Pálido Ponto Azul

Pálido Ponto Azul Carl Sagan

Resenhas - Pálido Ponto Azul

givmoon 25/03/2024

A ciência não é só conhecimento, e sim um maneira de pensar.
Diante do infinito, somos apenas um pálido ponto azul.

Em fevereiro de 1990, a espaçonave robótica Voyager 1 estava voltando de sua viagem para estudo do Sistema Solar quando a NASA lhe deu um comando: tirar uma fotografia da Terra, de uma distância de seis bilhões de quilômetros. Na foto, a Terra é um mero pontinho azul, quase imperceptível.

?É aqui, é a nossa casa, somos nós. Nele, todos a quem ama, todos a quem conhece, qualquer um sobre quem você ouviu falar, cada ser humano que já existiu, viveram as suas vidas. (?) Não há, talvez, melhor demonstração da tola presunção humana do que esta imagem distante do nosso minúsculo mundo. Para mim, destaca a nossa responsabilidade de sermos mais amáveis uns com os outros, e para preservarmos e protegermos o ?pálido ponto azul?, o único lar que conhecemos até hoje.? - Carl Sagan

Quando a Voyager 1 fotografou a imagem do Pálido Ponto Azul, ela nos deu uma nova imagem para nosso álbum de fotos de perspectiva. Isso nos lembrou que somos pilotos neste mundo juntos. Quando olhamos para o Pálido Ponto Azul, devemos lembrar que, embora nossas ações hoje provavelmente não sejam registradas em nenhuma escala planetária ou galáctica, essa tênue partícula de poeira em que vivemos é tudo o que conhecemos e devemos tratá-la com a nossa vida, por ser tudo que temos, em um universo com outro planeta que não nos pertence, em um cosmos que talvez não seja tão amigável quanto parece visto de dentro do nosso pontinho.

AndrA374 13/03/2024

Excelente
"Pálido Ponto Azul" de Carl Sagan é uma obra primordial que mistura ciência, filosofia e humanismo ao refletir sobre nossa posição no universo. Através da icônica imagem da Terra capturada pela Voyager 1, Sagan destila a essência de nossa vulnerabilidade cósmica e a urgência de preservar nosso único lar e cultivar a harmonia entre os povos. Com sua linguagem acessível e pensamento profundo, ele não só educa sobre o cosmos, mas também incita à reflexão sobre nossa responsabilidade coletiva. Este clássico permanece um eloquente lembrete da maravilha do universo e da importância de olharmos além de nossas diferenças, unindo ciência e compaixão no cuidado com o planeta e uns com os outros.

Rodrigo 14/02/2024

Pálido Ponto Azul
Pálido Ponto Azul de Carl Sagan é uma exploração fascinante do lugar da Terra no universo. Sagan nos guia por uma jornada cósmica, destacando a beleza e fragilidade do nosso planeta em meio à vastidão do espaço. Ele discute a evolução da vida na Terra, a história da ciência e a importância de preservar nosso ambiente. Ao longo do livro, Sagan nos lembra da necessidade de apreciar e proteger nosso "pálido ponto azul", o único lar que conhecemos. É uma obra inspiradora que nos convida a refletir sobre nossa conexão com o cosmos e nosso papel na preservação do nosso planeta.

Cristiano130 07/01/2024

O pálido ponto azul é com certeza um livro que explora profundamente viagem espacial, levando em considerações problemas governamentais, falta de verbas, como a ciência espacial foi vítima de programas militares, entre outros dilemas. De todos os livros que li de Sagan este em específico foi o que mais deixou a desejar. A leitura se perde muitas vezes falando coisas que não são tão interessantes assim. Amei cada sentença de quando ele descrevia as luas dos planetas, ou como foi difícil fazer a primeira viagem espacial, contudo no meio de tudo isso tem muita "encheção de linguiça" o que me deixou com preguiça de prosseguir a leitura diversas vezes (tanto é que eu demorei meses pra terminar esse livro). Ao contrário de Bilhões e Bilhões (que parte dele foi escrito por ele e a outra pela sua esposa) a leitura é suave e muito agradável, as informações são transmitidas naturalmente e muito bem organizadas, sempre deixando aquele gostinho de "quero mais", infelizmente aqui neste livro não senti isso...

xLeoSaraiva 31/12/2023

"Somos causados pelo cosmo, mas não somos a sua causa. O homem moderno não tem nenhum papel na criação".
Considero "O Pálido Ponto Azul", de Carl Sagan, uma continuidade da leitura de "Cosmos", escrito cerca de dez anos antes pelo mesmo autor. Nesse volume, o astrofísico faz reflexões de extrema sensibilidade e profundidade acerca da conexão que envolve todas as criaturas e elementos do universo. Além de compartilhar novidades de sua época, como o sucesso das sondas espaciais Voyager, Sagan faz um trabalho ímpar de divulgação científica ao passo que convida o(a) leitor(a) a conhecer um pouco mais sobre aquilo que a ciência define por Criação.
Mais uma vez, trata-se de uma obra-prima de Carl Sagan. Excelente livro!

SARAIVA, L.*

Trecho da leitura (sem spoilers):
"Para nossos antepassados, muitas coisas na natureza deviam ser temidas: raios, tempestades, terremotos, vulcões, pragas, secas, longos invernos. As religiões nasceram, em parte, como tentativas de aplacar e controlar, ainda que pouco fizessem para compreender, o aspecto desordenado da natureza. A revolução científica permitiu que vislumbrássemos um Universo ordenado, subjacente, em que havia uma harmonia literal dos mundos. Se compreendemos a natureza, existe a perspectiva de controlá-la ou, pelo menos, de mitigar os danos que possa causar. Nesse sentido, a ciência trouxe esperança".

*Resenha escrita meses após a leitura.

Mari1731 20/08/2023

"Nosso planeta é um espécime solitário na grande e envolvente escuridão cósmica. Na nossa obscuridade, em toda essa vastidão, não ha nenhum indicio que ajuda possa vir de outro lugar para nos salvar de nos mesmos. A Terra é o único mundo conhecido até agora que sustenta vida."

dw. 20/07/2023

Para as estrelas
Livro mais q perfeito, sagan sabe abordar temas científicos de uma maneira simples e interessante, para fazer qualquer leitor se apaixonar

Vanêssa 28/06/2023

Lindo
É ali. É a nossa casa. Nesse ponto, todos aqueles que amamos, que conhecemos, de quem já ouvimos falar, todos os seres humanos que já existiram, vivem ou viveram as suas vidas.

Giullian.Monteiro 01/04/2023

Emocionante...
Ter a oportunidade de ler o conteúdo escrito por um homem que esteve envolvido nas maiores descobertas astrológicas do século XX é um privilégio emocionante. Além de ser gratificante perceber que o autor, propositalmente, usa uma linguagem acessível e explica em pormenores as descobertas, de modo que qualquer pessoa poderia entender.
Os posicionamentos e ideias de Carl Sagan são quase sempre muito bem apresentados e coerentes, a inteligência dele é monstruosa. Apesar disso, Sagan foi um homem apaixonado pelos temas sobre os quais escreveu e isso o levou a, em alguns momentos, tornar-se um pouco especulativo demais; fazendo deduções de como será o nosso futuro em um intervalo de tempo mto grande, o que pode fazer com que os mais exigentes achem que tais especulações tornem o final do livro uma espécie de adivinho otimista.
Em resumo, para mim o livro foi excelente, em alguns momentos eu realmente me emocionei por perceber a inteligência empolgante de Sagan.

Maisa 18/02/2023

Interessante
Saí da minha zona de conforto ao ler esse livro.

Achei muito interessante a visão do autor sobre explorar novos mundos e como isso seria importante para a raça humana.

?Quando as primeiras crianças nascerem fora da Terra, quando tivermos bases e colônias em asteroides, cometas, luas e planetas, quando estivermos vivendo longe da Terra e criando novas gerações em outros mundos, algo terá mudado para sempre na história humana?

Neto.Coqueiro 18/01/2023

Uma visão otimista, mas a realidade bateu
Carl Sagan tinha uma visão bem otimista de como a exploração espacial poderia unir as nações e evitar conflitos. E isso fazia total sentido com a época em que o livro foi escrito. A guerra fria tinha chegado ao fim, ditaduras vinham caindo, como na América Latina, mercados se abriam, caminhavamos para "O fim da história"? A exploração espacial poderia ser o elo que uniria as nações?
Infelizmente não, realidade se impôs, a tese do Fukuyama se provou errada e voltamos ao Conflito de Civilizações. Creio que Sagan estaria triste vendo o mundo muito mais dividido agora do que o otimismo dos anos 1990 projetava.
Em relação as outras demais discussões que ele traz, como a possibilidade de terraformar, habitar, domesticar, outros mundos, novas tecnologias, como se deram grandes descobertas, achei sensacional; sinceramente, não sei o quanto já está desatualizado, mas vale a pena.

Linhares 04/01/2023

O foco principal do livro é trazer conjecturas sobre a exploração de novos mundos do nosso sistema solar e sobre o futuro da humanidade como uma civilização interplanetária.

A escrita do Carl Sagan é muito clara, fluida e gostosa de ler.

O único ponto negativo é a insistência do autor em alfinetar os religiosos nos primeiros capítulos. Na minha opinião acaba destoando um pouco do resto do livro.

Lipienski 25/08/2022

"desejamos um pai ou uma mãe que cuide de nós, que perdoe os nossos enganos, que nos salve de nossos erros infantis. Mas o conhecimento é preferível a ignorância. É melhor abraçar a verdade dura do que uma fábula tranquilizadora"

Tiago Souza 18/08/2022

Para amantes da ciência
Minha primeira leitura do Carl Sagan é com certeza não é a última, conhecia o autor de outros trabalhos, principalmente na divulgação científica, e não esperava nada diferente dele, seu modo de observar, escrever e nos fazer pensar realmente eram muito diferenciado.
Confesso que o livro se encontra um pouco desatualizado quanto ao avanço científico desde a época que foi escrito, mas mesmo assim a leitura nos proporciona uma imersão na ciência como um todo, abrangendo inclusive sua parte filosofica e também religiosa.
Um grande livro de um grande autor!!!

alex 08/08/2022

Pálido ponto azul: 1 visão do futuro da humanidade no espaço
De Carl Sagan (1994)

Livro muito bom para leigos (como eu). Uma pena que já seja um livro mais desatualizado (publicado em 94... lá se vão quase 30 anos).

É bom demais notar um autor que sonha com um futuro distante, mas mantém o ceticismo científico em brasa viva.

Aliás, o mais interessante do livro é essa simbiose entre ciência, arte e filosofia moral. A ciência me parece ser altamente alimentada por uma visão romântica e idealizada do futuro, que muitas vezes toma como ponto de partida para os seus esforços e investimentos. Sem sonho não há progresso!