Talent

Talent Tyler Cowen...

Resenhas - Talent

Paulo Henrique 28/08/2023

Como achar um talento.
O que é um talento? Essa pergunta pode ser respondida facilmente após reconhecermos os feitos de alguém, ou pode ser feita antes, quando acreditamos no currículo que lemos ou na opinião de alguém. Porém independente disso seria mais fácil se perguntar: Como identificar um talento? Antes de contratar para sua empresa.
Com base nessa premissa o livro “Talent” tenta mapear as formas que podemos utilizar para contratar ou identificar uma pessoa talentosa. Essas formas não são as atuais. Podemos aplicar um teste de lógica, ou um que esteja em linha com o que se quer tecnicamente de alguém, porém isso não necessariamente significa que esteja contratando um talento para sua empresa, afinal o melhor aluno da sala não irá ser o mais talentoso. Então seria a habilidade de comunicação? O mais hábil comunicador da sala também não necessariamente será o mais talentoso.
Se entendemos que o que você sabe e como você fala não indica quão talentoso você é, então porque fazemos contratações perguntando dos feitos do passado, avaliando capacidade de comunicação, aplicando testes de conhecimento? Por que esse é o método tradicional e assim permanece. Porém o autor entende que você pode treinar para responder a tudo isso e não necessariamente ser alguém que vá acrescentar algo mais a empresa.
O autor sugere então algumas abordagens bem diferentes, como ao invés de perguntar sobre os feitos profissionais, perguntar o que a pessoa faz nas horas vagas, ou o que ela está vendo na internet antes da entrevista, o que fez pela manhã. Perguntar coisas estranhas, realizar entrevista online com a câmera desligada, tirando os vieses de cor e gênero que afetam as seleções. A ideia é que nós não somos originais quando somos entrevistados no modelo antigo e que somente conhecimento não significa talento.
O livro tentar adotar uma abordagem diferente de identificar talentos, que passa por ter conversas descontraídas onde possamos mostrar o nosso verdadeiro eu, focos e interesses pessoais, que obviamente impactam nossa capacidade de gerar resultado. Faz uma viajem por pesquisas que mostram quem se dá bem na vida, tentando explorar que até pessoas com deficiências podem ser mais talentosas em determinadas funções.
Um livro que nos faz pensar sobre o que é realmente talento.