Revolutionary Spring

Revolutionary Spring Christopher Clark

Resenhas - Revolutionary Spring

Igor13 07/11/2023

Decididamente um período complicado na história europeia
Em resumo:

1) O livro tem 1152 páginas sobre o perído um pouco antes de 1948 e suas consequências em vários países europeus, e ainda comentando algumas influências fora desse continente. É muita coisa;

2) Liberais, monarquistas, radiciais, esquerda, direita, nacionalistas, católicos, protestantes, mulçumanos, republicanos, comunistas... o que não faltaram foram choques de ideias e interesses;

3) Demonstra que o livro de Eric Hobsbawn, A Era das Revoluções, é incompleto na medida que este autor apresenta uma narrativa coerente sobre as revoluções no livro dele. O que é reconfortante e agradável para o leitor, que termina com uma opinião formada e o julgamento na ponta da língua. Bem, não foi bem assim. Em cada país, ou região dentro dos impérios, as revoluções ocorreram de forma diversa, com dinâmicas bem diferentes.Não há uma narrativa comum na Europa revolucionária. O Clark prova isso nesse livro;

4) Por fim, a surpresa no final ao saber da asceção da tecnocracia e o enfoque em melhorias econômicas que surge como padrão das contra-revoluções do período. O aumento significativo de investimentos públicos e a criação/expansão de um núcleo técnico nos países para impulsionar a prosperidade econômica e diminuir as tensões sociais.

Pena que o livro ainda não está em português.