecimento e evolução o Zé ganhou o primeiro símbolo na casa dos Caveiras, mas ainda assim continuava ligado ao Fulano, era solicitado de tempo em tempo ele ir até a cova do Fulano para averiguar como ele estava e tentar trabalhar algo nele, mas o Fulano era irredutível e arrogante para assumir os erros, nisso continuava naquele ciclo sem fim de torturas para pagar os erros cometidos com muitas almas.
Zé por fim decide conhecer a casa dos Campas e adquirir conhecimento novo, visto sua indecisão em continuar na atual casa e foi orientado a isso e lá ele se encontra e tem certeza que seu novo lugar é com os amigos Campas.
Ele faz muitas amizades novas e evolui cada vez mais seu espírito e sua essência, onde ele também começa a ministrar aulas para novos trabalhadores.
O livro nos traz uma lição de recomeço, com passagens lindas sobre esse tema onde o passado é apenas parte da nossa trajetória e não a história em si, onde aprendemos com os erros e mostra que eles são necessários para nossa evolução, sem erros nós não aprenderíamos nada. Foi linda essa jornada, principalmente em vermos que no mundo espiritual, no meio de espíritos de luz, existe também erros.
A história me marcou por mil motivos, se eu for citar todos ficaria muito extenso, vou deixar apenas o relato de que o Zé me ganhou pelo seu carisma, bom humor contagiante e bondade, nunca desistiu do Fulano e sempre esteve disponível para ajudar em exatamente tudo que lhe era solicitado com muita boa vontade e que energia maravilhosa a dele!
O final me emocionou demais, chorei muito com a descrição de conexão que não vou dar spoiler, mas gente, que conexão maravilhosa dos personagens. Me senti honrada e privilegiada de poder ter tido contato com essa leitura e com certeza todos deveriam ter a chance de ler essa história, muda totalmente nossa visão de vida e morte, e acima disso, de erros e acertos.
Todos podemos ter uma nova chance e oportunidade de recomeço e, assim como diz o livro ?Aqui o passado serve para aprendermos e não para comentá-lo?.
Isso diz tudo.
Cibele Oliveira