O gato solteiro e outros bichos

O gato solteiro e outros bichos Carlos Drummond de Andrade

Resenhas - O gato solteiro e outros bichos

Lena Patitucci 30/07/2023

O Gato Solteiro e Outros Bichos
É um livro que reúne poemas, contos e anotações de Carlos Drummond de Andrade a favor dos animais. Muito já se sabe, mas no livro fica claro novamente, que Drummond, além de tudo, também era ativista dos direitos dos animais.

Todos os escritos reunidos nessa edição tem como tema principal o direito dos animais, sendo os capítulos divididos por animais; qual o animal é o tema central do texto.

Eu gostei bastante, pois na escola só temos contato com aquilo que é clássico e sem política do Drummond e pode conhecer ele por fora desse plano de curso, o outro lado desse grande escritor foi uma experiência incrível.

@jaquepoesia 18/09/2023

O animal costuma compreender mais e melhor a nossa linguagem do que nós a deles.
– Carlos Drummond de Andrade

Nem todo mundo sabe, mas Drummond e sua amiga Lya Cavalcanti, criaram o "jornaleco" anual intitulado 'A voz dos que não falam', para tratar de temas relacionados à causa animal. Pois como bom apaixonado pelos bichos, o poeta era também um ferrenho defensor deles.

Por isso não é de se surpreender que os animais e a natureza tenham lhe inspirado tanto! E é neste compilado de poemas, crônicas e contos organizados pelo neto de Drummond, Pedro Augusto, que iremos encontrar registros significativos do amor do poeta pelos animais.

Se atentar as aves e se deixar ser inspirado por elas, é de uma sensibilidade que só um bom poeta conseguiria traduzir em palavras como Drummond traduziu. Beija-flor, andorinha, pavão, passarinho, canário e até tucano, as aves nunca deixarão de existir em sua poesia.
Vale inclusive ressaltar que o último poema de Drummond foi "Elegia a um tucano morto", escrito no final de janeiro de 1987, onde o poeta fala sobre a brevidade da vida do animal retirado do seu habitat.

Não pense que o bichano que da título a obra não ocuparia páginas desse maravilhoso livro. Pois obviamente, a forma tranquila e calma com que os gatos vivem também serviu de inspiração ao escritor.
Meu texto favorito, claro, é em homenagem aos gatos, "O gato falou" (página 49).

Os cães não ficaram de fora, assim como os elefantes, cavalos, bois e tantos outros animais, Drummond fez questão de oferecer aos bichos o papel de protagonista em suas histórias.Tem morcego, tem formiga, tem rato, girafa, macaco, baleia, leão, peixe-boi, cavalo-marinho, borboleta... tem muito amor em forma de alegoria pra quem quiser se emocionar!
É lindo ver o quanto o poeta se manifestou em prol dos animais por meio de sua escrita. De onde nem mesmo os animais mágicos ficaram de fora!
E é por essas e outras tantas belíssimas crônicas, contos e poesias, que quanto mais leio Drummond mais me apaixono pela sua escrita.

MaImamura 19/01/2023

Que delícia de livro
Faz pensar, faz rir, faz até a gente se emocionar com duas formigas que viram protagonistas de um dos contos. E é bom demais pra ir lendo aos pouquinhos, uma história de cada vez

Citadelle 10/02/2024

Pra quem ama crônicas, poemas e animais. Carlos Drummond de Andrade, tem um jeito sútil de apontar injustiças e momentos comoventes da relação entre o ?bicho homem?e os demais bichos. Confesso que pensei que gostaria do livro logo de cara, mas precisei de tempo para me deixar levar por ele. Mas não desista, é uma leitura rápida e divertida. Antes do meio do livro fui fisgada: pela alegria simples de um filhote, pela compaixão pelos animais que sofrem, e pela sensação de que todas as vidas constituem um grande unidade. Acho que traz importantes reflexões sobre como interagimos com a natureza, e tem até aspectos educativos. Alguns textos podem até ser utilizados para educação infantil e juvenil. Com frases cheias de sentido, críticas delicadas, e bom humor.