A marca de uma lágrima

A marca de uma lágrima Pedro Bandeira

Resenhas - A marca de uma lágrima

Lorenna57 18/12/2023

Correntinha de Prata.
Isabel é uma típica adolescente de alva velha e um pouco exagerada, acho que tudo isso se deve a péssima relação com a mãe e a ausência do pai.
Iludida por um amor que só vem dela, isso dificulta que ela perceba quem está a sua volta, bom ou ruin.
Quero deixar meu amor declarado aqui pelo Fernando e a pessoa que ele é, maravilhoso.
Mesmo que Isabel não notasse eu suspirava de amor no lugar dela.
Leitura bem desenvolvida, e mistério bem pensado mas queria ver mais de Fernando.
Ualace 16/03/2024minha estante
Só queria lembrar que o Fernando beijou ela duas vezes sem consentimento enquanto ela estava bêbada na festa do primo e dopada de remédio.

Lorenna57 21/03/2024minha estante
Fato.

Lorenna57 21/03/2024minha estante
Fato.

Reylinha 19/08/2023

Uma novela com mistério e romance
O começo eu odiei porque a Isabel estava iludida em um nível absurdo e só falava do Cristiano. O livro só começou a ficar mais ou menos quando apareceu o mistério, mas ele é bem fraquinho também. Enfim, é uma narrativa que uma criança de 10 anos deve gostar, mas pra mim foi razoável.

Sky 13/09/2023

Nunca vi tanta gente chata num livro só
Nunca achei que isso aconteceria comigo mas detestei essa protagonista do começo ao fim. Além de chata é burra e lerda. Tô falando da protagonista mas parece que todos os personagens desse livro são assim (com exceção do Fernando).

Aquele casal é insuportável, não sei como ela se apaixonou por aquele Cristiano. E o que aconteceu com eles no final??? Senti falta da Rosana descobrindo e sei lá, fazendo alguma coisa. Eles não tem química e sinceramente não sei o que faziam quando se encontravam uma vez que "conversavam" só por cartas.

A Isabel é muito chata e a forma que a falta de autoestima dela é retratada é muito exagerada fazendo com que eu me irritasse com ela sempre.

O Fernando foi meu personagem favorito já que é o único que parece pensar. Mas também não sei se essa impressão só se dá por ele aparecer pouco no livro.

Eu não sei se entendi a proposta desse livro. Ele parece ser um livro moderno e poético mas que também quer usar um vocabulário mais formal o que o deixa mais antigo mas ruim. Todos os plots são entregues de bandeja ao leitor e a história do livro em si é muito mal trabalhada. Descobri tudo já no começo e sinceramente não me senti nenhum pouco animada em ver como as coisas iam chegar ao fim.
Me perdi na escrita em vários momentos e achei esse "mistério " muito simples apesar da proposta ser interessante.

Acho que a história até tinha potencial mas se perdeu no caminho. Dei 2,5 porque ele da uma salvada no final mas mesmo assim achei ruim. Não recomendo.

Solange158 05/12/2023

Aquele era o seu pior inimigo. O mais cruel, o mais cínico, o mais impiedoso. Um inimigo que falava a verdade. Sempre, sempre a verdade. Toda aquela verdade que Isabel conhecia muito bem e que nunca abandonava.
Isabel se apaixonou pelo primo e esse primo se apaixonou por sua melhor amiga, e aí entra as cartas escritas que são de amor puro e sofrido.

Ualace 16/03/2024

Quando Um Livro Envelhece Como Vi...nagre!!!
Essa resenha é mais pra me lembrar de nunca mais reler nada do Pedro Bandeira na minha vida do que por qualquer outra coisa. Esse livro não é muito procurado hoje em dia segundo o Skoob, e eu só posso agradecer por isso, mas isso faz essa resenha ser um pouco inútil. Mas vai que alguém pensa em dar uma chance pra esse livro e passa por aqui. Vou ficar na esperança da pessoa ler minha resenha antes e se economizar desse livro péssimo.

Há alguns anos eu reli os quatro primeiros livros dos Karas, também escritos por Pedro Bandeira, por nostalgia, e pra poder ler os dois últimos que eu nunca tinha lido. E tirando o primeiro volume, todos os restantes foram pura decepção. Tanto que eu até escrevi uma resenha sobre o desfecho da série, se você quiser pode dar uma olhada lá...

Enfim, esse mês eu estou meio que isolado em casa por conta de um assunto religioso, então estou usando esses dias pra ler bastante, já que não tem muito mais que eu possa fazer, e durante essas leituras tenho pensado em livros antigos que eu gostava na infância e na adolescência, e acabei me lembrando desse. Resolvi dar uma chance pela memória afetiva que eu tinha da história... E bem, que tragédia... Não vou me julgar nem me culpar por gostar tanto desse livro antes, porque eu era uma criança quando li. Mas tenho bastante culpa pra depositar no autor desse livro...

A Marca De Uma Lágrima conta a história de uma garota de quatorze anos que se apaixona perdidamente pelo primo que ela não via há anos em questão de trinta segundos de conversa. Logo depois que ele tira a melhor amiga dela pra dançar, a pré adolescente acha uma boa ideia se embriagar no jardim onde está acontecendo a festa de boas vindas do primo, e lá ela passa mal e é beijada, bêbada e sem consentimento, por um garoto não tão misterioso assim, mas que ela pensa pelo livro inteiro se tratar do próprio primo.

Não vou me estender mais sobre o enredo da história, porque a resenha não é pra pontuar isso. Mas quero dizer que fiquei ENOJADO com a releitura desse livro, onde Pedro Bandeira pejora e romantiza assuntos seríssimos. Não tive problemas com as cenas de masturbação e sexo implícito (essa segunda num sonho, mas aconteceu) que são descritas nesse enredo com uma pré adolescente, porque a puberdade é o momento onde a pessoa começa a descobrir seu próprio corpo e sexualidade, e não dá pra ser hipócrita com relação a isso. Mas me incomodou MUITO lembrar que essas cenas foram escritas por um homem de meia idade colocando sua personagem totalmente a mercê da figura masculina, sem a menor liberdade de expressão sexual.

Também me incomodou demais a quantidade de pejorações a respeito de uma personagem plus size, como se ser gordo fosse um crime de estado. E existem diversos momentos onde ele insinua o suicídio como um escapismo ao coração partido da personagem, como se uma desilusão amorosa fosse um fator primordial pra mais nada na vida de alguém ter sentido ou propósito, então a solução é acabar com tudo.

Além disso, é explícito que os pais da protagonista simplesmente não se importam com ela, e fim. Fica assim...

Enfim, eu teria muito mais defeitos a pontuar nessa história irresponsável, mas como sei que raramente alguém vai ler essa resenha, porque é pouco provável que alguém procure esse livro pra ler hoje em dia, graças a Deus, quero deixar essas palavras registradas aqui pra me lembrar que Pedro Bandeira é um daqueles autores que eu gostava muito na infância, mas que envelheceram pessimamente, e que ler qualquer coisa dele atualmente nunca vai ser uma boa ideia.
AliJu 16/03/2024minha estante
Eu abandonei uma releitura de infância, o motivo não foi igual, mas desisti de reler outros depois disso. Gostei muito da sua resenha, também gostei desse quando era criança, e não lembro quase nada.

Ualace 16/03/2024minha estante
Acabei de ver a tal leitura e de responder ela na sua resenha... Kkkkkkkk

AliJu 16/03/2024minha estante
Obrigada, amigo! Todos esses eu li muito perto se não me engano, por isso não confio em ler nada que tenha gostado nessa época kkkkk

Priscila 14/05/2024

Amoooo os livros do Pedro Bandeira
Li quando era adolescente e me marcou muito, amei fazer a releitura, agora com outros olhos.

Livvy. 24/03/2024

Simplesmente, incrível
Esse romance me surpreendeu, e muito, não pelo fato ser antigo e conter uma essência mais atual,mas por ser uma obra prima, que atrai a atenção do leitor, sempre com aquele gostinho de mistério, e outro de "quero mais, não vi o suficiente". Ler ele, na correria do meu dia, foi magnífico. Super recomendo.

Lina03 22/04/2024

A marca de uma lágrima
Quando peguei o livro não esperava nada dele, mas foi surpreendente, é um romance bonito. E um dos melhores plot Twist que existe.

Celiane4 24/08/2023

No começo eu não gostei pq ela não percebeu que o Fernando era o verdadeiro amor dele mais depois eu comecei a gostar da história i deve o fim esperando

Cllareyx 09/02/2024

Não me surpreendeu muito, mas não chega a ser ruim.
Odeio admitir, mas me identifiquei um pouco com a Isabela, em certos pontos sobre a autoestima dela, mas só isso mesmo porque ela é muito indecisaaaaa, dava vontade de entrar no livro e estrangular ela ?

Nielle3 15/04/2024

Que livro horroroso. Se a personagem principal fizesse terapia ela não teria tantos problemas na vida dela ??

anahí 03/05/2024

Leitura duvidosa
Tosco, exagerado, personagens chatos, plot dos mais previsíveis que tem. Porém, por ser infanto juvenil é uma leitura bem fácil, então gostei. ???