Três

Três Valérie Perrin

Resenhas - Três

caminoskoob 18/04/2024

"Somos três ou nada. Três ou a solidão."
Muito a dizer sobre esse aqui rsrs. A escrita é daquelas que fazem eu querer engolir o livro numa noite só, mas ao mesmo tempo me forcei a ler devagar pra aproveitar cada detalhe. Me apeguei aos personagens que são reais demais, a escrita é de uma delicadeza que me encantou muito. O plot que acontece estava muito longe do que eu poderia imaginar e quando aconteceu eu fechei o livro em choque por uns 5 minutos. A história toca em temas como: abandono, luto, relacionamento abusivo, abuso psicológico e principalmente, de uma forma bonita demais, AMIZADE.
Natacha com CH 19/04/2024minha estante
Eu amei esse livro! Amo demais a escrita da Valerie, que faz a gente se apegar aos personagens e sentir como se fossemos da família.

Liliane 17/04/2024

Ou tudo, ou nada. Ou três, ou a solidão. É assim que o trio composto por Adrian, Nina e Etiene se vê.
Uma história de amizade que tem início na infância, segue pela adolescência e invade a idade adulta.
Em determinado momento acontece um hiato na história desses três, devido ao rumo que tomam suas vidas devidos às escolhas.
Mesclando passado e futuro, narrado por um personagem um tanto "enigmático", o livro entrega um misto de amizade, segredos, solidão, lutas, surpresas, mistérios e várias reviravoltas, sem deixar de trazer muitas reflexões.
Mais um escrito por Valérie Perrin que torna-se favorito!

Daniella 16/04/2024

Vida na sua melhor tradução.
Amei o livro. A história de três amigos. Que se amam, se odeiam, se separam, se juntam. No meio disso tudo, a vida como ela é: perfeita, imperfeita, surpreendente.

Leia, você não vai se arrepender.

Sofia.Ornellas 16/04/2024

Arte francesa, infelizmente, uma das melhores
Uma amiga querida me disse uma vez que uma obra precisa de um mistério para ser boa, antes não concordava com isso, mas durante a leitura desse livro vi que era verdade. Que livro magnífico! O mistério, a brincadeira entre o presente e o passado, a narração. Todos os elementos se entrelaçam. Costumo ter muito problema em ler livros que apresentam temas profundos, mas um final corrido ridículo, o que graças a Deus não é o caso desse livro. Esse livro é perfeito. De longe, a melhor leitura até agora. Odeio admitir, mas os franceses realmente sabem fazer arte.

lee.scarvalho 13/04/2024

Escrita impecável! É simplesmente impossível não se apaixonar e não se importar com estes personagens. É tão íntimo que é quase como se tornar um personagem junto com eles. Mescla perfeitamente a curiosidade e o cotidiano, a violência e o amor, a solidão e a partilha. Recomendo muito!

Juliana 11/04/2024

Somos três ou nada. três ou a solidão.
YOU TAKE THE MAN OUT OF THE CITY NOT THE CITY OF THE MAN, YOU TAKE THE MAN OUT OF THE----- AND WHEN I'M BACK IN CHICAGO I FEEL IT, ANOTHER VERSION OF ME I WAS IN IT!!!

esse livro é bem essa música. que poder os amigos de infância/adolescência têm que não nos deixam crescer nunca, né? é bizarro, sempre sinto isso com as minhas amigas também. é lindo também como a amizade faz a gente se lembrar de quem nós >realmente< somos. a joan didion dizia que é para isso que os diários/notebooks servem, uma forma de não nos esquecermos. mas se você cresce com uma pessoa, ela também se torna meio que um diário pra certas coisas suas. ela te viu em todas as fases e passou por elas com você. tem um trecho no livro que me impactou bastante: "- vai falar de mim no seu livro? - empolgou-se nina. - quando eu falo de mim, necessariamente falo de você." esse livro fala sobre luto, descobertas, amizade e nostalgia, conexões perdidas, sonhos interrompidos, identidade. aborda muita coisa. enfim, gostei bastante. vou deixar como 4★, mas talvez caia para 3.5★, ainda não sei. de qualquer forma, gostei e recomendo

Ana Caroline 11/04/2024

Que livro maravilhoso! Acompanhar a vida dos três amigos foi intenso, alegre, triste, surpreendente e devastador. Sei que é uma história que sentirei saudade. Vou guardá-la para sempre no coração. Favoritado!

Ariela.Augustin 11/04/2024

História de 3 amigos da infância até vida adulta. Foi daqueles livros que quando terminei fiquei com saudade dos personagens e dias pensando neles. Favoritado?

duda maia 10/04/2024

Como é violento crescer, mudar, ter que se adaptar.
Oficialmente, Valérie Perrin se consagrou como uma das minhas autoras favoritas.
meu deus, que livro lindo. tocante, envolvente, surpreendente. mais uma vez arrebatada por uma obra dela. personagens maravilhosos, complexos, com desenvolvimentos cheios de nuances. da pra sentir e entender como todos os personagens (principalmente os protagonistas) se conectam e no que se espelham um nos outros.
uma fórmula parecida com a de ?água fresca para as flores?, mas que se torna completamente diferente pelo contexto do livre. cotidiano, relacionamentos, ser, mistério, plots twists.
incrível, incrível! muito emocionante e sensível a forma como ?três? nos fala sobre amizade e sobre almas gêmeas (românticas e não).
fui profundamente marcada novamente por uma história de Valérie, e fico grata por isso.

Lara 08/04/2024

Três vidas inteiras
Senti que vivi uma vida inteira enquanto lia, cresci, fui feliz, tive raiva, medo, me senti sozinha, desamparada, entediada, amada e tudo mais de sentimentos que a vida tem a oferecer.
É um livro lindo por si só e aprendi a amar cada um dos três, me sinto até parte do trio.
As vezes eu pensava que ia demorar séculos pra terminar por ser um livro tão denso mas depois do plot eu simplesmente não consegui, devorei ele. Me deixou horas perplexa e boquiaberta, repensei e refiz todos os meus passos dentro do livro e como não percebi aquilo vindo.
Tenho um carinho enorme pelos três e vou guarda-lós pra sempre numa pasta especial na minha memória dos meus amigos mais próximos.
Obrigada valerie foi uma experiência

zabelaz 04/04/2024

Mudei o nome de Três para Quatro pq tb sou amiga deles agora
Me envolvi muito com a história é e como se eu também tivesse crescido com eles no decorrer dos anos.

Em alguns momentos a leitura ficou meio arrastada e nada acontecia, mas valeu a pena insistir. Retrata muito bem o quanto que uma pessoa adulta precisa abrir mão de ser quem costumava ser e o quanto as relações nas nossas vidas fazem a gente ser o que é. Esse livro é sobre impermanência e tem algo de lindo nisso também.

Tem um plot twist muito específico que não vi chegando mas quando chegou eu fiquei tão bagunçada que me questionei se ainda sei alguma coisa sobre a vida. Bom demais ?

Lívia G.F 03/04/2024

Três é a vida de todos.
Crescer não é fácil, seja no sentido físico do ser humano ou no subjetivo da palavra. Se desapegar do que era seu, seja dos brinquedos, seja do seu corpo, nunca foi fácil. Se desapegar do que não o é palpável é mais difícil ainda. Em primeiro lugar, Três é sobre amizade, depois, Três é sobre crescimento. Desse modo, crescer não é fácil, mas se torna mais suportável na presença daqueles que nos compreendem, daqueles que chamamos de amigos.

Entender é um verbo praticável por muitos, compreender é diferente. Compreender é sentir o que o outro sente ao se explicar, é ver nos olhos do outro a dor que ele diz que nem dói tanto, é saber que qualquer dor dói e não menosprezar o sofrimento do próximo. Compreender é estudo vindo da prática, estudo demorado, que atinge a capacidade da familiaridade. Talvez por isso a amizade seja a relação mais bonita e pura que existe, pelo dom de compreender e de ser compreendido.

Em meio a dúvidas, mudanças e curiosidades trazidas pela infância e adolescência, ter um amigo passando pela mesma fase, é força para atravessar essas eras. Digo eras, pois são vividas com o desejo da vida adulta e da liberdade, e dessa forma se parecem eternas. Três é eterno, até que não era mais. Pela bela, leve e fluida escrita de Valérie Perrin, os amigos inseparáveis durante a época da escola se tornam estranhos, distantes na vida adulta. Corriqueiro, acontece com todo mundo, a vida é assim, mas por quê? Em meio a um corpo encontrado no lago, uma adulta misteriosa e ressentida que crescera com os Três e um coração fechado, Valérie Perrin explora as fraquezas das inseguranças que criamos para nós. Como criamos muros, deixamos de comparecer ao que sempre fora trivial, de atender as ligações daqueles que um dia foram tão importantes.

Crescer não é fácil, lidamos com nossos demônios, escondemos pequenos segredos, e a vida sempre bate à porta nos obrigando a amadurecer. A autora é sutil nos detalhes do crescimento, a fim de que no final seja tudo revelado. O livro se demora na primeira e segunda infância, mas a partir das páginas que tudo começa a fazer algum sentido é impossível largar.

Os capítulos são curtos, vão ao passado e ao presente, se confundem, se explicam, criam a curiosidade. Minha única crítica fica para a parte da Clotilde, vejo a necessidade, mas não há profundidade e eu, como leitora me senti indiferente aos fatos. No entanto, todo o restante é fabuloso. É sutileza da vida real, é o pequeno que não se dá atenção, é o acúmulo que nos atinge um dia. A todos.

Ana Val 03/04/2024

Genial
O que a Valerie fez nesse livro poucos autores conseguem fazer. Até a metade do livro eu só estava intrigada, achando o livro mediano, mas a infância dos personagens foi me cativando aos poucos, as narrativas do presente me instigando a continuar mais um capítulo para descobrir logo qual seria desenrolar. Depois da metade já estava irritada, sem conseguir enxergar uma solução para o narrador misterioso que se apresentava diante de mim. Quando finalmente descobrimos, o plot twist é tanto que você se sente os próprios personagens se perguntando "como eu não notei isso???". Os Três conseguem te cativar, apesar de (ou por) serem cheios de falhas. A relação deles é fascinante, o afastamento é profundamente triste e tudo ali grita vida real. Achei a autora genial.

Ana Mendonça 30/03/2024

Três
Água fresca para flores foi um dos meus livros favoritos do ano passado, então a expectativa para Três estava alta. E ela foi atendida.
Acompanhar o crescimento das personagens e me lembrar de cada fase da minha própria vida me trouxe identificação e lembranças. Além de que, neste romance, a autora conseguiu com sua escrita deixar a história muito dinâmica e me prender. A única coisa é que achei a solução do arco da Clotilde, que vinha sendo falado no livro todo, fraca, se não seriam 5 ??