Between Two Fires

Resenhas - Between Two Fires

Andre.Pithon 24/10/2023

Bingo de Fantasia Sci/Fi 2023
2.3: Anjos e Demônios

O bingo de Fantasia e Sci-Fi tornou-se uma de minhas tradições literárias preferidas, e uma forma excelente de me obrigar a ler coisas aleatórias, fora da minha zona de conforto, arriscar com livros nos quais normalmente não tocaria. Este ano, o bingo me levou para obras maravilhosas e inusitadas como Mordew, Vita Nostra, This is how you lose the Time War, e as três facilmente entraram no meu cânone pessoal. Outras casas do bingo são completas por conveniência, encaixando livros que eu já antes desejava ler, e encaixava. É sempre uma experiência única fixar regras para a leitura, e aconselho a todos que pelo menos deem uma olhada no conceito do bingo:

Claro, nem todos as leituras são mil maravilhas. A última casa, e a que eu mais demorei para fixar um livro, é a aparentemente fácil Anjos e Demônios. Não faltaram recomendações. Meu irmão queria que eu lesse o assustadoramente hiper-online Unsong, uma obra publicada totalmente online com explorações filosóficas estranhos sobre mitologia hebraica. Corri. Minha namorada queria que eu lesse Good Omens, mas somando experiências passadas ruins com Neil Gaiman e o fato de que sou Pratchett-fóbico, me fizeram evitar essa escolha. Então fiz o que sempre acabo fazendo em momentos de dúvida. Mergulhei nas recomendações anônimas da internet e encontrei o livro mais estranho, desconhecido, nichado e possivelmente perturbador que eu encontrei.

Between Two Fires me machucou da pior forma possível.
As primeiras centenas de páginas são fascinantes, pintando uma Europa gótica aprisionada entre uma guerra do inferno com o paraíso, onde a sociedade colapsa em fome, praga e guerra; pessoas se arrastam em sofrimento e criaturas horríveis espreitam pela noite. Um cavaleiro desonrado adota uma criança que definitivamente não é Jesus 2, e eles saem em busca de um possível milagre. Existem cenas muito bem escritas no começo, a voz de escritor de horror de Buehlman é marcante, e o peso dos acontecimentos são corretamente desconfortáveis. Eu amei o começo desse livro. Eu definitivamente acreditava que teria potencial para alcançar um 4~5 estrelas, e fechar meu bingo com chave de ouro.

Mas eventualmente, a pior tragédia acontece. Between Two Fires torna-se Quixotesco.
Repetitivo, enrolado, episódico, meio patético. Tudo parece perder a seriedade conforme os eventos se repetem, e aventura irrelevante acontece atrás de aventura irrelevante. Após chegar em Paris, onde eu esperava que a história fosse se desenvolver, não, continua apenas uma jornada eterna e irrelevante de pessoas andando e as vezes aparece um demoninho pra morder o calcanhar de alguém dando umas risadinhas. É previsível, é chato, e até o imaginativo acaba no primeiro quarto da obra.

De tempos em tempos, há curtos interlúdios, poucas páginas dentro das 400 e tantas páginas deste livro, focando no conflito divino entre anjos e demônios, e é a parte mais intrigante do livro. A parte para o qual eu esperava que fosse para onde ele eventualmente se desenvolvesse. Mas não, o final é desprovido de coragem, simples e previsível, e a presença das criaturas superiores nunca chega perto da magnificência prometida. Sou um grande fã da estética católica meio malvadinha, de anjos cósmicos, da fronteira entre dor e salvação, e este é um livro que brinca com tais ideias por tempo o suficiente para me empolgar, e não faz nada com elas para realmente frustar-me.

Em conclusão, não há nada mais doloroso que potencial desperdiçado, e faz muito tempo (talvez nunca?) que vejo um livro começar tão bem e ficar progressivamente pior, até eu ter de me forçar para terminar na base do desgosto.