Irmãs do inhame

Irmãs do inhame bell hooks

Resenhas - Irmãs do inhame

Isadora Silva 12/09/2023

Negonas, leiam.
"Nós precisamos recuperar nossa habilidade de viver de peito aberto, de sermos capazes de lidar, sem estresse, com o que a vida nos apresentar, seja lá o que for."

Irmãs do inhame foi uma feliz e reflexiva surpresa. Nunca tinha ouvido falar desse livro da bell hooks quando topei com ele por aqui, fiquei curiosa e comecei a ler imediatamente. Não estava preparada para o que encontrei e isso foi maravilhoso.

A própria bell diz se tratar de um livro de autoajuda para mulheres negras, um livro de autorrecuperação. Mas diferente dos outros livros do gênero que tentam nos culpar por tudo e nos vender receitas prontas, bell hooks vai por outro caminho. A autora faz uma análise das várias áreas da vida das mulheres negras observando o que carregamos como bagagem histórica e racial e também nos fazendo refletir e pensar caminhos para nos curarmos.

Dividido em 13 capítulos, Irmãs do inhame tem uma escrita potente e ao mesmo tempo palatável, as referências que bell hooks utiliza me fizeram terminar a leitura com mais uns dez livros para ler e juntar outras mulheres negras para criar um grupo de irmãs do inhame.
Marquei o livro inteiro e irei panfletar para todas as mulheres negras que conheço.

luaa 20/02/2024

Leiam negronas
Este livro foi um abraço em muitos momentos. hooks assumi que este livro é sim de autoajuda, onde compartilha suas vivências com outras mulheres negras.

como sempre sensível, crítica e com linguagem simples, ela traz a importância de nos olhar internamente e para outras iguais com carinho, pois no mundo sexista e racista, nos tira essa sensibilidade; nos torna mulheres cheias de armaduras, duronas e que não considera demonstra emoções boa coisa.

e um ponto que me pegou demais, é como pensamos no amor e em nós como mercadoria, como fazemos do cuidado emocional sinônimo de bem-estar material. ? e sem excluir a importância das nossas necessidades materiais, do conforto material. temos tbm necessidades emocionais, que para serem atendidas, precisa ser identificadas...

é sobre se autorrecuperação, transformação, cuidado, união, política, comunidade... ?

"É importante que as pessoas negras conversem entre si, conversemos com nossas amizades e alianças, pois o ato de contar nossas histórias nos permite nomear nossa dor, nosso sofrimento, nos permite buscar a cura"

Silvana 14/01/2024

Comunidade Mulheres
Irmãs do Inhame, abrem portas para repensar todas as formas de violência que somos submetidos, e que deixam feridas impedindo nosso desenvolvimento e potencialidades. A importância de falar com os nossos e criar comunidades que ajudam a encontrar meios para identificar estas violências e criar estratégias para viver, indicam que o sistema político atual não favorece este desenvolvimento. Hoje entendo que em meu meio e círculos de amizades (família e amigos), que realmente escutam e apoiam. O movimento de cura destas feridas muita vezes impostas pelo modo sexista, patriarcal e capitalista que vivemos é discutido partilhado por meios de conversas e ações, que dão forças para eu não ser reduzida a estes lugares. Por fim, Irmãs do Inhame, antes de um livro é um guia de autorecuperação, e deixa muito claro a importância de sermos mulheres e nós apoiarmos.

Ingrid752 05/02/2024

Instagram: @ameninaquelelivross
Gostei muito da história, do enredo, e do viés de autoajuda “nichado” que esse livro trouxe. Gosto muito da forma clara e didática que a Bell consegue narrar seus livros.

Deby Rodrigues 26/12/2023

Carinho em forma de leitura
Amei essa leitura. Um carinho em formato de ensinamentos de autocuidado na trilha da autorrecuperação das mulheres negras. Obrigada ao coletivo @leiturasdecoloniais
Recomendo essa leitura!

nay.gba 19/11/2023

Leiam mulheres negras
Narrativa sobre a auto recuperação da mulher negra que perpassa pela psicanálise, pelo social, pelo patriarcado e pelo racial.

Li logo depois de ter lido Estranhos a Nós Mesmos, o que acontece com Naomi é bem esmiuçado em as Irmãs do Inhame. Sim, está mais que provado que mulheres negras adoecem mentalmente por causa do racismo e do patriarcado.

O livro foi escrito em 93 e traduzido para o português somente agora, trinta anos depois. Isso, só isso pra começar já é um sinal.

Leitura Indispensável.

Natália 20/11/2023

Uma das melhores leituras de 2023, sem sombra de dúvidas. Falarei sobre esse livro e indico para todas as mulheres negras, que de alguma forma carregam na sua história cicatrizes e marcas do racismo, do sexismo e do machismo.

Esse livro é um abraço apertado e um convite para adentrar de uma forma mais íntima na vida de bell hooks.

Além de contar, com os impactos de toda violência na vida de milhares de mulheres negras, esse livro nos faz olhar internamente, reviver memórias de dor.

Existe esse trecho citado no livro: "Falar certas dores também é lembrar dessas dores. E no ato de relembrar somos chamadas a reviver, a entrar em contato com muito daquilo que omitimos ou esquecemos..." Página: 220.

É uma leitura e uma sessão de terapia marcada.

Nota: 5/5 ?

camilamhr 21/01/2024

A bíblia
Bell consegue de uma forma sensível, íntima, firme e amorosa nos abraçar e acalmar em um mundo que nos tortura constantemente. Em muitos momentos me senti transparente de tão vista em pontos que ela toca e que sangram em mim, mas minha visão estava turva.
Existe uma Camila antes e depois desse livro. Ele me abriu os olhos e o coração para abraçar com amor a mulher negra que eu sou e abraçar com mais amor ainda as mulheres negras que me acompanham, que me integram e que vieram antes de mim.
Por fim, em uma síntese imensa, é um livro sobre resistência, é sobre política e é sobre esperança, sobre comunidade e amor e, principalmente, sobre mulheres negras e sua capacidade de se curar, se amar, se conectar e se transformar.

Leila267 12/12/2023

Incrivél
Livro maravilhoso, ensina como nos mulheres pretas podemos encontrar o autoamor, nos ensina a autorecuperação, como nos recuperarmos das feridas internas trazidas nessa sociedade racista e patriarcal, nos amando e nos compreendendo, e assim também amar outras mulheres pretas, sermos menos criticas entre nos mulheres negras
e não cultivar a competição e o desprezo entre nos. Ainda nos trás a importância de criarmos comunidades no nosso processo de cura, nos unir às lutas coletivas, às comunidades de resistência.
A linguagem de bell hooks é muito envolvente e fluida, além de sempre estimular nosso pensamento critico.