O Poço

O Poço Ellen Reys

Resenhas - O Poço

Nilsonln 23/08/2023

No fundo do poço?
Ao contrário de outros livros que já li de Ellen Reys, não consegui gostar de "O poço", que achei forçado e apressado demais. A amarração da história é de uma conveniência absurda e nem o final escapa. Realmente uma pena! Poderia ter sido uma experiência de leitura boa, mas quem sabe o próximo, não é?

Li também da autora Ellen Reys e recomendo: Farelo, O último voo e Hora zero.

Jeferson.Gomes 18/09/2023

TODOS PARA CASA ANTES DO ANOITECER!
As férias se penduram na mangueira, risadas não se ouve de outra maneira. A corrida é o preço para se chegar na cozinha.

Quantas comidinhas, feitas agora, hora da prosa. A avó se enruga de alegria, mas também os alertando sobre a noite vizinha.

A aventura se inicia, dentro do cesto, mato adentro. Estão indo para a casa da vizinha. Cortam caminho distraídos pelo Jambeiro.

A noite chegou. Apenas uma lamparina distante recepcionando a visita. O poço gera curiosidade e desmembramentos. Estão desaparecendo.

Treze anos de saudade. Apoiada por muitas garrafas deliberadas, consultando frascos, sonhos imediatos.

A pesquisa volta para o passado, presente entre os transeuntes, coniventes com os assassinatos, tramados por homens e seus pecados.

A cura cobra o seu preço, transformando enfermos, manipulados por seu silêncio, propensos a destruírem mulheres e seus segredos.

site: https://www.instagram.com/meuslivros.minhaleitura/
Léia Dilkin 27/09/2023minha estante
Gostei demais desse livro!

Jeferson.Gomes 28/09/2023minha estante

Marya 26/01/2024

Nostálgico e aterrorizant3!
O poço é um lembrete constante de que nem tudo o que é desconhecido deve ser desvendado.

? VOCÊ VAI LER ESSE LIVRO EM UMA NOITE, E VAI FICAR PENSANDO NELE POR DIAS.

Na envolvente narrativa escrita por Ellen Reys, somos imersos na história de 3 crianças marcadas pelas crueldades do destino. Nane, Miguel e Lisa foram separados pela tragédi4.

"O impossível havia ocorrido diante de meus olhos e a única certeza que eu tinha, era que os havia perdido para sempre."

A trama incrível se inicia quando 3 crianças foram passar as férias em Viseu, cidade típica do interior paraense. Lisa, Nane e Miguel resolvem testar a coragem, decidiram ir ao poço onde diziam que aconteciam sumiços misteriosos, quase sempre de crianças.

Eram três crianças curiosas sobre uma lenda, no entanto, só sobrou uma. Pois Nane e Miguel nunca foram encontrados.

Na segunda parte da narrativa, após 13 anos sendo consumida pela culpa e remorso, Lisa retorna a cidade onde sua irmã e seu primo desapareceram, eles haviam sido levados pela criatura do poço, e Lisa estava disposta a enfrentar tal criatura.

Pense em um livro que o leva a sentir uma sensação de angústi4 e med0 a cada página virada. Assim foi a minha experiência com "O poço", um livro de terr0r, que prende a atenção desde o início. Você não será capaz de largar este livro até descobrir os segredos escondidos nesta cidade.

Ellen foi certeira ao revelar o passado da criatura do poço, antes de sua transformação em uma figura maligna. Talvez eu, como leitora, tenha sofrido ao conhecer o passado de Ana das almas. Afinal, por trás de toda lenda tem uma história triste e real.

Sobre a escrita da autora, eu só tenho elogios. Apesar de ser agoniant3 ler esse livro, ele nos proporciona um vislumbre de nossa infância. Ellen nos convida para um passeio por nossas lembranças. Quem nunca foi passar as férias com os avós e se aventurou perto de um poço?

Com uma escrita tão natural, a autora transporta-nos para Viseu, são detalhes perfeitos que nos deixam realmente dentro da história. O livro tem um ótimo ritmo, daquele tipo que você não consegue parar de ler. De modo geral, minha experiência lendo "O poço", foi nostálgica, e aterrorizant3.

@cortedeamigaselivros 10/02/2024

Um terror viciante!
?Não foi dessa vez, mas você virá, criança insolente, não escapará.?

Lisa, Nane e Miguel são primos que estão passando as férias escolares no sítio dos avós, na pacata Viseu, no interior do Pará. Curiosos sobre a lenda do Poço, os três decidem visitar o lugar onde ele se encontra, mas o que era para ser apenas mais uma aventura, se torna um pesadelo quando apenas uma das crianças retorna.

Anos depois, já com 21 anos, Lisa retorna para Viseu em busca de encerrar de uma vez por todas o que aconteceu quando era criança e enfrentar a terrível criatura do Poço, que destruiu sua vida e a de seus familiares, mesmo que isso custe sua vida.

Mais uma vez Ellen Reys me surpreendeu com um terror regado a suspense e mistério e que te deixa vidrado na história e ávido pelos próximos acontecimentos. A trama é curta e tem um ritmo rápido e eletrizante, quando você começa a ler não consegue mais parar.

Gostei do desenvolvimento da Lisa e a forma que a autora mostrou como sua vida foi impactada pelo fatídico acontecimento no Poço. Ainda gostei da reflexão sobre intolerância religiosa e como o mal que é feito volta para quem o praticou.

Enfim, se você gosta de contos sombrios, com m0rtes, terror, mistério e cenas macabras, "O Poço" é a leitura ideal para você, leia e descubra o grande mistério da criatura que vive no Poço.

Emiliane.Yamada 02/10/2023

Cuidado com as lendas
Legenda revisada e editada em texto por @alempaginas @karinicouto
Produção artística Emi .
?O Poço / ?? @ellenreys.autora
? @botecoeditorial

Fui ler esse lançamento da Ellen, sem ter certeza do que se tratava, mas sabendo do talento dela, muito animada.

O Poço, vai mais uma vez marcar a escrita da autora com ambientação impecável, personagens que nos conquista, e aquele enredo que deixa a gente curioso para virar casa página.

Trazendo um enredo que me fez lembrar aquelas lendas urbanas ou mesmo de interior (sou do interior), temos jovens curiosos e ansiosos por viver aventuras, ou passar o tempo, e com isso se metem em uma grande enrascada.

O enredo acontece em Viseu, uma cidade do interior Pará, e é marcado por duas épocas que vão ocorrendo ?ao mesmo tempo? na escrita e assim possamos compreender o passado, marcado por as férias de Lisa, Miguel e Nane, primos, que ao desobedecerem aos avós, achando que não seria nada demais ir até um famoso Poço da cidade, tem um encontro surreal com A mulher do Poço, desse encontro, vidas são ceifadas, e temos uma passagem de tempo de 13 anos, onde uma das sobreviventes, marcada pela trágica tragédia, sempre revive momentos de terror em dua mente. E com determinação ela decide que vai por um fim a todo esse terror, pois esse mal continua a assombrar outros e todos que se puserem no caminho da Mulher do Poço não fazem ideia, mas dificilmente viverão para contar alguma história.
Uma leitura que me deixou mais do que fascinada, trouxe um grande toque de memória afetiva, pois a Ellen tem o dom de mesclar terror com o cotidiano, com que é raiz, o que me fez lembrar muito do meu tio e as historias que ele contava..
Sou eternamente grata por essa experiencia e quem puder, já correr lá na Amazon e adquira o seu.
?Compre pelo meu link da Amazon. ??

?Amazon: https://amzn.to/3gyu3vL (Link Na Bio)

@livretoencantado 16/12/2023

Terror regional sensacional com críticas sociais pertinentes
"Não era somente contos para amedrontar crianças, não era um meio de nos controlar."
"O Poço" traz um terror regional através de lendas e mitos, além da abordagem de críticas sociais e do auge da maldade humana, as quais a Ellen o faz com maestria e nos deixa completamente absortos na história.

A história se passa em dois períodos, ano de 2007 e de 2020. Em 2007, começamos a ficar a par do sumiço de Pedrinho, filho do Zé da Venda, logo mais emendamos e já conhecemos um trio muito travesso, Lisa, sua irmã Nane e o primo delas, Miguel.

Um trio que juntos desafiam a originalidade da lenda da "Mulher do Poço". A curiosidade infantil tomando de conta e indo além do medo de histórias macabras e a necessidade de ver tudo com os próprios olhos para enfim acreditar é destaque.

Aqui veremos que a maldade humana supera qualquer história de terror. A indiferença, a crueldad* por inúmeras vezes insana, o desprezo e a expectativa perversa nos olhos dos algozes ao ceifar vidas inocentes em julgamentos macabros por motivo torpe, gera asco.

Uma herança de sangue amaldiçoado e uma vingança insaciável, tudo isso em meio a uma terra devastada e banhada nas injustiças cometidas e, consequentemente, a mort* de inocentes. A inveja e a hipocrisia imperando nesse ambiente hostil.

A violênci* está devidamente perpetrada e os segredos ocultos serão enfim revelados, mas, será que há como escapar dessa sina maligna?

"Pesadelos podem ser além de reais, mortais."

Nós escritos da Ellen, eu amo que além de usar e abusar da regionalidade nortista para nos entregar histórias imersivas e incríveis, ela valoriza a cultura e de quebra deixa o nosso psicológico rebuliçado.

Nunca saímos os mesmos após ler alguma de suas histórias. E, no caso desse livro, nunca mais passaremos ao lado de um poço e seguiremos com a mente tranquila. E se ele estiver destampado, o psicológico já vai piscar o alerta.

"Um por um, foram punidos. Sem piedade. Sem misericórdia."

Aline.Goettems 08/01/2024

A cada nova obra da Ellen que leio, me surpreendo mais com sua escrita. Ela tem o dom de me deixar tensa (de um jeito bom) ao ler, uma sensação que poucos autores conseguem me causar. Eu queria terminar a leitura logo para saber os segredos que O Poço/Passado escondiam, mas ao mesmo tempo eu não queria chegar ao final para a leitura não terminar. Me conectei com a história, por ter passado a maior parte da vida em cidades pequenas, e sempre escutar sobre lendas e folclores da região.

"O Poço" é uma história envolvente, que me transportou para a atmosfera misteriosa e assustadora da pequena cidade de Viseu, no interior do Pará. A trama se desenrola em dois momentos distintos: em 2007, quando os primos Lisa, Nane e Miguel decidem desafiar a lenda da criatura do poço durante as férias escolares; e em 2020, quando Lisa retorna à cidade após 13 anos, consumida pela culpa e remorso, para enfrentar a criatura que transformou sua vida em um inferno de lembranças sinistras.

A narrativa é habilmente construída, criando uma tensão crescente que prende a atenção. O cenário da pequena cidade adiciona um toque de isolamento e mistério, aumentando a sensação de perigo iminente. A escolha de explorar a lenda local da criatura do poço como ponto central da trama adiciona elementos sobrenaturais e folclóricos à história, enriquecendo a história com uma atmosfera sombria.

Os personagens são bem desenvolvidos, especialmente Lisa, cujo retorno à cidade serve como catalisador para confrontar seus próprios demônios internos e a misteriosa criatura que assombra sua vida desde a infância. Os laços familiares entre os primos proporcionam uma dimensão emocional à narrativa, tornando a busca de Lisa por respostas e redenção ainda mais impactante.

A autora habilmente tece elementos de suspense, terror e drama psicológico ao longo da história, me mantendo ansiosa por revelações e desdobramentos. Leitura mais que indicada!

site: https://www.lostwords.com.br

Moony 04/05/2024

Terror Humano
Mais um nacional e forte candidato a melhor de 2024, hein!

"O Poço" é um conto dá Ellen Reys que trás um misto de algumas lendas. Nessa história, o leitor conhece os primos Lisa, Nane e Miguel que vão passar as férias no sítio dos avós em Viseu, Pará, como fazem todo ano. Mas em 2007, os três, muito peraltas, resolveram desafiar a lenda da cidade sobre um poço e uma criatura que vive nele. Claro que tudo dá errado e, 13 anos depois, Lisa retorna a cidade para enfrentar a criatura do poço que mudou toda sua vida. Como disse antes, esse conto trás várias referências a lendas e ao terror como a lenda da "mãe d'água" que leva para o fundo do mar homens desavisados e eles acabam morrendo afogados. No conto, a diferença é que a criatura leva qualquer pessoa que se aventura a noite perto do poço. Outra lenda conhecida que me lembrei (e quem foi criança e adolescente nos anos 2000, vai lembrar desta) é a da Samara, do filme "O Chamado". Ela também vivia num poço.

O livro tem algumas figuras, o que ajuda a ilustrar a história e a nossa imaginação. A história é muito bem escrita e desperta a curiosidade e a tristeza no leitor. É muito triste ler a história da "criatura do poço" e saber o tanto de maldade que sempre existiu no mundo. Por um momento, o leitor até sente compaixão pelo Ser de outro mundo e quase dá razão a ele.

Como falei no início, esse é um forte candidato a melhor do ano.

"O Poço" pode ser encontrado na Amazon e no Kindle Unlimited.

Naty @livrossaofilhos 31/07/2023

MARAVILHOSO
Mais uma história magnífica da Ellen! Uma história cheia de tensão e mistério e dessa vez com um elemento que me faz ficar arrepiada, crianças! Histórias com crianças fazem meu nível de medo subir 100%.

Uma das coisas que eu amo nas histórias da Ellen é que ela tem uma imaginação fértil e incrível, passando tudo isso para a história de forma magistral. E é tudo tão crível! Por isso me dá um frio na espinha, também adoro como ela insere elementos regionais são detalhes que me encantam, principalmente depois de ler a nota no final falando sobre suas vivências e inspirações para criar tal história.

A primeira parte é com as crianças que resolvem não acreditar na lenda da mulher do poço e se desafiam para ir lá, é uma tensão muito grande, pois sabemos para onde estão indo o que irão fazer e só podemos ler e observar tudo acontecer.

As descrições sempre me surpreendem, é como ver um filme e eu também amei essa sensação de casa de vó e férias gostosas da primeira parte.

A segunda parte já bem mais sombria e triste, pois são feitas várias revelações do passado e das famílias, também é uma parte surpreendente, eu realmente não esperava tudo que aconteceu. A Ellen sabe arrematar todas as pontas soltas e vou repetir aqui que faz tudo parecer muito fidedigno.

Se você gosta de histórias que trazem aquele frio na barriga e um medinho gostoso, você vai amar "O poço", aliás vai amar qualquer título da autora.

iammoremylrds 19/11/2023

Um conto macabro em diversos níveis, tendo uma história bem amarrada/articulada, uma leitura fascinante com a vibe bem terror do cotidiano, uma obra bastante fluída e que respeita o curso natural de uma história chegando aos pontos de modo natural

@a.book.told.me 31/07/2023

Uma obra prima
Iniciemos em 2007. Com as férias escolares os primos Lisa, Nane e Miguel como de costume foram para o interior do Pará, em uma cidade chamada Viseu, onde moram os seus avós. As crianças adoravam o período onde, longe dos pais eram mimados pelos tão adoráveis velhinhos.
Mas nessa tão esperada viagem eles decidiram desobedecer a regra principal, nunca em hipótese alguma passarem perto dos poços durante a noite pois seus avós diziam que várias crianças foram levadas pela Mãe d'água, mas como acharam que isso era só uma historinha para assustar as crianças eles planejaram o passeio para ir até um dos misteriosos poços. E isso descandeou uma grande tragédia na família, Nane e Miguel já não estavam mais entre eles.
Consumida pela culpa e remorso, Lisa passa por um inferno por treze longos anos, os quais ao término deste ela decide voltar para enfrentar a criatura que destruiu a sua vida. Então no ano de 2020 ela parte para Viseu para entender e assim acabar com o mal que reside na pequena cidade.

Ellen Reys é, sem dúvida, uma escritora talentosa, cuja habilidade de criar histórias envolventes cativa os leitores. Seu lançamento mais recente, "O Poço", é um exemplo brilhante de sua genialidade literária, com uma trama instigante e personagens bem desenvolvidos que prendem a atenção do leitor do começo ao fim.

Livros disponível para compra na Amazon e Kindle unlimited.

Janethe 04/09/2023

Surreal
Uma aventura no imaginário paraense. Mais do que emocionante, ler um conto que se passa tão perto de mim. Tão bacana ler uma história que causa um frio peculiar, mas ao mesmo tempo uma indignação por tudo que aconteceu a Ana. Uma leitura surreal e de um encantamento perfeito.

Samira 29/12/2023

O que existe além do poço
Dividido em duas partes, a autora nos leva por um passeio por Viseu, cidade do interior do Pará, com uma escrita fluída e rica em elementos da nossa cultura brasileira. Três crianças vão se aventurar desafiando as lendas locais de que existe um ser que mora dentro dos poços.
É uma obra que sem dúvida faz o leitor ter um novo olhar sobre as histórias locais, mesmo que grande parte do enredo não seja de fato baseado em fatos reais.
Super recomendo a leitura, mesmo que você não seja um leitor do gênero, é uma obra que se encaixa muito bem numa proposta de leitura para sair da zona de conforto.

Natalia1378 02/02/2024

Um livro instigante
Pedrinho, filho do Zé da venda, desapareceu, e em Viseu, localidade do ocorrido, acreditam que a mãe d'água seja a responsável pelos desaparecimentos que ocorrem ao anoitecer nos poços das casas, nos quais é recomendado que ninguém se aproxime nesse período.

Miguelito, Nane e Lisa, que costumavam passar as férias na casa dos avós, nessa mesma localidade e gostavam de aprontar e aproveitar toda diversão que as crianças têm direito, como crianças curiosas que são, acabaram sendo marcadas pelas fat4lidades e tr4gédias. O que era para ser apenas uma lenda talvez não seja, mas não tem como ter certeza, já que dos três, apenas Lisa sobrevive, e sua irmã Nane e o primo Miguel desaparecem na noite em que decidem ir ao poço.

Após esse acontecimento, Lisa tem sua vida marcada por angústi4s e cicatrizes do passado; uma delas sempre a lembra daquela noite sombria, pois queima sua pele. Na segunda parte do livro, treze anos após o desaparecimento das crianças, Lisa sente que precisa voltar àquele mesmo local onde tudo aconteceu, e muita tragédi4 irá se desenrolar antes e depois dessa decisão.

A escrita da autora é maravilhosa; é um livro de terror, então eu me senti inquieta em diversos momentos, senti medo e fiquei ansiosa para saber qual seria a próxima bomb4. Um livro eletrizante, com uma escrita que consegue prender do começo ao fim, e quando cheguei ao final, fiquei com vontade de ir ler mais livros da autora.

Mila.Morais 09/11/2023

Caraca que conto macabro.

Sabe aquelas histórias de terror antigas contadas pelos avós?
Então esse conto fala sobre isso, com 3 crianças curiosas sobre o boato de que há um monstro no poço, que só aparece ao anoitecer.

E elas querem tirar a prova de que não existe nada, e é só uma história para assustar crianças. Mas quando chegam lá, Lisa, Nane e Miguel, tem um breve momento de decepção, porque só tinha fedor de algum animal morto.

Mas a decepção logo acaba porque o que tinha de mais assustador aparece e tava a vida de dois deles.

Se tem um fim feliz para a que sobreviveu, eu não posso dizer, mas lendo você pode descobrir. Super recomendo