Preconceito

Preconceito Leandro Karnal...

Resenhas - Preconceito

Marina 03/05/2024

Historicizar o preconceito como estratégia para superá-lo
O livro é bom, traz fatos históricos super interessantes e discussões proveitosas.

Em determinados momentos, fica um pouco cansativo, mas no todo a narrativa presta um serviço relevante ao conseguir dialogar com um público de homens brancos de classe média que talvez escutem outros homens brancos de classe média e reflitam sobre algumas das suas crenças.

Para mim, que me interesso pelo tema, as maiores novidades estavam no último capítulo, que discutia o paradigma contemporâneo do corpo performance.

Recomendaria a leitura de capítulos específicos dependendo do interesse do leitor, mais do que do livro todo de uma vez.

Por fim, se de um lado eu entendo a escolha pragmática de deixar de lado temas como classe social, prisões e religiões - de outro, acho que esses e outros fatores impedem que esse seja um livro realmente disruptivo ou um marco sobre o tema.

Ana 14/03/2024

Possuir privilégios implica em tirá-los de alguém?
No fundo, todos nós temos algum/alguns preconceitos, afinal crescemos em uma sociedade envolta deles que se construiu sobre ele. Mas os autores buscam nos mostrar que o preconceito não é inerente a nós, nós temos que aprendê-lo. Desta maneira, se aprendemos a tê-lo, podemos desaprendê-lo, ou desistimular quem o ensina.
A visão dos autores é esperançosa, mostrando como os tipos e maneiras dos preconceitos se construiram e modificadam ao longo de nossa civilização, mostrando que alguns são novos e nem sempre existiram ou vieram encontrando novos contextos e desculpas para se judtificarem e como podemos, conhecendo sua história, quebrar esses ciclos e pensamentos datados e nos encaminhar para uma sociedade que, no mínimo, respeita o outro, a pluralidade.
Porém sou uma pessimista e apenas vejo que, mesmo datadas e equivocas, as ideias mais a frente de igualdade encontram grossas barreiras de resistência das quais, os menos preconceituosos, não criaram uma unidade para derrubar, enquanto os preconceituosos de carteirinha estão unidos mantendo-o.
Super recomendo o livro pois ele trás informações, histórias e muitas reflexões que podem, e provavelmente, vão evoluir em algum aspecto os leitores de mente mais aberta. Mas para pessoas, como eu, pessimistas, talvez o livro o muna com mais argumentos contra nossa espécie, porque nossa história é a maior prova de nosso pior como seres, e a maneira como demoramos a mudá-la.

Edson Camara 12/01/2024

Preconceito é uma leitura difícil, porém necessária
Preconceito é uma leitura difícil, porém necessária, ele corta bem fundo na carne sobre as diversas formas de preconceito de nós seres humanos, com várias histórias e narrativas históricas vai buscar bem lá no fundo do baú a origem e a tentativa de explicar o porquê dos humanos se tratarem de forma tão ruim para alguns durante a história do planeta até os dias de hoje.

Os autores abordam com autoridade e com muita pesquisa temas como misoginia, LGBTfobia, xenofobia, racismo e capacitismo, e analisa sua origem histórica, cultural e social.

Os autores nos presentearam com depoimentos de pessoas que enfrentam e combatem preconceito como Djamila Ribeiro, Daniela Mercury, Rita Von Hunty e Samuel Gomes.

A leitura deixa um gostinho amargo na boca mas também é reconfortante saber que há tentativa de evolução e quem sabe um dia, nós humanos possamos viver em harmonia indiferentes a credo, raça, sexo, opiniões e outras qualquer forma de preconceito.

anna v. 16/01/2024

Muito chato
Dou duas estrelas e meia por reconhecimento ao Leandro Karnal, figura pública que admiro genuinamente. É um intelectual interessado em conversar com as massas, e por isso merece meu aplauso. O tema preconceito também merece estrelas. Mas o livro foi muito diferente do que eu imaginava. Ao mesmo tempo em que os autores adotam uma bem-vinda linguagem coloquial (até demais, na minha opinião, com piadinhas, conversinhas com o leitor e um excesso de pontos de exclamação, mas ok, vá lá), parece que quiseram adotar um certo rigor acadêmico na hora de citar todos os precedentes históricos possíveis e imagináveis em cada um dos capítulos.
Misoginia, xenofobia, homofobia, racismo, capacitismo. São capítulos longos, e cada um deles traz todas as referências históricas: na pré-história, entre os sumérios, entre os assírios, na China antiga, na Grécia antiga, no Império Romano, na Idade Média, na América Colonial, no Iluminismo, no século XX... (não literalmente, estou exagerando para dar uma ideia) Resultado: texto extremamente enfadonho, cansativo, interminável. E no meio, disso, consegui pinçar ideias e reflexões interessantes, mas o preço foi alto.
Para além do texto principal, prefácio de Djamila Ribeiro (de cujos livros gosto muito, mas já li alguns prefácios escritos por ela para livros de outros, e achei todos chatíssimos, inclusive este) e uma parte, ao final, com "Depoimentos", que achei outra maluquice editorial: uma porção de gente dizendo "o que é preconceito para mim".
Enfim, decepção define. Esperava um livro gostoso de ler, e que abrisse minha mente. Mas infelizmente não foi isso, e não recomendo a ninguém.

Willdson.WervAm 09/04/2024

Acho que a leitura deste livro vale a pena para aqueles que realmente tem interesse em olhar pra si mesmo. Achei os autores com um certo viés pro grupo LGBTQI+ , mesmo assim achei interessante os tópicos abordados por eles. Me fez refletir e quando me faz refletir , me faz bem.

O livro aborda sobre os principais tipos de preconceitos historicamente, tais como misoginia,racismo,homofobia, etarismo e etc?

O grau de dificuldade da leitura eu diria que é moderada.

Recomendo o leitura ?

romulorocha 24/02/2024

Preconceito, uma história.
Gênero: não ficção; filosofia.
País: Brasil
Ano: 2023

Proposta necessária, sempre atual. No entanto, a escrita e a profundidade das discussões não me agradaram muito. Muitos temas beiraram à superficialidade e acredito que quando se desafia escrever sobre temas como este, sobretudo no âmbito filosófico ou histórico, carece de mais solidez.

Minha avaliação (1 a 5)*: ??????
1: Ruim: quase abandonei, não me prendeu.
2: Razoável: houveram partes interessantes.
3: Bom: agradável de ler.
4: Ótimo: leitura envolvente.
5: Excelente: contagiante, vontade de indicar pra todo mundo.

#resenhasdoromulo
#literaturabrasileira
#preconceito
#filosofia
#leandrokarnal

Robson40 25/04/2024

Preconceito
Cor, sexo, idade, corpo, nacionalidade são alguns de tantos preconceitos que vivemos em nossa sociedade, e no livro de Karnal e Estevan trazem onde surgiu e porque permanecemos com tais preconceitos, e desta forma possamos sair melhores pessoas do que entramos após a leitura.
Preconceito mata, machuca, deixa cicatrizes... Lute contra.