Senhorita Marjoribanks

Senhorita Marjoribanks Margaret Oliphant

Resenhas - Senhorita Marjoribanks

Claire Scorzi 15/11/2023

Uma heroína para hoje
Senhorita Marjoribanks foi publicado pela primeira vez em 1865 e nos apresenta uma figura de mulher no mínimo incomum. Creio que, mesmo se pensarmos em exemplos na literatura de hoje, iremos considerar Lucilla Marjoribanks um achado no quesito originalidade para uma protagonista. Porque ela é.
Lucilla tem características que mesmo na ficção contemporânea serão mais presentes em personagens femininas secundárias: ela é inteligente, mas é tão segura de si que chega a ser ingênua; é corajosa, mas essa coragem não é vista em atitudes de auto sacrifício ( modelo tradicional feminino) ou de rebelião ( modelo contemporâneo). Lucilla Marjoribanks sabe o que quer, empreende os meios para consegui lo, e surpreende pelos projetos que têm; ela é dinâmica e sente necessidade de usar suas capacidades, não indo atrás de um romance ou de um marido, ou apenas se auto afirmando num feminismo agressivo: ela é mais que ambas as atitudes. Faz as coisas acontecerem, seja promovendo um ambiente de cultura na cidadezinha de Carlingford, seja unindo casais, seja apoiando causas políticas. Sua energia é imensa, seu senso de oportunidade, perfeito, e sua constatação, algo ingênua, é que só é pena que nem todos aproveitem o que ela tem a oferecer. Mas Lucilla jamais é queixosa, ela está ocupada demais para isso.
O romance depende em grande parte de Lucilla Marjoribanks conquistar o leitor, pois como acontece em Arabella (1750) de Charlotte Lennox, tudo gira em torno da heroína título. Porém, ame-a ou se irrite com ela, uma coisa é certa: é impossível ficar indiferente a Lucilla Marjoribanks. A seu modo, ela é uma força da natureza, movendo tudo e todos.

tiadodudu 18/04/2024

Emma Oliphantiana
É uma leitura lenta, focada na observação da rotina da pequena cidade de Carlingford ao redor da protagonista intrometida bem intencionada que se torna uma espécie de guia dos moradores. Gosto da escrita da Oliphant e suas personagens femininas decididas e imperfeitas.
Noemy 18/04/2024minha estante
Então o ritmo do livro é lento?

tiadodudu 18/04/2024minha estante
Muito, estou na LC da Elis Fim do dos livros do Clube e todo mundo reclamou que nada acontece. Mas é só insistir que no terço final fica movimentado.

tiadodudu 18/04/2024minha estante
Finco não Fim

Noemy 19/04/2024minha estante
Kkkkkk bom saber

Cris Paiva 16/08/2023minha estante
Adoro livro com final feliz!!

Katia.Scott 10/11/2023

Uma mulher de valor
Como admiro personagens que não se deixam abater.
A senhorita Marjoribanks é um exemplo de determinação, confiança em si e magnanimidade.
Foi assim que ela conseguiu verdadeiramente amar ao próximo, tendo autoconfiança e certeza de que poderia vencer qualquer obstáculo, e assim unir forças na regeneração de qualquer deficiência que veio a surgir.
Mesmo quando recebia ingratidão foi magnânima, e acreditava no valor de si própria e do outro.

Carolina2496 19/01/2024

A Senhorita Marjoribanks
Um livro fala de uma jovem e suas aspirações enquanto líder da sociedade. A Senhorita Marjoribanks tem uma personalidade única e é muito obstinada em resolver os problemas alheios, até mais por seu próprio interesse em ser útil e organizar essa sociedade do que por simples abnegação. Um livro gostoso de ler, divertido e envolvente.