Mulher-Gato por Ed Brubaker (Omnibus)

Mulher-Gato por Ed Brubaker (Omnibus) Cameron Stewart...

Resenhas - Mulher-Gato por Ed Brubaker (Omnibus)

Xandy Xandy 08/01/2024

De ladra a justiceira
Achei muito interessante conhecer, através dos roteiros magníficos de Ed Brubaker, um novo lado da Mulher-gato. Como justiceira, ela é capaz de roubar de bandidos para ajudar os moradores da Zona Leste de Gotham, lugar que ela conhece tão bem.
A única crítica que faço é a enorme diferença de traço dos desenhistas escolhidos, algo que me incomodou muito, pois alguns traços parecem os de uma pessoa ainda amadora no ramo.

Alessandro232 02/02/2024

A vilã mais charmosa dos quadrinhos
A mulher começou como uma personagem secundária nas histórias do Batman, mas ao longo do tempo ela roubou a cena. Não só ganhou destaque nos quadrinhos, mas também roubou o coração do homem morcego.
Não é difícil saber por que isso aconteceu. Inteligente, sexy e muito sedutora, a mulher gato é uma personagem cativante. A fase mais interessante de sua trajetória está bem representada neste omnibus que traz diversas histórias que fizeram a fama da mulher gato. Também é possível comprovar o desenvolvimento da personagem: de ladra gradativamente ela se torna uma espécie de "justiceira" quando percebe que bairro foi tomado pela criminalidade. Ou seja, de vilã, ela torna-se a heroína.
O omnibus abre com uma história inspirada no clássico "Onze Homens e um segredo". Selina Kyle, que é identidade verdadeira da mulher gato, é convidada a participar de um golpe milionário. Como sempre, é claro, nada vai sair como o planejado.
Esta história inicial é bem interessante e com muitas sequências de ação. O destaque é arte estilizada de Darwyn Cooke, que chama a atenção por seus enquadramentos cinematográficos e pela criação de uma atmosfera noir. Além disso, já pela capa, com desenho de Cooke, a mulher gato ganha características da femme fatale que ao logo das histórias vão sendo acentuadas.
Além de Cooke, merece destaque os roteiros de Ed Brubaker. Há muitos elementos do cinema noir nas histórias roteirizadas por ele. Além disso, Brubaker cria um triângulo amoroso entre Selina, um detetive que é a cara de Robert Mitchun - ator de vários filmes policiais noir- e Batman. Outra personagem, Holly que torna-se protegida da mulher gato também destaca-se em algumas histórias.
Brubaker é um roteirista talentoso, mas do meio para o final do omnibus, algumas das aventuras da mulher gato tem uma "pegada mais "light", e até mesmo abusam de algumas situações clichês ou ganham um tom fantástico não muito convincente. Também os desenhos tornaram-se irregulares e até mesmo um tanto caricatos, o que destoa um pouco do tom das histórias.
Mas para o final, há um arco envolvendo um terrível vilão, que deixa as histórias mais empolgantes. Também nesta parte chama atenção a arte de Paul Gulacy que capricha na descrição física da mulher gato destacando sua forma física e também tem um traço mais elaborado.
Sendo assim, este omnibus revela quem é a mulher por trás da mulher gato. Brubaker dá densidade psicológica a personagem, de modo que o leitor se simpatize por ela.
Cativante, misteriosa e às vezes frágil, Selina Kyle seduz homens e também Batman que não consegue ficar longe dela. Nós leitores, também não resistimos aos encantos da vilã/ heroína mais charmosa dos quadrinhos.