Introspecção

Introspecção Marina Stolfi

Resenhas - Introspecção

Amorim Cunado 19/04/2024

Leitura fluida e chei de reflexões
A obra é de uma sensibilidade enorme. Trata o tema da morte e coma hospitalar de maneira leve e cheia de lições. A leitura é curta mas envolvente e prazerosa de ler. Recomendo muito a leitura, tenho certeza que ficará curiosa com todo o mistério de início e torcerá pela protagonista!

Lua 17/09/2023

O início do livro é um mistério, entramos em um mundo diferente, o interior do imaginário da principal, e vamos vagar por ele  enquanto ela busca as suas memórias. Eu a conheci muito antes de saber o nome dela, que por sinal, só descobri no capítulo 6, e que nome belo para fazer poesias. Esse livro trouxe uma profundidade que não podemos afundar de uma vez só,  por isso, li 1 capítulo por dia, e ficava o resto pensando sobre, pensando como vivemos em um mundo que nos cobra, e como nós buscamos de tudo para viver bem, ao mesmo tempo que pendido socorro por uma saída.
A principal é humana, ela traz nossas dores, sonhos e desejos, e com toda certeza ela me ganhou, assim como os seus outros companheiros que aparecem, seres mágicos que vão ajudar nossa protagonista na busca do que ela deseja.
A escrita é bem fluída, a história é curta, mas não rápida, por conta das partes que nos faz pensar muito, acredito ajude na demora da leitura. Em geral é uma escrita acessível e confortável, então, podemos ler sem medo.
Só queria acrescentar que, eu acredito que alguns livros devem ser lidos no momento certo, e eu percebi que esse foi um desses casos, eu precisava dele no momento que estou agora, sinto que ele me salvou de alguma forma, me salvou de mim.

livrosdabruxinha 07/01/2024

Última leitura de 2023, by Bruxinha
? Introspecção - Marina Stolfi ?

Acho que esse foi o terceiro livro que eu amei ler em 2023.
Nesse livro vamos mergulhar em um "mundo" de reflexões. Aqui a autora conseguiu transmitir muita emoção e criatividade.
Nessa história vamos acompanhar a jornada de uma jovem enfrentando os seus próprios medos e dificuldades.
Essa é uma história que fala muito sobre autoconhecimento, principalmente como conseguimos lidar com sentimentos e situações indesejadas.
Quem gosta de Alice no País das Maravilhas, vai amar essa história.

Vitor.Gabriel 13/04/2024

MEMÓRIAS SÃO FANTASMAS AGUARDANDO ORDEM.
Memórias são fantasmas aguardando ordem ou a voz de Marina: ?Memórias pesam, mas nos tornam quem somos?; foi uma cota de conclusão que tive ao fim dessa história de leveza profunda relativa à identidade do leitor com a obra.
Introspecção, meu primeiro contato com a prosa de Marina Stolfi, narra uma história que julguei de auto-perdão de uma personagem ilhada à própria cabeça; uma garota que acorda em si mesma, mas sem ego suficiente para tal. O pontapé da história: ?O que te define quando não há mais lembranças??
Por fantasmas quis dizer além das memórias que por si são a dor do acordo das suas experiências, falo dos elementos míticos presentes nesse palácio mental sobre a dita cuja jornada de autoconhecimento e entendimento das falhas suas e alheias. Ora, ?O que a dor te ensina quando você finge não ouvir??.
Artio, Fenrir e Airavata ajudam a responder para essa garotinha convicta, mesmo que não pareça. E se não, essa história de liberdade de si estaria estagnada.
Ainda por fantasmas detalho as lutas contra si mesmo. Um negacionismo a uma identidade imoral inerente a ser, existir, viver. Posto nossas dificuldades, inseguranças e pior: injustiças impostas. Introspecção fala sobre esses temores quando expostos demais, explodidos que em reação, Marina usa da amnésia como metáfora para fuga da realidade. Mas esse estopim não é todo desnecessário, pois
como Len, acredito na intuição intrínseca à verdade. Que no fato doloroso de estar às minhas próprias maneiras, conjecturo razões de bom costume. Enfrento minhas imperfeições com valores universais - ou tento. Destarte, além da minha cabeça, uma amanhã chega seja eu sentado ao algodão ou concreto.
Sempre ambígua, a narrativa segue por ousadas divagações introspectivas que pouco respondem, mas respondem à consciência. Pois as respostas do Eu não te darão, mas as achará sob uma doçura salgada aventura junto dos que acreditam em você.
Enfim, uma história que recomendo para pessoas grandes e pequenas, crianças e adultos, pois crescer é mancar até a velhice.
Aos que se sentem vazios, Marina responde : ?A beleza contida no vazio, é a possibilidade, o que poderá surgir depois?; como sempre verá, caro pensabundo, com palavras juvenis que tocam gentis sombras velhas de mau agouro.

Carla1153 13/04/2024

Como o nome já fala introspecção, o livro narra uma viagem ao mundo desconhecido metafísico das memórias de uma pessoa que começa sem saber quem é , porque e o que fazer. Amparada por três seres protetores, tem de descobrir porque está ali, o que fazer e como voltar. Para isso, visita suas memórias até as mais escondidas, encontrando cenas do seu passado.
Uma viagem a um mundo diferente, num misto de realidade fantástica e fantasia.
Até descobrir onde foi parar e voltar à realidade de posse de suas memórias.
Porém nos deixa curiosos quanto a algumas questões...

Marcos.Pujol 21/04/2024

Fantasia incrível!
Que livro hein, com seres fantásticos e animais falantes, isso que a personagem Helena vivencia, quando de repente acorda em outro mundo!
Só leiam, um livro curtinho, personagens incríveis, um diálogo incrível, quando ver, você já terminou a leitura! ??