O mito do normal

O mito do normal Gabor Maté

Resenhas - O mito do normal

Sara277 29/01/2024

O conteúdo é bom mas?
O livro tem um conteúdo muito rico, o autor abordou temas e princípios que eu já havia lido anteriormente de outros autores que corroboram com a teoria apresentada, algo que já vinha estudando a um tempo, essa questão da mente sobre o corpo e como somos descuidados quanto a isso.
Porém, o autor tem uma visão de sociedade e mundo que me incomodou um pouco (pra não dizer bastante), achei um tom o tanto quando vitimista, com uma tendência a terceirizar ?culpa?, e a partir da quarta parte do livro ele meio que tenta empurrar essa ideia de que somos todos vítimas da sociedade e por isso temos problemas mentais, crônicos e autoimunes, não isento a sociedade de sua culpa mas prefiro acreditar que tenho certa autonomia sobre minhas escolhas e as suas consequências.
Outro ponto que me chateou bastante foi ele usar de sarcasmo para refutar a ideia de um outro autor bem conhecido inclusive, que tem pensamento bem divergente do dele.
O autor aponta erro atrás de erro na sociedade, crítica em cima de crítica e no final onde eu esperava que ele apresentasse uma ideia de solução (tratamento), ele simplesmente diz que se sente melhor apontando falhas e erros do que procurando soluções a eles. Pra mim pareceu ser uma pessoa levada ao negativismo e pessimista.
Tirando essas questões o livro é bom em conteúdo.
Respeito as ideias pessoais do autor, mas prefiro manter as minhas.
Laila 21/02/2024minha estante
Adorei a resenha! Qual o autor que ele critica?

Sara277 27/02/2024minha estante
Jordan Peterson

thatisoares 07/10/2023

Simplesmente Incrível
Esse livro me tocou de tantas formas que nem sei se consigo descrever. São muitas ideias, temas interessantes para reflexão. Estou atravessada com certeza.
LetAcia972 21/11/2023minha estante
quero muito começar, ainda bem q tu comentou mesmo sendo a única aqui ksksjs

Alimentinho 15/01/2024

Incrível!!
Leitura obrigatória pra todo mundo. Um ótimo livro que aborda várias tópicos sobre a saúde mental e o papel que a sociedade desempenha nessa questão. Me fez questionar muitas coisas e trouxe muitas reflexões. Definitivamente um livro que vou indicar sempre que puder. Despertou ainda mais o meu interesse sobre o assunto e com certeza vou ler outras obras do autor.

Itacir0 20/01/2024

Adorei?
Leitura para ?gente grande?. Exige maturidade, mas é excelente. Os autores demonstram uma visão muito lúcida sobre doença e cura.

Evelaine.Passos 04/04/2024

Leitura profunda, muita informação e transformação
Resumir

Amei o livro desde o início. "O Mito do Normal: Trauma, Saúde e Cura em um Mundo Doente" é um livro notável por sua riqueza de informações científicas e práticas, além da profundidade, abordagem pessoal do autor e casos apresentados.
A combinação de dados sólidos e reflexões pessoais cria uma leitura enriquecedora e esclarecedora sobre questões de saúde mental e bem-estar.
Recomendo este livro a todos que buscam uma leitura profunda e fundamentada sobre o tema.