Juntos na Escuridão

Juntos na Escuridão Diana Gruver

Resenhas - Juntos na Escuridão

Willy Robert 27/07/2023

Instrutivo!
Diana Gruver, motivada pela própria luta com a depressão, escreve esse livro extremamente necessário e encorajador para aqueles que sofrem com essa condição.

Sem ser simplista e sem oferecer curas mirabolantes, a autora apresenta a vida de sete personalidades muito conhecidas na história do Cristianismo que conviveram com a depressão.

Em cada testemunho, ela mostra a luta individual e a forma como Deus conduziu o amparo e o cuidado na vida de seus servos.

Partindo de Martinho Lutero e passando por nomes como Charles Spurgeon, Madre Teresa e Martin Luther King, entre outros, a autora nos conta histórias inspiradas.

Obra essencial tanto para aqueles que enfrentam a depressão quanto para aqueles que estão empenhados em ajudar aqueles que sofrem. Recomendo!

Gleiciane.Leal 15/09/2023

Uma leitura necessária!
A autora Diana Gruver, trás o outro lado da vida de grandes homens de Deus. Ela mostra que a depressão nada tem haver com falta de fé, e que em meio a dor, o sofrimento, Deus pode usar as pessoas para darem frutos em sua obra.
Livro perfeito!

teologiareforma 27/02/2024

Você não está sozinho
Você não esta sozinho, este talvez seja a primeira coisa que pensamos ao finalizar o livro. Este era de fato a intenção da autora, e foi (na minha opinião) uma verdade encontrada nesta obra singular.

Veja o que a própria autora recomenda logo na introdução do livro:

"Se você não luta contra a depressão, espero que, nestas páginas, encontre testemunhos de como é essa luta para muitos dos que o cercam. Espero que a humilde 'escuta' dessas histórias aumente sua compaixão e consciência de como ajudar seus irmãos e irmãs com depressão. Se você, como eu, não é estranho à depressão, espero que ao ler, encontre um 'amigo' ao longo do caminho."

Sempre que o próprio autor(a) faz sua recomendação do livro, considero como um norte para o que irei encontrar no livro. Depois de finalizar a leitura, posso de fato concordar com ela, pois pude encontrar sim os testemunhos das lutas e como é possível se conectar com as vidas destes homens e mulheres que passaram pela escuridão.

Contudo, a proposta máxima da autora se da ao fato de encontrarmos um 'amigo', ou seja, alguém que pode nos ajudar a passar pelo vale sombrio e conseguirmos chegar até o outro lado. Nos é apresentada a vida de 7 cristãos que o atravessaram, dentre eles Spurgeon faz uma citação na página 140 que considero importante olhando as duas perspectivas, tanto de alguém que sofre/sofreu por um quadro depressivo, como alguém que precisa de ajuda no processo, veja:

"Aquele que esteve na masmorra escura conhece o caminho para o pão e a água. Se você passou pela depressão, e o Senhor apareceu para o consolar, esforce-se por ajudar outros que estão onde você costumava estar"

Sempre temos algo a fazer pelo outro, se disponha entendendo que depressão não é falta de força de vontade, é uma doença e que homens e mulheres que viveram vidas intensas de oração e de devoção ao Senhor não foram isentas delas.

Deus te abençõe e que você seja benção na vida de alguém que precisa!

Stirex 30/10/2023

Santos da escuridão
É muito bem ver que meus irmãos passaram pela mesma dor que eu passo e saber que Deus pode me usar para ajudar outros santos. O exemplo que mais me chamou atenção foi o de William Cowper.

Ana Pat 23/01/2024

Em uma era de bem-estar e felicidade...
Recebi esse livro da Mundo Cristão e sinceramente achei que seria um livro muito simplista em relação a fé e depressão, mas nos mostra a vida de irmãos que sofreram e aprenderam a como lidar com o seu sofrimento psicológico. Obviamente, não dá para afirmar que todos eles tiveram depressão, pois os registros vem de cartas e relatos de outras pessoas. Porém, o livro nos possibilita conhecer o lado denso e sombrio de irmãos que, talvez, muitos esperassem apenas força e firmeza. Traz a realidade do sofrimento que faz parte na vida humana e ainda mais do crente. Em um contexto que cada vez mais vemos a exaltação do bem estar e da felicidade como se fossem promessas divinas, é um livro acolhedor que nos mostra que não somos menos crente porque estamos sofrendo. Ainda que nossa fé seja abalada, o fundamento (Cristo) ainda é sólido. É um livro que me fez conhecer ou aprofundar em histórias de irmãos na fé que também sofreram, se desesperaram e até por vezes perderam a esperança. Isso só reafirma que não estamos sozinhos.

Fernanda3771 07/05/2024

Entre muitas lágrimas
Um retrato sincero sobre a depressão na vida cristã e como a maioria dos cristãos lidam com isso.
A autora expressa perfeitamente todos os sentimentos, pensamentos e dúvidas que sufocam pessoas cristãs em situações difíceis e em caso de declínio da saúde mental.
É um livro muito emocionante que te faz chorar, refletir e se identificar.

Torres16 09/11/2023

É um livro muito necessário nos dias de hoje, onde muitos cristãos dizem inverdades, como "Depressão é falta de Deus" e coisas relacionadas. Mostrando testemunho de homens e mulheres de fé, a autora escreve com maestria não só que mesmo em meio a depressão, Deus está conosco, como também informações úteis sobre essa escuridão, como ajudar quem está na escuridão e guiando para a luz quem está passando por cenários depressivos. Leitura ótima, feita de forma bíblica e clara. Tem meu 10/10

Yuu 16/04/2024

Este livro conta a história de alguns heróis da fé que passaram por depressão e como isso não os impediu de avançar em Deus.
A história desses homens e como passaram suas crises e continuaram firmes mesmo em meio a dúvida muitas vezes é inspiradora

Aline.Santos 01/05/2024

É uma boa leitura, mas algumas histórias não são relatos de depressão. São pessoas que claramente sofrem com algo que vai muito além da depressão, esquizofrenias e coisas do tipo e não há qualquer diferenciação ou explicação sobre esse ponto.