Foco roubado

Rodriguinho @literario.rojo 29/08/2023

Livro: Foco Roubado
Autor: Johann Hari
Páginas: 350
Como a nossa capacidade de atenção está diminuindo há décadas ? Como a tecnologia acelera essa tendência de ficar horas rolando a barra infinita da tela do celular  ?
E o que podemos fazer para recuperar nosso foco e portanto nossa capacidade de viver significativamente?
O livro Foco Roubado nos mostra estes questionamentos e problemáticas que têm tirado nossa capacidade de centrar nossa atenção em algo.
?achamos que nossa incapacidade de focar é uma falha pessoal, mas não é. Estamos todos sob a influência de poderosas forças externas, ou seja, nosso foco está sendo roubado.?
?O aumento no volume de informação é o que cria a sensação de que o mundo está acelerado? (pág.41)
Uma das temáticas abordadas no livro é essa sensação que criamos de querer estar sempre informado de tudo que está ocorrendo ao nosso redor e de certa maneira não aprofundamos em pesquisar um determinado assunto devido o fato da informação variar rapidamente e as vezes só ficarmos informados pela manchete de uma notícia e sem averiguar a fundo um determinado assunto.
"Profundidade exige tempo.  E profundidade exige reflexão. Profundidade em relacionamentos que nos exige tempo, certo. exige atenção e compromisso. Estamos sendo trazidos cada vez mais para a superfície. (Pág.42)
?Em geral, a gente quer achar  a saída mais fácil, mas o que nos deixa felizes é fazer uma coisa que seja um pouco mais difícil.? (p. 43)
A leitura te faz pensar em uma auto reflexão de como estamos administrando nosso tempo e em que estamos "focando" ou sendo roubado dele e cada capítulo vale muito a pena de ser analisado e questionar se também.

Vanessa.Liandro 27/08/2023

Uma leitura que agrega muito
Você já parou e pensou em quanto tempo fica no telefone, computador, tablet etc?
Ou quanto tempo do seu dia passa nas redes sociais?
A vida moderna tem tornado nossas vidas de muitas formas mais fáceis. Temos diversas soluções na palma das nossas mãos. Eu venho sentindo isso há anos. Temos benefícios? Sim muitos! E malefícios? Também aos montes!

Hari irá nos apresentar em sua obra Foco Roubado, diversas problemáticas que tem nos roubado ou monopolizado nossa atenção. Uma das que mencionei acima é a questão das tecnologias, principalmente as redes sociais, notificações em excesso, vício de verificar o e-mail a cada poucos minutos, entre outros. Quantas vezes não passei horas vendo stories no Instagram ou rolando o feed sem objetivo nenhum? Muitas vezes tentei me concentrar na leitura e fui interrompida inúmeras vezes pelas notificações que o Google me manda. É culpa minha ou das grandes empresas de tecnologia? Hari vai nos apresentar argumentos que validam ou não esses questionamentos.

Para além da tecnologia existem outros fatores que influenciam também nossa perda de foco. O estresse da vida moderna, a péssima alimentação que temos, a poluição em excesso, a abordagem que damos hoje ao TDAH e também a infância reclusa que nossas crianças estão vivendo. Tudo isso tem nos distraído em excesso. O autor vai trazer em todos os capítulos profissionais e estudiosos que atestam um futuro sombrio se nada for feito.

Hari traz algumas possibilidades de solução e até são muito mais fáceis do que imaginamos. Uma que tenho usado mais constantemente é colocar meu celular no não perturbe ou mesmo desligo a internet quando quero fazer algo e preciso me concentrar. Há também uma possível solução que as empresas poderiam adotar: não enviar tantas notificações ao longo do dia e sim em lotes. Nós como sociedade precisamos desse alerta de outra forma, não sabemos onde vamos parar.

Lendo essa obra me senti assustada com toda a situação. Fiz uma autoavaliação de como estou lidando com meu foco e a reflexão só me fez perceber que preciso mudar. Acho muito válido que cada um faça isso e perceba como está experienciando sua vida. Essa leitura valeu cada minuto do meu dia e da minha vida.
TorresBia 27/08/2023minha estante
Excelente avaliação! Achei interessantíssimo e já salvei o livro para leitura futura.