Homossexualidade, Bíblia e Teologia

Homossexualidade, Bíblia e Teologia Renato Dumas

Resenhas - Homossexualidade, Bíblia e Teologia

Rafael Reis 18/09/2023

Um novo clássico afirmativo em português
Esse livro tem muitos elementos para ser uma leitura fundamental para quem quer conhecer teologia afirmativa. Provavelmente um dos melhores sobre o tema em português.

O autor, Renato Dumas, é pastor na IPI (Igreja Presbiteriana Independente) e sua obra nasce fruto da sua pesquisa no mestrado. Ele preenche um perfil muito importante dentro do debate nacional da causa LGBT+, sendo um homem hétero casado, pai e pastor, normalmente a figura que mais promove degradação as pessoas LGBTs no Brasil.

A primeira parte do livro traz um relato sobre a história da homossexualidade, contando com detalhes como se entende o fenômeno não heteronormativo ao longo dos séculos. Talvez um dos livros sobre homossexualidade que mais se debruça sobre essa parte histórica, pois geralmente esse ponto ocupam poucas páginas de outros livros de mesmo tema.

No capítulo principal ele faz uma introdução muito pertinente, primeiro pautando a questão de igualdade e desigualdade de gênero na Bíblia, detalhando antigo e novo testamento, para depois iniciar o tema da homossexualidade. Eu gosto muito desse tipo de evolução do tema, pois traz um panorama melhor para o objeto de estudo.

Sobre a homossexualidade, Dumas trata dos principais textos de terror da Bíblia, apresentando interpretações de mais de um autor em alguns casos. Acredito que sua pesquisa é satisfatória nesse ponto. Ele trabalha mais a pesquisa de alguns textos, já em outros se satisfaz com uma explicação mais simplória. Esse aspecto é bem comum entre os livros de mesmo tema.

No capítulo final está outro diferencial do seu livro, o diálogo com a teologia e a igreja. Seu ofício de pastor está em alto relevo nessa parte do livro. É como se ele sentasse pra conversar com o leitor para uma conversa franca do que está em jogo na realidade.

Por fim temos a citação da missão de Deus. É a primeira vez que vejo numa literatura afirmativa a invocação da missão de Deus, que é tanto repetida no fundamentalismo. Pra leitores como eu que já foram fortemente engajados em uma missão de Deus, ler a partir de um pastor uma proposta que se adeque a minha orientação sexual não tem preço, cheguei a me emocionar em algumas partes.

Este livro com certeza será a minha primeira indicação em português para qualquer pessoa que gostaria de compreender uma teologia afirmativa sobre homossexualidade. Mesmo sendo uma pesquisa acadêmica, a escrita de Dumas deixa o livro leve para o entendimento. Na escrita é possível observar a estrutura de um trabalho acadêmico e seus vícios, mas nada que deixe a leitura enfadonha. Seu conteúdo não finaliza a discussão sobre o assunto, mas é uma grande adição, principalmente pelo compilado bem feito desses três temas: história, interpretações de versículos bíblicos e desafios para a igreja sobre a homossexualidade.