Só Palavras

Só Palavras Grecco Buratto

Resenhas - Só Palavras

@admiravel_leitura 09/11/2023

Apenas leia!
A poesia é um texto abstrato, não?!

❝Palavra para encontrar o verbo
Verbo pra definir a ação❞

Elas se revelam e se constroem em momentos específicos da vida do poeta, talvez em um instante de fuga, de tristeza ou de alegria imensurável. Fato é, que escrever uma poesia é se desnudar por completo diante de uma folha de papel em branco e preenchê-la com nossos mais profundos sentimentos.

❝Eu me entrego ao teu corpo
como quem busca um porto
pra repousar
Mas me nego o direito
assim meio sem jeito
de poder te amar❞

Em “Só Palavras” do músico e poeta, Grecco Buratto, tive a sensação de observar a alma do autor, percebendo as nuances poéticas de seus escritos e compreendendo alguns de seus momentos mais íntimos.

❝Foi você o rio
que me levou
até o mar❞

Certos pensamentos falaram intrinsecamente comigo e me levaram a refletir durante bons momentos, enquanto outros me fizeram viajar no tempo, para um passado que não existe mais, porém me provoca saudade.

❝Tenho saudade de mim mesmo
Daquilo que um dia eu seria
Mas aprendo a aceitar
Que a vida é eterna mudança
E aquilo que fui, quando era
Já não mais existia❞

E durante a leitura percebi como os textos possuem uma cadência musical, acredito que esse aspecto peculiar tenha relação com o fato de Grecco ser músico, portanto suas frases ecoam em nossa mente, como o refrão de uma música.

❝Fujo
De tudo e de todos
Do mundo que vejo
De tudo de todos
Até de mim mesmo❞

Como em todo livro de poesia, eu me deixei levar pelas sensações e emoções que o autor queria transmitir e consegui deixar suas palavras adentrarem em meu coração e me transmitirem mensagens, reflexões, pensamentos e saudades.

Leonardo 13/11/2023

Lírico e potente
Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Hoje minha resenha é do livro Só palavras lançado pela editora Versiprosa. O livro é de autoria de Grecco Buratto e a resenha foi escrita por Leonardo Santos.

"Só Palavras" é o primeiro livro do músico, compositor e poeta, Grecco Buratto. em sua coletânea de poesias, o autor acaba explorando uma gama de emoções, sonhos e experiências de vida com franqueza e fervor. Buratto relata sua jornada pessoal de autodescoberta por meio deste trabalho, compartilhando suas vulnerabilidades, medos e triunfos por meio de palavras cuidadosamente escolhidas.

Neste livro, temos um vislumbre do mundo imaginativo de Buratto, que remonta aos seus primeiros anos, quando começou a escrever. As páginas relatam os obstáculos que ele encontrou ao tentar superar suas ansiedades e dúvidas em relação à sua habilidade de escrever.

À medida que avançamos na leitura, temos o privilégio de observar a sua metamorfose, desde os primeiros rabiscos aleatórios até encontrar a sua verdadeira e influente expressão poética.

Todo lugar é lugar nenhum
Não sei se estou louco
ou nunca estive tão lúcido
Não sei se estou sóbrio
ou nunca estive tão bêbado
Não sei se é tão óbvio
ou continuo não vendo
O ar é mais denso quanto mais rarefeito
Será que o tão mínimo chega a ser exagero?

Nesta poesia, Buratto captura muito bem os a dualidade e a incerteza, seja pela ambiguidade entre estar "louco" ou "lúcido", "sóbrio" ou "bêbado", os versos acabaram refletindo para mim a complexidade das emoções e estados mentais em que muitas vezes nos vemos presos.

A sinceridade sem filtros que satura cada linha é o verdadeiro fator cativante de "Só Palavras". A escrita de Buratto investiga temas profundos como amor, tristeza, aspirações e autoexploração, criando um vínculo emocional imediato com quem lê esses versos.

A habilidade com que Buratto combina palavras e emoções é acompanhada pelo impressionante design gráfico do livro. A edição foi meticulosamente elaborada, resultando em uma experiência visualmente cativante que complementa o conteúdo lírico.

A procura da vontade
depende
da vontade da procura
A procura da verdade
depende
da verdade da procura

Natalia1378 04/04/2024

Me senti atravessada diversas vezes
Um livro para viajar, mas também para se sentir em casa. "Só palavras" mostra o quanto as palavras sempre serão um universo complexo e podem nos oferecer inúmeras sensações e sentimentos.
Após mergulhar nas páginas deste livro, senti-me acolhida além da sensação de uma torrente de emoções indescritíveis. Cada verso era como uma nota suave de uma melodia; o autor, que também é músico, conseguiu me fazer identificar com diversos versos, e assim pude ler como se estivesse ouvindo uma música tranquila, às vezes mais agitada, mas sempre mantendo-me concentrada.
Este livro mexeu comigo de uma maneira surpreendente. A cada página, parecia capturar uma parte da minha própria jornada, como se o poeta estivesse olhando diretamente para minha alma. Às vezes, era como se estivesse lendo meus próprios pensamentos, enquanto em outros momentos, suas palavras me levavam para lugares que eu nunca havia explorado antes.
Senti um misto de emoções ao longo da leitura: desde alegria e esperança até tristeza. Mas, no final, saí dessa experiência com uma sensação de conexão profunda com a vida e com as emoções.

Foi uma leitura que me fez refletir sobre o mundo ao meu redor e sobre o significado das coisas simples da vida, além de me fazer querer ouvir uma boa música que me ajudasse nesse processo.