Espero que eu não me apaixone por você

Espero que eu não me apaixone por você Cesar Alcázar

Resenhas - Espero que eu não me apaixone por você

Ariadne 07/12/2023

Sim, o livro possui poucas páginas, e eu não vou mentir, adorei isso!

Mas o que me fez devorar a leitura foi a identificação imediata com o detetive particular Spero.

É impressionante o quão avoado ele é, apesar de exercer uma profissão que pede atenção ao menor dos detalhes (qualquer semelhança comigo é mera coincidência 😁)

São muitas as vezes em que ele simplesmente se perde em pensamentos, e procrastina tarefas simples, o que torna a narrativa mais charmosa ainda.

O estilo do livro já é elegante por si só, ao homenagear a clássica investigação noir, mas os capítulos em primeira pessoa permitem que o leitor fique mais imerso ainda nesse labirinto mental do detetive, e a gente fica tentando descobrir o que é real e o que é um delírio do homem.

E falando em estilo noir, é incrível como uma boa construção automaticamente mexe com as nossas sensações né?

A medida em que o detetive avança em sua investigação sobre a morte suspeita de um atirador de facas em um circo (a criatividade disso meldels!) automaticamente enxerguei a história em preto e branco.

Para ajudar na imagem cinza que criei, o autor ainda vai lá e coloca personagens melancólicos e que carregam a dor do amor e do abandono. Adicione um clima de chuva, bebidas e voilá!

O que mais achei interessante foi a forma como a dor pessoal de Spero se entrelaçou a história.

Para ele, descobrir o assassino e encerrar esse caso significa enfim amarrar algumas pontas soltas em sua vida.

E nisso, vem o final, totalmente agridoce e inesperado!

Ah, Cesar, parece que é difícil não se encantar com essa história, afinal.

site: https://www.instagram.com/p/C0PTWvhrpmc/

Minhasleiturasofc 28/02/2024

#resenha ??
??????? - @minhasleiturasofc

?Já começo dizendo que essa capa me deixou bem intrigada a começar a história,achei muito bonita. Esse livro é curto e fluído.

? Tom Spero é um detetive que não supera um amor do passado. Ele tem pavor de palhaço. E a ironia é que ele é contratado por mulher barbada para investigar a morte de seu marido que ocorreu no trailer do circo em que trabalha. Ao longo da investigação ele conhece alguns personagens,mais dentre elas Rosie,ela é cheia de tatuagens,uma das pessoas que mais pode estar envolvidas no caso. Ele busca informações e se depara com o inesperado.

?Esse livro me deixou um tanto intrigada,já que muitas vezes o personagem viajava no meio de um diálogo ou cena.
Tem uma escrita mais poética com menções a filósofo, filmes e críticas sociais.

?Em algumas partes me senti confusa,e acredito que foi intencional no livro. Esse livro mexe com a nossa cabeça e faz a gente refletir durante a leitura e após ela.

?O suspense em torno do assassino foi um plot é tanto. Mais acho que o final foi a parte mais intrigante e me deixou abismada ?

?É uma história que desconstrói tudo que você acha que é ... Você sente uma personagens meio triste e meio transtornado.

? ?????? ?

"? A vida,às vezes, é uma grande palhaçada,não é mesmo?
? Por isso é tão aterrorizante.
? Sei como é. Mas não precisa ser sempre assim."

"? Mi amigo, um dia as pessoas vão perceber que o fascismo é o estado natural das classes dominantes, e que os ricos são os culpados por toda a miséria do mundo. Quando isso acontecer, as coisas vão mudar, pode ter certeza."

"? Antes a alegria da arte do que a agonia do amor."

"? O amor vivido é eterno, mesmo que por um breve instante. Sempre vale a pena."

Safira63 02/05/2024

Surpreendente, peculiar e melancólico
Não esperava por isso quando comecei a ler. o começo já me pegou de surpresa, mas eu imaginei que fosse seguir apenas a narrativa de investigação mesmo. mas não, a linguagem explora o fluxo de consciência e a narrativa trás meios que brincam com sonhos, devaneios e portas temporais que nos fazem questionar o andar das coisas. muitas coisas inusitadas acontecem também. a ambientação é bem peculiar. gostei muito!

Karine343 20/03/2024

Adorei essa experiência
É um livro curto, de apenas 120 páginas, contendo mistério, fantasia, e além de confundir o personagem (Detetive Tom Spero), confunde o leitor em vários momentos. Propositalmente. Você fica se perguntando se colocaram algo na bebida dele, se ele morreu e a alma tá vagando por aí, se tem alguém pregando uma peça no coitado, se o mesmo tá sonhando e vaga por aí como sonâmbulo? diversos acontecimentos me fizeram questionar a sanidade do personagem. Ele era meio que empurrado pra situações, e ia em frente, sem pensar nos perigos, e sem se perguntar se aquilo realmente estava acontecendo. Você tem que imaginar uma atmosfera de filme NOIR, os looks, as roupas e o cabelo, o cigarro, a bebida... O detetive ainda pensa muito em um amor do passado, e com todos os acontecimentos, me perguntei se não era um amor inventado só na cabeça dele. Os outros personagens são bastante peculiares, pois são artistas de circo. Uma mulher barbada o contrata para investigar a morte do marido dela. E no meio da investigação, Spero se mete em diálogos e situações bem inusitadas. Uma dessas situações, uma cena de BDSM com uma das principais suspeitas. Spero divaga nos diálogos me fazendo suspeitar de que o caso não seria elucidado, tanto que tem um plot reservado pra esse episódio.
Eu jamais imaginaria o final. O autor é super acessível, tive que perguntá-lo se o detetive tinha TDAH, Cesar disse que não, mas que algumas resenhas apontam que sim.
O final me deixou com pena do detetive e da Martha.
A cena que eu mais gostei foi a das portas e a visão do futuro e das pessoas andando nas ruas olhando para seus celulares nas mãos.

Gostei muito desse primeiro contato com a escrita do autor. A escrita dele é fluida e muito envolvente. O livro tá disponível na Amazon e no site da editora AVEC, seguidores do @melivrandocomlivros tem 20% de desconto usando o cupom: melivrandocomlivros20off

Mori2 10/02/2024

Intenso.
Espero que eu não me apaixone por você é um livro que mexe muito com a mente do leitor, e acredito que faz jus a esse objetivo, é uma narrativa para gostos bem específicos por que em muitos pontos a história fica perdida na mente do protagonista e é essa intenção, o suspense é bem rápido mas intrigante e com um plot twist completamente surpreendente, onde foi a sacada mais interessante do autor. É uma história onde nada é o que parece ser, mas todos os pontos são muito bem encaixados, tem uma melancolia muito forte na história principalmente pelo protagonista ser um personagem muito quebrado e fragilizado emocionalmente, e mesmo não sendo explicitamente citado na história é completamente possível entender que o Spero tem um transtorno pós traumático, e isso é perceptível em diversos momentos levando em consideração que a história é construída em meio a muitas metáforas constantes, entao é interessante ler com calma pois essas mesmas podem ter diversas interpretações, Mas o que realmente me ganhou nessa história foi o final, que não posso dizer muito sobre, mas saibam que a mensagem que esse livro trás possuí um peso surreal e eu recomendo demais principalmente por ser um livro curto e de leitura fluída mas que pode trazer reflexões e experiências incríveis

Leila Machado 17/03/2024

Um livro muito bom!
Um Detetive, um assassinato, uma investigação, um circo, amores e dissabores.

Um conto curto narrado pelo olhar do protagonista ou seria antagonista? Tom Spero, um investigador cuja missão atual o leva a desvendar os mistérios que envolvem a morte de um circense atirador de facas. Nenhum vestígio é evidente mas as circunstâncias da morte é perturbadora.

Entre memórias da vida passada, um amor que resistiu ao tempo mas não perdura e vivências decadentes na atualidade, o detetive adentra em um mundo de misticismo, cientificismo, "segredos" e situações inexplicáveis.

Mas o seu destino é certo!
Prepare - se leitor para uma leitura rápida e extensa e com eventos inexplicáveis. No fim, você ficará embasbacado, ou com raiva kkkkk.
Adorei essa leitura e como foi conduzida toda a história!

Helen.VictAria 04/03/2024

Um livro maravilhoso
Por mais que tenha sido um livro curto conseguiu me levar para dentro da cabeça do próprio personagem.
Acompanhamos um detetive levemente distraído que tem a missão de desvendar um assassinato e achar o verdadeiro culpado.
O autor está de parabéns por criar um personagem com uma personalidade única, medos, anseios, traumas e vontades de maneira que nós leitores conseguirmos enxergar cada traço durante a leitura.
Também percebemos o quanto lutar em uma guerra pode afetar para sempre a vida de um sobrevivente.

Sofi 11/01/2024

Decepção
Me decepcionei demais com esse livro. Estava super empolgada para ler ele, mas não dá. É muito confuso, não dava pra saber quando ele tava sonhando ou acordado.

Raposo 10/01/2024

Uma trama que mexe com você
Esta foi uma leitura que, de coração, não sei o que sentir. Não porque tenha achado ele ruim, mas porque há muito para falar, porém me faltam palavras para elucidar todos os pontos.

"Espero que eu não me apaixone por você" é um livro que sabe brincar com a mente do leitor, com uma trama investigativa bem competente, e que consegue te segurar na curiosidade ao longo de suas páginas. É aquele tipo de livro curto que faz jus ao termo "leitura de uma sentada".

Toda trama do detetive Spero para descobrir quem matou o atirador de facas do circo é instigante, te mantendo preso a narrativa; contudo há alguns pontos que podem incomodar quem procura uma trama mais pé no chão, pois há muitos pontos onde o protagonista se perde em devaneios e outros que a realidade se confunde com o sonho.

Claro que tudo isso é pensado para ser desta maneira - e eu me perdi em alguns momentos -, porém consigo entender que pode haver quem não curta essa maneira narrativa.

Além disso, acho que toda revelação de "quem matou" é um plot twist bem inesperado. É aquele tipo de coisa que, goste você ou não, ficará na sua cabeça como uma sacada inteligente.

Cesar Alcázar conseguiu entregar um livro ágil, bem trabalhado e que vale a pena ser conferido, caso você seja o tipo que quer se surpreender com boas reviravoltas e, de quebra, ter uma trama interessante.

Paulo 26/12/2023

Essa é uma daquelas histórias onde nada é o que parece. E Cesar Alcazar é muito bom em nos enredar em uma narrativa que parece seguir em uma direção enquanto vai dando pistas de que esse talvez não seja o caminho. Na história somos apresentados ao detetive particular Tom Spero, um homem traumatizado após ter participado da Guerra Civil Espanhola e ter buscado impedir a ascensão do fascismo na Espanha. Para lutar lá, ele deixou para trás Martha, a mulher que amava e colocou a arma em punho para defender seus ideais. Só que ele retorna ferido fisicamente e emocionalmente, além de nunca ter conseguido rever a mulher que amava. Hoje ele tenta solucionar casos para conseguir sobreviver. Ele é contratado pela senhora Chang, a mulher barbada do Circo Gran Tempus para resolver o caso da morte de seu marido, o atirador de facas. Ele teria morrido por seu próprio instrumento de trabalho em um trailer que estava trancado até a hora em que foi encontrado. Ela acha que pode ter sido alguém da própria trupe que pode ter matado seu marido. É assim que Spero começa sua investigação que o fará entrar em contato com seus sentimentos mais profundos.

A escrita de Alcazar está bem precisa neste livro. A trama é fácil de ser compreendida, embora seja do tipo que vai te levar a labirintos mentais desconcertantes. A ideia de Alcazar é te confundir até o momento da revelação. Mas, ele consegue realizar isso com bastante elegância, sem deixar o leitor perdido. A narrativa é curtinha com capítulos pequenos que fazem o livro tomar uma velocidade bem maior do que aparenta. A narrativa é contada em primeira pessoa e a escolha por esse estilo é acertada já que Alcazar vai brincar com nossa percepção de realidade. A todo momento vamos nos questionar se o que estamos vivenciando é real ou se trata de um delírio/sonho do protagonista. O autor poderia ter optado por empregar subseções, mas nesse caso específico acredito que nem precisava. Já reclamei da falta de subseções em outras obras, mas é preciso salientar que caso aquele que escreve não opte por usar, ele precisa sinalizar bem para o leitor quando as coisas são e quando elas não são. Por mais que ele alterne entre os dois estados de percepção. Outra mecânica muito boa que o autor emprega é a do personagem começar a viajar e pensar em coisas completamente diferentes no meio da fala de um personagem. Isso acontece inúmeras vezes na narrativa. Essa é a maneira realista de como refletimos sobre alguma coisa; nunca é algo exatamente organizado, sendo um fluxo de pensamentos caóticos e que tem algum gatilho sempre inesperado. Aqui funciona, mas pode ser uma mecânica que pode atrapalhar em outras narrativas.

A investigação é feita em etapas. O autor passa algum tempo se focando na construção do protagonista e de suas motivações e depois vai apresentar os personagens secundários que vão fazer parte de sua história. Nada é colocado por acaso na história. Nada mesmo. Mesmo com um elenco tão peculiar quanto os membros do circo, Alcazar fornece individualidade e drama para todos eles. Seja a Senhora Chang com um marido ao qual ela gostava, mas que sabia de suas puladas de cerca, o instrumentista maluco, a anã tatuada sadomasoquista. Alcazar quebra alguns clichês com estes personagens. Isso dá um frescor para a construção de personagens. É incrível que mesmo sendo um livro pequeno alguns destes personagens possuem bastante tridimensionalidade. Senti falta de algumas páginas a mais que permitissem dar mais individualidade a alguns destes personagens como o próprio instrumentista, os irmãos encrenqueiros e até o amigo de guerra. Nesse sentido, em alguns momentos achei que a investigação era mais secundária do que os problemas vividos pelo protagonista-narrador. Dava para equilibrar um pouco as coisas.

A essência da história é sobre amor e abandono. Isso está presente em três dos personagens. Está claro desde o começo que Spero tem uma situação mal resolvida com Martha, uma personagem importantíssima para ele e que está ausente da história. Uma ausência que se torna uma enorme presença sombria em sua vida. Seu coração está despedaçado e todo esse clima de solidão e abandono é o que é usado para construir o clima noir da história. Essa é a estética central da história e é explorada à exaustão por Alcazar. Só que o autor insere alguns elementos curiosos para quebrar nossas expectativas, como ao invés da femme fatale, temos uma sadomasoquista. Que rapidamente assume essa função da femme fatale na história. Gostaria que Alcazar tivesse brincado mais com isso e gerado desconfianças sobre a inocência ou culpa dela. Mesmo Rosie tem um vazio em seu coração, não sei se pela sua aparência física ou por algum outro trauma. Ela tem uma fachada forte, mas se trata de alguém que também está em busca de curar esse vazio que o seu marido não é mais capaz de preencher. O fim do amor também é algo explorado aqui, já que ela e o instrumentista possuem uma relação fria. Tem uma bela de uma virada narrativa lá pelo final do livro que muda tudo o que tínhamos achado até então. Muda inclusive o gênero do livro. Mas, não entrarei em mais detalhes para não estragar a diversão. Não vou nem sinalizar que gênero é.

Spero sofre com transtornos pós-traumáticos. Não é dito de forma clara, mas a maneira como ele lida com as coisas, os sonhos e os delírios comprovam isso. Ele sofre com a perda emocional e com a desesperança de ter retornado de uma guerra que acabou se transformando em algo sem sentido. É diferente da postura indiferente de seu amigo espanhol. Este entende que o que ele fez foi importante e ficou satisfeito com isso. Embora seu país continue na mão de fascistas. Spero não se conforma com a vida que tem, mas não consegue sair do ciclo que ela causou. Ele não consegue seguir adiante e seu cotidiano é apenas a repetição dolorida de seus problemas. Por isso, a visão cínica sobre as coisas. Uma visão cínica típica de personagens noir. A história gira na necessidade de Spero de conseguir mudar de algum jeito o status quo. Ele precisa compreender qual é o problema para tomar uma atitude a seguir. Essa é uma narrativa repleta de metáforas, aliterações e simbolismos. Alcazar carrega os capítulos com várias leituras possíveis o que torna o livro algo interessante de ser relido. Aliás, convido vocês a o fazerem já que ele toma um novo significado depois que acompanhamos a solução do caso. Bom livro e uma boa leitura.

site: https://www.ficcoeshumanas.com.br/post/resenha-espero-que-n%C3%A3o-me-apaixone-por-voc%C3%AA-de-cesar-alcazar

Jessica Pertile 13/07/2023

O que será real ou loucura?
Spero é um detetive que foi contratado para investigar a morte do Danny Chang, o atirador de facas do Circus Tempus.

Sua esposa, desconfia da amante.

Spero na busca por essa desconhecida se depara com Rosie, a mulher mais tatuada do mundo.

Recebido de uma forma nada tradicional, Spero irá ter seu caminho corrompido, sua mente lhe pregará peças e as situações ao seu redor irá simplesmente levá-lo a uma solução de caso insana!

Esse foi o meu primeiro contato com um livro Noir e de inicio fiquei um pouco perdida pelo fato do detetive fazer tudo o que o personagem não poderia fazer,então decidi dar aquela lidinha básica pra entender melhor essa leitura do gênero.
Depois disso,as peças foram se encaixando e me permiti reler o livro sobre as características desse gênero e o resultado foi uma leitura rápida, pois o livro tem apenas 120 páginas, que me fez rir com os desvios da mente do Spero, suas perdas de foco foram extremamente prazerosas de ler a ponto de eu me perder em saber se era ele que estava divagando ou eu.

A escrita do livro é fluida, te joga no universo da história e você consegue visualizar a mulher barbada, a mulher mais tatuada do mundo e o detetive com sérios desvios de conduta.

Os irmãos da Rosie foi um espetáculo à parte, pois eles deram um toque todo especial ao ritmo e a trama do livro.

Amei a forma como o escritor trouxe aquela pitada de romance mas com desejos obscuros e descobertas dolorosas.

Fiz a segunda leitura ao som de Tom Waits e digo que tenho não só um novo gênero favorito mas também um cantor novo preferido.

Indico a leitura!