O Efeito He-Man

O Efeito He-Man Box Brown

Resenhas - O Efeito He-Man

Marcooo 09/01/2024

COMO CRIAR NOSTALGIA E FAZER DINHEIRO COM ELA
Esse HQ se tornou uma das minhas favoritas e ao longo da resenha eu vou te explicar o porque e talvez te convencer do "porque?" Você deve lê-la.

O Efeito He-Man conta a história de como a indústria de brinquedos usou de estratégias, palavras chaves e tudo mais, para imputar na mente no consumidor em sua maioria crianças, a formula mágica do consumismo.

Mas as crianças crescem e perderemos esse público, certo? Não, errado! Vamos criar um efeito de nostalgia e contagiar pais (Antigas crianças) a comprarem, e porque não os pais contagiarem seus filhos e assim venderemos milhões!

É simplesmente sensacional e toda a forma como o Box Brown conta a trama torna essa uma obra além de divertida, torna ela uma obra história a discutir fatos tão cruciais pra formação da antiga e atual geração. Enjoy the adventure !

Juliano.Berton 08/10/2023

O estrago do Efeito He-Man
Mais um ótimo trabalho do Box Brown e este, diferente dos outros, apenas ampliou e confirmou o que pensava sobre a influência da publicidade e o comércio exacerbado que marcou e continua marcando a infância das pessoas.

Pra quem nunca parou para analisar esse contexto comercial da Nostalgia que nos envolve, esse livro é uma ótima oportunidade.

_Jorgeft 08/10/2023

"Lealdade à marca, do berço ao caixão"
Brian "Box" Brown é GENIAL ao mostrar o real sentido da propaganda e o resultado da nostalgia tanto em adultos quanto em crianças... Em O Efeito He-Man a abordagem jornalística e documental do autor assume uma abordagem crítica a todos os universo que permeiam a cultura pop de hoje em dia e a como essa nostalgia "fake" é colocada e nossas mentes desde quando somos crianças!!

Bruno Henrique 21/09/2023

Box Brown é mestre das narrativas, mais uma excelente obra documental mostrando a influencia das indústrias da midia e propaganda na produção de brinquedos e modulação das infâncias nas decadas de 80 e 90

Dango Yoshio 06/12/2023

Do berço ao caixão
Um mergulho no mundo do entretenimento e das empresas de brinquedos dos EUA, e como as grandes marcas manipularam os programas de TV para se tornarem grandes veículos de vendas. A nostalgia como estratégia de vendas e transformação da sociedade e do indivíduo.

Bem interessante pra entender mais desse mundo nerd e pop em que estamos inseridos.

Carol 16/03/2024

O livro repete bastante os pontos tratados pela série da Netflix "Brinquedos que Marcaram Época".
Talvez minha expectativa que estivesse errada. Achei que pelo título usar a palavra "efeito" iria tratar mais das consequências do abuso de marketing na infância.
Mas não é o que acontece. A maior parte do livro narra como foi feita a propaganda de brinquedos nos anos 70/80.

Fabio Eloi 22/09/2023

Um grave problema sistêmico, um alerta para danos futuros ainda ocultos e uma autoanálise crítica, tudo isso pode ser encontrado nesta HQ de Brian "Box" Brown!
Comprei esta obra na pré-venda por dois motivos, porque gosto da forma que Brian "Box" Brown escreve/desenha suas reportagens em quadrinhos e também, principalmente, porque já havia pensado muito a respeito dos efeitos danosos da publicidade massiva e sem regulamentação aos cérebros em desenvolvimento, além dos seus efeitos nos futuros adultos.

Devorei a HQ em poucas horas!

Em "O Efeito He-man - Como a indústria dos brinquedos moldou sua infância pelo consumo" existe um panorama geral que mostra como a propaganda se tornou uma ferramenta importante ao longo da história humana e como isso foi remodelado no século XX, graças às novas tecnologias que ampliaram o alcance dessas propagandas. Também é bem explorado o fato que esse uso moderno da propaganda foi rapidamente apropriado por grandes empresas, que a usaram única e exclusivamente para maximizar seus lucros, sem qualquer regulamentação para controlar tal prática.

A HQ faz um bom trabalho jornalístico, algumas vezes deixando claro suas fontes (como foi o caso do documentário da Netflix "Brinquedos que marcaram época", com passagens citadas algumas vezes), assim como levanta questões muito pertinentes sobre como chegamos ao ambiente consumista atual. Ela não fornece respostas, o que pode ser esperado em um primeiro momento, mas as questões que ela levanta são suficientes para nos fazer refletir sobre nós mesmos, o que nos move como humanos e se realmente somos apenas mais um produto.

Apesar de não ser abordado na HQ, não tem como não traçar um paralelo com as atuais discussões sobre regulamentação das Redes Sociais, que possuem empresas tão poderosas quanto as citadas, isso quando não são as mesmas. Regulamentações precisam existir para estabelecer limites para essas empresas, já que seus discursos sobre "liberdade" das pessoas é só relativo a liberdade delas manipularem e lucrarem com a emoção dessas pessoas.

Lulys 19/11/2023

Nostalgia e indústria de brinquedos
O autor nos mostra como funcionou a propaganda de brinquedos nas programações infantis, sua regulamentação, como empresas burlavam regras e como se cria nostalgia em nossas mentes.

Jamerson.Tiossi 13/01/2024

Essencial!
"Efeito HE-MAN" reagata como as companhias usaram peças de marketing no formato de séries de animação para alcançarem seu público-alvo e como isto permanece na medida que este público tem um vínculo sentimental com estes produtos que continua a adquirir.

Adriana261 11/03/2024

Muito interessante, mas acho que por ser em formato de quadrinhos, embora tenha facilitado a leitura, deixa um pouco raso. O tema é tão interessante que valeria aprofundar mais.

Samuel Simões 30/04/2024

A nostalgia da lucro
Primeiro contato com o autor e que obra foda! Nos mostra de forma crua e direta o quanto o poder da nostalgia é lucrativo e viciante, claro que já imaginamos isso..mas ver as ações que são feitas por trás de todas as formas possíveis chega a assustar.

Vou correr atrás de outros títulos dele com certeza!