Casa de Passagem

Casa de Passagem Jovina Rehnga...

Resenhas - Casa de Passagem

Tathi (@Doidosporserieselivros) 25/10/2023

Olá queridos amigos leitores! Em algum momento de sua vida você já parou para pensar em quantos fatos falsos, e preconceitos temos contra o povo indígena?
Ontem a noite conheci, em um evento do SESC de Gravataí, o escritor @olivio_jekupe que nos deu uma verdadeira aula, além daquela agitada mental necessária.

Ao chegar em casa comecei a leitura de Casa de Passagem, um livro de autoria de Jekupé com @jovinarenhga , que conta a história dos índios que ficaram desabrigados, dormindo nas ruas durante a pandemia após o fechamento da Casa de Passagem de Curitiba durante a COVID-19.

Os autores nos contam como foi horrível ver seu povo jogado nas ruas durante a época de frio intenso do estado, e como as instituições demoraram muito a resolver os problemas, sendo necessário que recorressem as redes sociais e o apoio coletivo de pessoas engajadas com a causa, ou solidárias ao sofrimento que estavam passando.

A publicação conta com fotos e depoimentos dessas pessoas que foram empáticas e ajudaram a mobilizar outras pessoas.

A obra é uma publicação da Editora Jekupé, e está disponível junto com livros infantis e adultos diretamente com o autor ou em contato com a própria editora.

#casadepassagem #funai #povoindigena #oliviojekupe #jovinarenhga #lutaindígena

Andressa Klemberg 28/10/2023

Relatos importantes
É um texto importante para registrar o momento histórico da luta indígena em Curitiba. E fazer o leitor refletir!

Paula823 26/10/2023

Resenha do Livro "Casa de passagem - A luta das mulheres indígenas" dos Autores Jovina Renhga e Olívio Jekupe.

O livro é um relato puro e sincero a respeito do que aconteceu aos indígenas em Curitiba. A casa de passagem, que é um local onde os povos podem ficar abrigadas quando estão na cidade, foi desativada durante a pandemia de COVID-19, assim fazendo com que os indígenas que iam até a cidade ficassem à mercê das ruas.
Após uma grande movimentação, protestos e apoiadores de muitos lugares, finalmente disponibilizaram uma moradia provisória.

Este livro retrata não só a luta dos povos indígenas, mas também, o descaso de todos os órgãos competentes. Evidencia que a união, e o apoio das pessoas, fazem total diferença nestes casos, e que infelizmente há necessidade constante das pessoas lutarem por seus direitos.
Uma leitura rápida e única, com inúmeras ponderações e reflexões, bem como, uma enxurrada de questões culturais.
Recomendo e muito este livro.

site: https://listlink.bio/vivifrrz