O Livro dos Mortos: Antigo Egito

O Livro dos Mortos: Antigo Egito Ernest Alfred Thompson Wallis Budge

Resenhas - O Livro dos Mortos: Antigo Egito

Procyon 06/01/2024

Livro dos Mortos ? comentário
Publicada muito posteriormente pelo arqueólogo britânico E. A. Wallis Budge, O Livro dos Mortos do Antigo Egito é uma coleção de feitiços mágico, compilados de diversos textos funerários egípcios, que procuravam auxiliar a jornada de uma pessoa nos pós-vida. Sendo uma sociedade extremamente religiosa e hierarquizada, este livro reflete a promessa de vida eterna dada às altas classes da sociedade egípcia, como sacerdotes, faraós etc. A sociedade egípcia já era incrivelmente complexa antes mesmo dos gregos se tornarem o ?berço da civilização ocidental?, caracterizada por uma fusão entre magia e religião que ultrapassava qualquer viés ?pagão?. Era um povo organizado através de seus rituais e de seus símbolos, tendo como princípios a noção de ordem, a verdade, a justiça e o equilíbrio. Apesar do livro instigar o leitor por meio de toda essa bagagem mística, ainda assim a edição parece não ter feito jus à essa complexidade. É um livro feito apenas para isto: ?matar? a curiosidade do leitor que vê o exótico de maneira fetichizada, reduzida a uma mera curiosidade. O livro ainda é irregular porque suas descrições fracas, repetitivas e cansativas de se ler são devido a uma edição superficial. O ponto alto mesmo são as vinhetas e ilustrações.

Thaisliz 03/03/2024

Só finalizei porque insisti muito. Mas é um livro chato de ler. Talvez porque comprei pensando que seria outra coisa. As passagens sobre as adorações aos deuses do Egito são bonitas, mas o que torna o livro chato é simplesmente isso mesmo. Porque só tem isso. Fiquei um pouco frustrada. Deve ser por isso que não foi do meu agrado.

Tati 02/04/2024

Bonito, mas repetitivo.
Tenho a sensação que esse livro poderia ter sido sobre outro assunto e que poderia ter adicionado somente alguns Livro dos Mortos como exemplo.
A leitura de tantos hinos e adorações é bonita, mas repetitiva e cansativa.
O livro é bem ilustrado e interessante, mas passaei batido por algumas partes.
O Livro dos Mortos é, na verdade, diferente para cada pessoa. E isso torna cada hino especial e específico.
Foi uma leitura bacana e me transportou para anos e anos atrás. Mas que foi cansativo, foi.

Ivonete 12/04/2024

Compilação de hinos e orações
"Livro dos Mortos" é o título comumente dado à grande coleção de textos funerários que os antigos escribas egípcios compuseram para guiar os mortos.

São feitiços, encantamentos, hinos e orações que foram encontrados gravados ou pintados em paredes de pirâmides e túmulos, bem como representados em caixões, sarcófagos e rolos de papiro.

Essa edição traz uma antologia de hinos compilados de diversos livros funerários egípcios, como os hinos encontrados no Papiro de Ani, Papiro de Nu, Papiro de Nebseni, entre outros.

Por se tratar de uma compilação de textos de diferentes papiros, a leitura é repetitiva e não linear. Os textos possuem certa beleza e nos dá uma visão da crença dos antigos egípcios sobre como acreditavam ser a vida após a morte.