Paris dos Escritores Americanos

Lançamento: Junho de 2023
Gênero: Vida intelectual francesa
Formato: 14x21
Páginas: 232

Ralph Schor ilumina o contexto político, social e cultural francês do período entre a Primeira e a Segunda Guerra Mundial e explora as circunstancias que levaram os artistas norte-americanos a buscarem a Cidade Luz para se abrigar.

O livro contempla histórias e curiosidades sobre a Paris e diversos escritores da época.

O que eu achei?

Te leva para conhecer Paris e grandes escritores sem sair de casa!

Que livro delicioso de ler!
Definitivamente uma leitura extremamente confortável e agradável.

Ralph acerta na escrita e deixa a leitura fluida que nem percebemos o tempo passar! Seus detalhes são essenciais e ele nos mostra uma Paris completamente daquela que imaginamos conhecer e trazer escritores célebres e importes para a história da literatura, é o que faz o livro ser mais profundo e interessante!

Com certeza terminamos o livro com vontade de voltar para ele várias vezes e reler as partes que mais nos instigam!
Com certeza uma leitura para se apreciar na companhia de sua bebida favorita ou até quem sabe ler na própria Paris?! haha

Avaliação: 4.5 Estrelas

E aí? Curtiu?! Quer saber um pouco mais? Entra no site e no perfil da L&PM e vem conferir tudo por lá!
E ah, se gostou desse conteúdo, não esquece de curtir, comentar, salvar e compartilhar esse post! Até o Próximo!

site: https://www.instagram.com/teindicotododia/

michele-biblioteca 07/10/2023

Leitura agradável.
O historiador francês Ralph Schor reuniu nessa obra escritores, artistas, colecionadores de arte, livreiros, fotógrafos, entre outros, para honrar alguns dos nomes mais influentes daquela famosa Paris do entreguerras, explorando a conjuntura política, social e cultural francesa - e em menor proporção a norte-americana - do período. Além dos óbvios Hemingway, Fitzgerald, Eliot, Miller, Joyce e Stein, o autor também dá espaço para Peggy Guggenheim, Natalie Barnes, John dos Passos e outros nomes menos populares, mas igualmente influentes; iluminando a história da chamada Geração Perdida, ou seja, os escritores americanos em Paris nas décadas de 20 e 30. Para essa geração de intelectuais, fugir da cultura materialista, puritana e intolerante dos Estados Unidos era essencial e, em Paris, encontraram a liberdade que queriam. E é nesse ambiente de liberdade que o autor nos insere, nos aproximando de alguns dos maiores artistas da história. Trata-se de um leitura interessante, rápida e agradável, mas sem grandes surpresas para quem está familiarizado com todos esses autores. Um dos grandes presentes do livro encontra-se no final, em um encantador "resumo biográfico", no qual Schor sintetiza a vida e a obra de alguns dos principais nomes citados no livro.

Jessie.Correa 31/10/2023

Esperava muito mais
Sou fã de grande parte dos escritores citados ao longo do livro e, por isso, estava com as expectativas lá em cima. Porém, me deparei com uma escrita cansativa e pouco envolvente. Senti como se estivesse lendo um TCC ou um artigo acadêmico.

Além de tudo isso, muitos fatos ali citados como verdade absoluta nunca foram confirmados, o que me decepcionou ainda mais, considerando que o autor foi professor de História Contemporânea.

Para finalizar, achei a escolha da narrativa do autor bastante tendenciosa e, muitas vezes, até mesmo preconceituosa, principalmente ao relatar fatos relacionados a artistas mulheres.

A quem quiser ler, fica a recomendação: leia atentamente e sem ingenuidade, não acreditando em tudo o que consta ali.

Detalhe do acabamento: o livro todo com folhas brancas não ficou bom. A L&PM foi infeliz nessa escolha.