Manifesto antimaternalista

Manifesto antimaternalista Vera Iaconelli

Resenhas - Manifesto antimaternalista

carolmc_ 03/12/2023

A realidade da maternidade
Não é um livro contra a maternidade, definitivamente. É um livro que não romantiza e/ou impõe a maternidade, mas mostra a realidade desafiadora de se criar um outro ser humano.

gabs pina 05/02/2024

Eu, que não sou muito de psicanálise, achei muito interessante os links do livro, realizados dentro e fora do universo psicanalítico. As pautas sobre o antimaternalismo foram muito interessantes de serem lidas.

Ariana Pereira 18/02/2024

Leitura obrigatória
País, mães, tio, vó, pessoas sem filhos... esse livro da Vera Iaconelli deveria ser uma leitura obrigatória para toda a sociedade. Ele analisa a construção social histórica do papel da mulher na criação de novos membros da sociedade. Papel que deveria ser dividido entre todos e não cair nas costas de um único ser humano.

Alan Alves 30/11/2023

Antimaternalista sim!
Vera Iaconelli consegue atraves de uma escrita didática e acolhedora, se colocar num lugar de questionamento e enfrentamento de um conceito do senso comum, como a maternidade, e desconstruir toda a falácia em torno disso. Belíssimo!

Vivi 22/03/2024

Gostei muito da leitura. Pessoalmente, tive mais interesse pela primeira metade do livro, a parte específica para psicanálise não me interessava tanto. É um excelente material!

isamoraex 22/03/2024

Perfeito!!
Não tenho palavras para a análise através da psicanálise a respeito da maternidade que se funde à história e simplesmente quebrou meu mundo!!! que livro

Lívia 02/04/2024

Livro essencial
Esse livro é essencial para todos! Desde quem tem, vai ter ou não terá filhos. Ajuda na reflexão do papel político e social no cuidado com as infâncias. Questiona nossa cultura maternalista, que tanto nos é empurrada como algo ?natural?.
Excelente trabalho!

Carlos.Junior 18/05/2024

5/10
??Manifesto Antimaternalista??, escrito pela psicóloga e psicanalista Vera Ianconelli é um grito feminista, que tenta ser radical mas não consegue, sobre as ideias ??concretas?? que temos em relação a parentalidade, maternidade e o que é ser uma mãe de fato, partindo de pressupostos sociais já estabelecidos como a responsabilidade que a mulher possui perante ao parto e cuidado das crianças.
Sua forma de escrita e condução é tranquila, claro que por ser obra de uma mestrando em psicologia apresenta sim alguns (na realidade vários) momentos de dificuldade, onde se preza que o público tenha um conhecimento prévio em Lacan, Jung e Freud ou que pelos menos tenha dado uma olhada de relance em outros livros de psicanalise ou psicologia semelhantes. Não é um livro feminista, mas sim um livro que aborda o feminismo sobre a questão psicanalítica e de análise antropológica.
Infelizmente, notasse um tom embargado por uma política de identidade puramente capital e neoliberal durante as frases do texto, o que gera uma certa despersonalização da palavra MULHER em troca da identificação de certos grupos que contribuem sistematicamente e subconscientemente CONTRA os direitos femininos básicos.
Em resumo sincero, se fosse um livro sobre feminismo radical, seria um livro perfeito, como não é, é ruim. Seu conteúdo é longo em tamanho e seu léxico é exagerado, possui partes desnecessárias com o contexto anexado ao estudo e existem melhores recomendações para se procurar. Se me esforçasse na defesa da obra, poderia dizer que este exemplar é sim uma boa recomendação de introdução a um publico novo no ramo do direito público/privado feminino ou até da psicanálise sobre um viés feminista.
No fim, o livro vale a pena dependendo do tipo de público que você se categoriza.