Fabio Eloi 22/09/2023
Um grave problema sistêmico, um alerta para danos futuros ainda ocultos e uma autoanálise crítica, tudo isso pode ser encontrado nesta HQ de Brian "Box" Brown!
Comprei esta obra na pré-venda por dois motivos, porque gosto da forma que Brian "Box" Brown escreve/desenha suas reportagens em quadrinhos e também, principalmente, porque já havia pensado muito a respeito dos efeitos danosos da publicidade massiva e sem regulamentação aos cérebros em desenvolvimento, além dos seus efeitos nos futuros adultos.
Devorei a HQ em poucas horas!
Em "O Efeito He-man - Como a indústria dos brinquedos moldou sua infância pelo consumo" existe um panorama geral que mostra como a propaganda se tornou uma ferramenta importante ao longo da história humana e como isso foi remodelado no século XX, graças às novas tecnologias que ampliaram o alcance dessas propagandas. Também é bem explorado o fato que esse uso moderno da propaganda foi rapidamente apropriado por grandes empresas, que a usaram única e exclusivamente para maximizar seus lucros, sem qualquer regulamentação para controlar tal prática.
A HQ faz um bom trabalho jornalístico, algumas vezes deixando claro suas fontes (como foi o caso do documentário da Netflix "Brinquedos que marcaram época", com passagens citadas algumas vezes), assim como levanta questões muito pertinentes sobre como chegamos ao ambiente consumista atual. Ela não fornece respostas, o que pode ser esperado em um primeiro momento, mas as questões que ela levanta são suficientes para nos fazer refletir sobre nós mesmos, o que nos move como humanos e se realmente somos apenas mais um produto.
Apesar de não ser abordado na HQ, não tem como não traçar um paralelo com as atuais discussões sobre regulamentação das Redes Sociais, que possuem empresas tão poderosas quanto as citadas, isso quando não são as mesmas. Regulamentações precisam existir para estabelecer limites para essas empresas, já que seus discursos sobre "liberdade" das pessoas é só relativo a liberdade delas manipularem e lucrarem com a emoção dessas pessoas.