Almessência ou o pensamento que sou

Almessência ou o pensamento que sou Luiz Thiago Mangini

Resenhas - Almessência ou o pensamento que sou

Clarabóia 25/06/2023

Divagações sobre Almessência
"O meu amor por você transborda completamente minha vida, a minha própria essência."

Eu amei esse livro!
Fui completamente absorvida pela ambientação.

No livro, acompanhamos João Tadeu, desde sua infância até a morte, seguindo-o pelos diversos caminhos da vida. O narrador é como a personificação de seus pensamentos, e não o personagem narrando suas histórias conscientemente... Achei esse aspecto da narração muito interessante, porque não restringia as divagações em que às vezes somos levados para lugares desconfortáveis, buracos sem fundo quase como a toca do coelho da Alice.

Alguns aspectos do livro são muito marcantes. O mais óbvio é o xadrez, que vira quase que parte da identidade do personagem ao longo de sua vida. Mas acho que o mais importante na história, de fato, é a família e as pessoas amadas por ele à sua volta.

Os arcos de cada personagem narrados ao longo da história são tanto divertidos quanto comoventes, e não lembro de nada que me deixou entediada. Mas eu AMEI em especial as histórias do Horácio, da Mafalda e da Marta Irênia - eles são uns LINDOS.

Além disso, eu acho SUPER legal a forma como os acontecimentos históricos são integrados na narrativa de forma orgânica, como se algum parente estivesse me contando algo que vivenciou. Lembro de perguntar pra minha avó o que ela achava quando o Vargas era presidente, e acho que aqui, na forma como tudo é narrado, a vibe é a mesma. Adoro ouvir relatos de pessoas reais contando histórias da sua vida, ainda mais quando elas se contam com o contexto vivido por toda a sociedade em determinado momento. Acho que por isso fiquei ainda mais apaixonada pelo livro.

A única coisa que achei que poderia ser melhor explorada é a relação do JT com as irmãs. Na história, elas são retratadas de forma meio distante, e até um pouco mesquinha por vezes. Por outro lado, que lindeza é a relação do menino com a mãe. Eu sou apaixonada pela Mafalda, por sua gentileza e compaixão intermináveis. O momento em que ela conhece HM - que coisa FOFA!!!

O assunto do luto também é explorado de forma extremamente profunda e contemplativa. A dor fica palpável constantemente nessas partes, chorei à beça lendo o livro. Mas não quero falar muito disso pra não dar spoiler.

Vou parar de escrever pq essa resenha já tá grande demais e eu poderia falar sobre esse livro por muito mais tempo, mas só não posso deixar de mencionar as lindíssimas ilustrações no início de cada capítulo - que capricho! Adorei tudo sobre essa história e espero de coração que mais pessoas conheçam esse livro saindo direto do forno. ???

"Tem a existência. Certo moral. Certa amoral. O jogo não se joga para ganhar. Apenas se joga para alcançar. Para alcançar o quê? Alcançar a própria existência. Trata-se de um jogo que se joga para que se consiga existir."

@cemlivros 23/10/2023

Poético!
Um livro que tem o título poético e a escrita da obra acompanha esse estilo, apesar de se tratar de uma prosa, ficção, mas acompanhado de fatos histórico que aconteceram principalmente no Brasil entre 1920 e 1984, o que torna a leitura muito interessante pra quem não é dessa época! Aprendi muito e me senti nostálgica relembrando as leituras de minha formação, como Machado de Assis, José de Alencar e Clarice Lispector. Também fiquei mais curiosa ainda de um dia aprender a jogar xadrez, que é uma paixão do nosso personagem principal JT. O seu vocabulário tente a aumentar muito com essa leitura. Recomendadíssimo!