Escrita em movimento

Escrita em movimento Noemi Jaffe

Resenhas - Escrita em movimento

Ivanildo16 27/03/2024

Escrever é uma prática.
Para quem é escritor ou aspirante, vai se interessar pela leitura. As citações, a opinião de quem escreve sobre o ato de escrever é instigante. Por mais que lemos vários livros, cada autor cria sua identidade literária quando começa a escrever. Os artifícios, a maneira de se narrar, os personagens e tudo que envolve na forma de se contar uma história. O livro traz diversas sugestões de exercícios para que o escritor experimente e ouse fazer e criar.

Juan.Rego 16/01/2024

Gasolina pro meu motor velho enferrujado
Não que meu motor seja lá grandes coisas, mas desde pequeno adorava me divertir a criar historias simples, mesmo que não fossem lidas por ninguem alem de mim me entretia até começar a deixar elas só na minha cabeça, recentemente tenho tentado a dar um impulso pra ir escrever, e achei nesse livro na didatica simples e gentil, me deu o impulso eletrico pra pegar meu caderno e lapizeira e começar a me exercitar.

Daniel Dornelas 11/01/2024

Escrita sem receitinha de bolo
"Escrever é um gesto de risco. E quem está disposto a arriscar-se nesse universo, com todas as implicações de tempo e dedicação, pode acreditar que vai se surpreender."

Escrita em Movimento é diferente dos outros "manuais" de produção literária que eu já li. Apesar de apresentar sete princípios que devem ser seguidos pelo leitor-escritor, Noemi Jaffe não impõe regras nem fórmulas milagrosas.

Em resumo, a proposta é uma escrita baseada em "leia muito e escreva ainda mais", conheça as palavras da língua portuguesa, corte, aproxime-se e distancie-se do texto quando necessário, sem medo de explorar o novo.

Noemi Jaffe apresenta usa trechos de Guimarães Rosa, Clarice Lispector e outros cânones para ilustrar como os sete princípios foram aplicados pelos grandes escritores.

Para abordar a produção contemporânea, o livro conta com sábios comentários de Milton Hatoum, Eliana Alves Cruz, Jeferson Tenório e outros escritores. Essas pílulas fazem com que leitor-escritor sinta-se em um clube de escrita onde todos são livres para expressar como produzem.

Além disso, no final de cada capítulo, há dicas práticas que podem ser empregadas como exercícios.

Gostei da leitura, tanto que meu livro está recheado de anotações. De agora em diante, ele me acompanhará sempre que eu quiser revisar algum ponto durante um novo projeto.

site: https://amzn.to/4aQ3Ggv

Guilherme.Eisfeld 23/12/2023

Livro para ter sempre à mão
Um livro-experiência que reúne práticas e teorias, exemplos e relatos de pessoas escritoras sobre o fazer literário.
Um livro-guia, para ser lido, relido, exercitado, questionado, refutado.
Noemi apresenta os princípios observados e passados nas suas oficinas literárias de forma deliciosa, com proposições ao final de cada capítulo, que suscitam reflexões e podem levar ao aprimoramento dos nossos escritos. Uma delícia.

Gabriela 17/01/2024

Para futuros escritores ou não
Adoro livros sobre escrever livros, assim como amo filmes sobre fazer filmes e músicas sobre fazer músicas. Acho a Noemi ótima e adorei que, respeitando a não arbitrariedade do fazer literário, ela chamou uma pá de autores contemporâneos para darem seus pontos de vista.

Destaque para como ela abordou o estranhamento, e para como ela respeita o novo, o velho e tudo o que há no meio. É um guia tão fluido que estimula não só a escrever, mas também a ler mais. E, principalmente, ler com maior atenção à escrita, o que eu espero ser um caminho sem volta!

Marquei MUITOS trechos, mas deixo apenas alguns aqui:

"Um fato triste deve ser narrado de tal modo a entristecer o leitor; uma cena de calor deve fazer o leitor querer se abanar(...)"

"(...) Mas Clarice escolhe, muitas vezes, tornar intransitivos os verbos transitivos, suprimindo possíveis objetos. Isso faz com que seus personagens e suas ações ressoem no vazio e que o verbo ganhe em peso e amplitude. Se a menina "suportava", a impressão é a de que não suportava somente alguma coisa, mas o mundo inteiro e sua solidão generalizada."

"(...)Acho que sofri da tal "angústia da influência" (...) Depois, a impressão que tenho é de que, à medida que as leituras vão se acumulando, o peso de cada influência também se dilui. Então a armadilha passa a ser não mais os outros, mas sim nós mesmos: a dificuldade é não se repetir, tentar ser original dentro desse universo que fomos construindo."

Sofia 09/04/2024

O fazer literário e suas questões
Acho que o livro traz pontos importantes para quem pensa e vive a literatura, principalmente para aqueles que já avançaram um pouco mais em sua produção textual. Não os brotinhos, quem começou há pouco tempo, mas quem já tem alguma segurança de suas escritas.

Na verdade, acredito não ser um livro pra quem está bem no começo, pra quem ainda engatinha ou dá passos inseguros em suas próprias palavras. Essa é a crítica que tenho sobre alguns momentos da obra: ainda que autora deixe bem claro, muitas vezes, de que nada do que ela propõe é lei, para os iniciantes, qualquer evento mais forte pode os derrubar. No sentido de que alguns iniciantes se apegam muito ao que se diz sobre o ?como fazer literatura?. Todas as questões levantadas, talvez, sejam excessivas para essas pessoas.

Ainda assim, como disse anteriormente, é um livro que levanta pontos necessários à discussão sobre o fazer literário. ?

Vinicius.Escorce 09/02/2024

A autora se propõe a fazer o leitor refletir os diferentes métodos de escrita, por ela criados, cruzando com os diferentes autores em âmbito mundial. Um bom livro para quem sonha em algum dia ser escritor.

douglaseralldo 17/03/2024

10 Considerações sobre Escrita em movimento, de Noemi Jaffe ou essa nossa companhia de sempre: literatura!
1 - Fruto dos anos de trabalho com suas oficinas de escrita, desde o início da obra Noemi Jaffe destaca o que não é o livro: "longe de serem regras, podem ser considerados princípios que distinguem a linguagem a linguagem literária de outros usos da língua". Isso porque, segundo a autora, "quando mudamos a sintonia e passamos de uma prática funcional, como a língua profissional, para uma prática estética, em que importa não é apenas a finalidade d linguagem, mas sobretudo os meios" ela nos lembra que na escrita ficcional "não basta cuidar do tema que falamos; importa o modo como falamos desse tema";

2 - A importante lembrança ocorre porque é sobre o uso da linguagem literária que os princípios analisados por ela no livro se detêm. Como exposto no próprio subtítulo da obra, são ao todo sete princípios trabalhados pela autora que esmiúça cada um deles de modo a promover sua reflexão sobre o fazer literário. Mas não apenas sobre o fazer, já que esse fazer está demarcado pelas compreensões de Jaffe acerca do que vem a ser literatura, de modo que o livro também adentra a estas reflexões acerca da multiplicidade de compreensões do que é literário. Assim, os capítulos do livro se organizam através dos princípios propostos por Jaffe e ao fim de cada um dele, não esqueçamos tratar-se de uma obra cujo foco é a contribuição para a escrita literária, temos tópicos com algumas dicas pragmáticas para experimentação da escrita. Além disso, para cada princípio proposto, a contribuição de um importante autor de nossa literatura: Beatriz Bracher, José Luiz Passos, Eliane Alves da Cruz, Carol Bensimon, Jeferson Tenório e Milton Hatoum;

3 - O primeiro princípio de que trata é o da palavras. Como a autora nos lembra, elas constituem a ferramenta de trabalho do escritor, afinal na literatura "nunca é indiferente a forma como um escritor verbaliza determinado conteúdo". Neste capítulo, aliás, teremos muitas incursões para os diferentes olhares acerca do que é literatura, tendo em vista, contudo, a primazia das palavras e seus usos pois que "o instrumento formal com o qual o escritor lida diretamente são as palavras e tudo o que elas implicam: sons, disposição gráfica, ritmo, ordenação sintática, pontuação e tantas outras coisas". de acordo com Jaffe, "um dos papéis mais importantes dos escritores inventivos é recuperar, para a língua, a impenetrabilidade das palavras e mesmo das ideias";

site: https://www.listasliterarias.com/2024/03/10-consideracoes-sobre-escrita-em.html