Criando um Segundo Cérebro

Criando um Segundo Cérebro Tiago Forte

Resenhas - Criando um Segundo Cérebro

Rosangela Max 18/12/2023

Totalmente voltado para o aspecto teórico.
O conteúdo está mais para explicar sobre no que consiste o ?Segundo Cérebro? e todos os conceitos e definições relacionadas a ele.
É interessante para entender o sistema e nos fazer refletir sobre a importância de se fazer anotações e de como capturar informações de conhecimento de forma sábia e produtiva e de como usá-las de forma proveitosa.
Esperava por explicações de como construir na prática tudo isso, utilizando as ferramentas mais usadas como Notion, Evernote etc.
Estou com alta expectativas em relação ao segundo livro do autor, que já adquiri, para que ele traga um conteúdo mais voltado para prática do que a para teoria. Já que nesse aqui aconteceu o inverso.
Recomendo a leitura.

Filho7 26/04/2024

Bom livro para começar
Este é um bom livro para iniciantes na Gestão do Conhecimento Pessoal.

Já estou nessa jornada há pelo menos 4 anos.

Mesmo assim, o livro me trouxe ótimos insights e alguns ajustes de perspectivas de como encarar meus registros.

Recomendo a leitura e principalmente a aplicação. Faço uso de diversas técnicas apresentadas e posso garantir que alavancou a qualidade dos trabalhos que desenvolvo.

Gustavo.Morsch 08/11/2023

Bom guia para organizar as ideias.
O livro não traz nenhuma grande novidade, bebe na fonte de outros grandes métodos como o GTD, entretanto apresenta de forma objetiva um modelo que serve ao autor e muitas outras pessoas. Traz bons insights e ajuda a dar mais um empurrão no caminho de tirar as informações que estão na cabeça para algum lugar organizado.

Sandro 29/12/2023

Ótima leitura!
Li este livro após ter relido "A arte de fazer acontecer", pensei que haveria um conflito de métodos e etc. Porém o que acontece é um complemento.
E é bem verdade que nem Tiago Forte e nem David Allen arrogam que o método todo deve ser adotado em sua totalidade, contudo defendem a personalização útil.
Recomendo a leitura para quem deseja criar um banco de dados de informações que se tornem fáceis de serem localizadas.

Morganapzk 07/01/2024

Repetitivo, poderia ter metade das págs, mas tem dicas boas
O nosso segundo cérebro pode ser definido também, como: anotações de campo, cérebro exterior, nuvem pessoal. Nada mais é do que um documento onde você vai anotar tudo o que você está pensando, as ideias que tem e que quer colocar em prática no presente ou no futuro.

Pode ser colocado em um aplicativo ou qualquer outro local on-line para você poder fazer uma busca rápida e lhe auxiliar na produtividade.

O autor enfatiza que esse segundo cérebro pode: materializar nossas ideias, revelar novas associações entre ideias, incubar as ideias ao longo do tempo e afixar nossas perspectivas únicas.

O autor desenvolveu um processo de criação para cada um ter o seu segundo cérebro, que consiste em:

Capturar
Organizar
Destilar
Expressar

E ao longo do livro ele vai apresentando como fazer isso, dando dicas específicas e dando exemplos.

Para iniciar esse processo, é preciso passar pelos 3 estágios; lembrar, conectar e criar.
Tem várias dicas e ensinamentos legais para por em prática, mas achei bem repetitivo, não aguentava mais ler e chegar ao fim.

O livro poderia ter sido reduzido pela metade, pois foi bem cansativa a leitura, muito repetitivo.

Beta Oliveira 09/12/2023

Todos os dias estamos expostos a uma infinidade de informações. Muitas são imediatamente vitais. Outras são interessantes a curto, médio e longo prazo. E outras podem inspirar algo independente de projetos. E claro, há aquelas que não são relevantes.

Afinal de contas, é um fato: quem tem celular costuma ser altamente dependente dele. Não é à toa que bate um desespero quando estamos sem o aparelho. Boa parte da nossa vida está ali: contatos de trabalho, vida íntima, vida financeira, hobbies a um clique.

Como filtrar e reter as informações que nos serão úteis, para depois consultar as que realmente podem trazer algum impacto em alguma área da nossa vida? É aí que entra o “Segundo Cérebro” proposto por Tiago Forte.

O texto completo está no Literatura de Mulherzinha.

site: https://literaturademulherzinha.com.br/2023/09/24/criando-um-segundo-cerebro-tiago-forte-cap-1924/

LeandroCastro88 12/03/2024

Excelente trabalho
Esse é um dos livros pra mudar de vida. Atitudes que eu ja tinha antes, como tomar notas no celular, foram sistematizadas neste livro e creio que poderá mudar a minha forma de levar a vida. Ter um segundo cérebro, projetado para armazenar as milhares de informações que somos bombardeados diariamente. Esse livro me pegou de jeito. Recomendo demais para qualquer pessoa. Gestão de conhecimento pessoal. Independentemente da sua área de conhecimento, esses conceitos vão encaixar e facilitar a sua vida!

Heros Pena 28/10/2023

O livro é bom e traz ensinamentos interessantes porém, ao contrário do que tenta ensinar, é bastante prolixo e traz muito conteúdo inútil.

Paulo da Silva 21/12/2023

O método PARA desenvolvido pelo autor é interessante e acho que preenche uma lacuna importante referente à organização e arquivamento de informações do Método GTD. Fora isso, não há grandes novidades.

Jess 31/12/2023

Permitindo seu cérebro criar e não armazenar
O livro dá todos os passos para desenvolver seu segundo cérebro e todos os motivos possíveis para isso.

Senti falta de partes mais práticas. Os poucos exemplos, parecem não ser suficientes. Mas isso não diminui a qualidade do livro. Ele cumpre o que promete.

Vale a leitura e vale por em prática todos os passos que ele cita, pois independente da área de atuação, o segundo cérebro cabe em qualquer carreira e projetos.

ZeusTruqueiro 10/01/2024

Inspirador e desafiador ao mesmo tempo
Tiago Forte nos apresenta seu método de Segundo Cérebro, uma forma inteligente e pragmática de organizar todas nossas informações - deste mundo totalmente integrado e conectado - em notas e salvo em ferramentas e/ou aplicativos digitais.
Sistemas como CODE e PARA são ensinados. Com isso passa técnicas e conselhos.de como ser um melhor curador das notas. Exemplo: como decidir que nota salvar, como separar, como descrever e o mais importante como usar no futuro?
Mas do que ensina um sistema de arquivo, Forte ensina como termos um propósito para as notas, como não deixar apenas acumular informações sem motivos. E isso é o fator que o torna um livro fenomenal.
Ele me fez curar muito das coisas que tenho salvas, me fez procurar um app com sistema salvo em nuvem, me ajudou a pensar em salvar algo visando a usabilidade futura e não pedantismo. Recomendo a todos aqueles que se sentem afogados por informações e buscam uma metodologia para decidir melhor o que ver, ler, produzir e salvar.

Daniel.Martins 09/02/2024

Prático, objetivo e de fácil leitura
Com toda certeza o melhor livro que li nos últimos tempos.

A escrita do livro é bem fluida, sem muita enrolação, exemplos na medida certa e uma boa dose de abordagem prática de todo o conteúdo.

O livro aprofunda bem os tópicos que o Tiago apresente em seus vídeos e amarra bem todas as pontas abordadas, proporcionando um entendimento fácil de um tema que poderia ser bem complexo.

alvsalmeida 20/03/2024

Utópico real
Talvez minha nota tenha sido influenciada pelo fato de eu vir da leitura de Daniel Keys sobre Algernon e Gordon, já que essa metodologia nos faz perceber que alcançar um nível de conhecimento e memória elevado é possível, mas não é mágico. É possível, mas não é do dia para noite.

Se há um pingo de indisposição para as práticas e organizações apresentadas o risco da metodologia ficar obsoleta é grande. Agora, se houver um nível de perfeccionismo organizacional, o risco da obsoletitude é ainda maior.

O contexto apresentado aqui não é o de um método complexo ou de perfeito fluxograma para mudar a mente, mas sim um método minimalista, convergente mas divergente, que pode trazer para a realidade a utópica chance de um conhecimento acima do normal.

Aprenda a deixar seu cérebro biologico somente com as funções para as quais ele foi criado: criar e desenvolver caminhos e conexões para uma vida criativa e inovadora em todos os sentidos.

assibely 10/04/2024

Que livro legal, abriu minha mente sobre captura de informações e como usá-la, como organizá-las. Com certeza vou reler os melhores tópicos que achei pra aplicar mais ativamente.