Viagem ao interior

Viagem ao interior Edna Alencar Rivera

Resenhas - Viagem ao interior

TIA JACKE 29/08/2024

Um livro pequeno com grande conteúdo
?? Livro Viagem ao Interior
?? Autora Edna Rivera
?????

?? Livro recebido através do Projeto Livro Viajante da @Tagtuthor.

?? Sinopse
Há dois tipos de fome: aquela em que a barriga ronca, de tirar o sono. E a fome de reticências. Em Viagem ao Interior, acompanhamos os sonhos, desejos e esperanças de personagens cujos caminhos se cruzam em vivências marcadas pela fome e a inquietação. Um conto sobre o encontro de almas envolvidas pelo vazio da miséria e a chama da esperança que não se apaga, mesmo diante da aspereza da vida.

?? Resenha

Esse é o primeiro de muitos livros do Projeto Livro Viajante no qual me inscrevi, foi uma grata surpresa ao descobrir em suas poucas páginas uma imensidão de sentimentos e reflexões.
Em sua viagem ao interior a personagem para para almoçar e duas pessoas acabam se entrelaçando nas suas vivências.
Uma mãe com seu filho, e enquanto dividem a refeição muita coisa é dita, ainda que em pensamentos refletidos, em palavras não ditas.
A primeira coisa é a que está na sinopse: há dois tipos de fome, aquela em que a barriga ronca, de tirar o sono. E a fome de reticências.
Eu me pus a pensar na minha própria fome. Muitas vezes na mesma que o menino apresentou, a fome de um bife suculento, mas a minha fome vai além, muito além. As reticências deixa espaços para todos os tipos de fome, sendo nós composto de um organismo bio psco social, temos fomes absurdas e satisfações aquém do ideal.
O menino também o têm. Têm fome de conhecimento, e cria em sua mente um escape para a suprir essa falta em sua imaginação, também tem fome de uma vida melhor não só para ele, mas para toda a família e sonha, mesmo de forma utópica que ele conseguirá.
Mas passado esse momento de comunhão do acaso, ela segue em sua viagem até o destino, encontrar aquela que faria parte de sua vida para sempre; a linda cachorrinha ao qual havia recebido no abrigo o nome de Coração.
A aproximação, a conquista da confiança e a decisão de que seria ela que ganharia um lar definitivo criou em mim um sentimento de felicidade inimaginável.
A autora conseguiu fazer com que eu perdesse o sono perdida em todas as reflexões que essa leitura carrega em suas páginas.
Um livro para quem quer voltar a se conectar com o essencial da vida.

Samara 08/09/2024

Livro viajante #1
"Viagem ao Interior" é uma obra que explora a dualidade da fome, tanto física quanto emocional.

O livro se revela um conto sobre o encontro de almas perdidas em meio ao vazio, que, apesar de tudo, mantêm acesa a chama da esperança. A escrita de Rivera, carregada de simbolismo, convida o leitor a refletir sobre as várias formas de fome que enfrentamos ao longo da vida, e como a aspereza da realidade pode ser suavizada pela busca de algo mais profundo.

"Viagem ao Interior" é uma leitura que ressoa, deixando no leitor uma impressão duradoura sobre o poder da esperança frente à miséria e o constante desejo de encontrar significado na vida.

Amy 25/04/2024

A Jornada Interior
"Viagem ao Interior", obra de Edna Alencar Rivera, publicada pela editora Inverso, é um mergulho profundo no âmago humano e nas delicadezas do cotidiano. A narrativa, permeada por uma atmosfera íntima e contemplativa, transporta o leitor para os recantos de Cunha, onde a autora desvela encontros singulares e experiências marcantes.

O conto se desenrola como uma jornada de autoconhecimento e conexão com o outro, iniciada pelo encontro com um menino local e culminada na chegada de Lara, uma cadelinha que ilumina os dias da protagonista. A partida de Mestre, o cão carismático que deixa saudades, pontua a narrativa com uma nota de melancolia e reflexão sobre a efemeridade da vida.

A escrita de Edna Alencar Rivera revela-se poética e carregada de sutilezas, capaz de evocar emoções e lembranças sensoriais no leitor. Os cheiros descritos nas páginas ressoam como uma sinfonia nostálgica, despertando memórias de infância e transportando o leitores para universos pessoais e familiares.

Dentre os temas abordados, destacam-se a adoção, o amor e a compaixão, tecendo uma teia de reflexões sobre os laços que nos unem e as pequenas alegrias que permeiam o dia a dia. A leitura, embora breve, é profundamente marcante, deixando uma impressão duradoura na mente e no coração do leitor.

Para os apreciadores de contos, "Viagem ao Interior" é uma leitura imprescindível, capaz de tocar a alma e expandir horizontes. Edna Alencar Rivera firma-se como uma escritora brasileira talentosa e sensível, capaz de cativar e emocionar com sua prosa delicada e envolvente. Se você ainda não teve o prazer de conhecer sua obra, não hesite em fazê-lo.