D. Amélia

D. Amélia Cláudia Thomé Witte

Resenhas - D. Amélia

Thiago662 09/06/2024

Finalmente uma história não contada...
Ainda impactado com a leitura. Ricamente ilustrada, abundante em uso de fontes primárias encontradas em acervos espalhados pelo Brasil, Alemanha, Portugal, Suécia, finalmente uma história não contada. No Brasil, conhecemos bem as figuras de D. Pedro I, D. Pedro II e da imperatriz Leopoldina. Faltava um pouco mais sobre a segunda imperatriz, D. Amélia.

Uma vida impactada pelos grandes acontecimentos da primeira metade do século XIX. Prima direta dos imperadores da Áustria e da França, parente de várias famílias reais. Nascida no início do declínio de poder de Napoleão, em 1812, em plena campanha e derrota contra a Rússia. Neta da imperatriz Josefina. Esteve no Brasil no começo do processo de constituição do Estado-nação e viu as guerras liberais em Portugal. Perdeu todos os seus familiares mais próximos e viveu uma vida em grande parte reclusa, sem deixar de aconselhar os filhos e netos do esposo, governantes no Brasil e em Portugal.

A biografia demonstra o quanto d. Amélia foi uma mulher forte, decidida e independente!

Gustavo611 09/09/2023

D. Amélia, a história não contada
Adquiri este exemplar durante a fase de pré-venda, e minha alegria se multiplicou ao recebê-lo com uma dedicatória autografada. Acompanho de perto a autora já há algum tempo por meio das redes sociais, o que aumentou ainda mais minha expectativa em relação a esta biografia há muito aguardada.

A obra em questão revela-se um verdadeiro tesouro literário. Pergunto-me como é possível que, em nosso país, dediquemos tão escassos estudos às personalidades históricas que moldaram nossa nação. Dona Amélia, embora tenha sido imperatriz do Brasil por um curto período, deixou uma marca indelével tanto aqui como na Europa, cujas influências perduram até os dias atuais. Este fato apenas intensifica minha perplexidade diante da carência de conhecimento a respeito dela, chegando ao ponto de que mesmo sua breve menção no memorial da independência em São Paulo ter sido marcada por imprecisões e lacunas.

A autora empreendeu uma jornada que abrange uma vida inteira para nos agraciar com esta biografia magistralmente escrita. Ela preenche as páginas com preciosas transcrições de correspondências e minuciosas análises de documentos inéditos. A história de sua família, por si só, já renderia um volume, algo ao estilo de "A Família Leuchtenberg: A História Não Contada". Neste livro, somos conduzidos por uma narrativa que desvela não apenas os eventos históricos, mas também as complexas relações familiares e políticas que moldaram o destino de Dona Amélia.

Em resumo, esta obra transcende as expectativas, apresentando-se como um tributo à dedicação incansável da autora em revelar a vida e o legado de uma figura histórica injustamente subestimada. Uma leitura obrigatória para todos aqueles que anseiam por desvendar os segredos da história do Brasil e de seus personagens marcantes.